Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
Não um Janeiro seco não, nunca me lembro de tal coisa, somente 12 anos dos ultimos 14 anos .... assim como Fevereiro ;)

Portanto um Inverno seco por aqui não é surpresa, mais surpresa seria ser chuvoso !

Seja como for ainda não ponho de parte uma parte final de Inverno mais "normal" !
 
Se estivéssemos na década de 70 até acreditava. Mas assim as probabilidades de ocorrer é quase o mesmo que Portugal acabar o ano com gasóleo a 0,50€.

tumblr_nhltiiP9UJ1skf92go1_1280.gif
 
  • Gosto
Reactions: actioman e Thomar
Parece que o Bordas da Água acertou, mas errou um dia, ele dizia "Chuva" para dia 5 e só se vê chuva para amanhã no Minho e mais nada.

E nem no Minho apareceu .:(

A mudança de padrão continua sucessivamente a ser adiada , começa a passar a melhor época para eventos de neve ( pelo menos a cotas mais baixas ) .

Desconfio que este padrão se vai manter todo o inverno . . .

Vamos ver se a primavera nos safa , senão tem que se começar a pensar nas danças da chuva !
 
O " GFS " andava a colocar a hipótese de um evento frio e com neve para os dias 16 e 17 , mas já começou a cortar na precipitação e nas cotas de neve .

Não sou adivinho , mas já estou a ver o que vai acontecer quando chegar a altura : cotas de neve acima de 2000 m , tempo seco e dias amenos bons para passear . . .
Definitivamente , frio e precipitação não combinam em Portugal . E neve acessível para toda a gente ( e que não seja só para alpinistas ) só quando o rei faz anos .

Somos mesmo um país de brandos costumes , até na meteorologia .

Bah . . .
 
A mim não me desgosta nada este padrão a arrastar-se de Dezembro para Janeiro, a acontecer como é inevitável acontecer de vez em quando, prefiro que seja precisamente nesta altura. Pode ser que Fevereiro traga algumas surpresas.
 
A mim não me desgosta nada este padrão a arrastar-se de Dezembro para Janeiro, a acontecer como é inevitável acontecer de vez em quando, prefiro que seja precisamente nesta altura. Pode ser que Fevereiro traga algumas surpresas.

A "faca de dois legumes" como dizia alguém :D. É que de facto invernos que começam por vezes pujantes, esgotam cartuchos que toda a gente preferiria em Janeiro. Já Invernos tardios costumam trazer geralmente água no bico, com eventos "tardios" inesperados (os nevões típicos do Carnaval por exemplo). Não sei se será o caso, mas pode ser que quando o anticlone romper, rompa a sério! E aí não nos poderemos queixar da habitual falta de frio instalado.
 
Eu também não desgosto deste tempo de AA, mas também confesso que gostava que os episódios de neve fossem mais frequentes e que fosse para todos, não ficando somente pela serra da estrela e outras outras serras com altitude mais elevada...
Mas pronto é o País que temos
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e james
Na minha opinião este tempo anticiclónico tem sido tudo menos aborrecido, falo por mim tenho tido imensa geada, em 9 mínimas do ano 6 foram negativas, tivemos nevoeiros quase gelados em Lisboa, o que deve ser quase tão raro (ou ainda mais) do que neve por estas bandas. :)

Agora queria mesmo era uma siberiana daquelas com iso -8 do Minho ao Algarve durante uma semana, seguida de uma depressão daquelas à moda de 29 de Janeiro de 2006, dando neve para todos... Era lindo!:D
 
Última edição:
De saída para saída o GFS vai cortando frio e precipitação(como de costume), ainda não deve ser desta que a neve vem a cotas baixas:(.
A saída das 18h foi mais um exemplo destes cortes.
 
De run para run a trajectória e cavamento da depressão do fim de semana vai variando. Mas um padrão vai emergindo pela persistência: o anticiclone não volta mais a localizar-se sobre a península ibérica. Atrevo-me a esperar que o Janeiro está salvo de ser um mês seco.:)
De run para run o frio vai é todo para Itália
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Já que estamos em época natalícia e deixando de parte(por momentos) tudo o que vai de mal com o serviço público de meteorologia.
Uma "prenda meteorológica" para mim seria uma semana ou mais de Siberiana para tem a certeza que o frio ficava instalado e depois uma entrada de intensidade média de oeste, isto tudo como é óbvio para voltar a ver neve em Viseu pois já lá vão quase 4 anos desde a última vez que vi nevar com acumulação em Viseu.
:thumbsup:
sim,isso e verdade ja la vai anos em que aldeias ficavam isoladas devido aos grandes nevoes.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.