Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
Nem 7 anos tinha mas lembro-me bem deste dia :D
Neve em Sintra 29/01/2006:
13.jpg
232976_WFnFg.jpeg

Fonte: http://fotos.sapo.pt/mamito/fotos/?uid=zaAvQ8EdrarNWfOZMf6D

• Gosto
Reactions: Ruipedroo e TiagoLC
E eu que já tinha guardado no armário a roupa de verão , convencido de que caminhavamos para o inverno e eis que o verão quer regressar novamente .
Com um bocado de " sorte " , ainda levamos com um inverno como o do ano passado ( no ano passado , setembro e outubro também começaram com muita pujança e depois foi o que se viu ) . . .

No Inverno passado houve um número bastante anormal de mortes devido a frio e gripe em Portugal. Ou querem Invernos em geral chuvosos; ou frios; raramente as duas coisas em termos de médias da estação costumam ser compatíveis. Olhando apenas para estatísticas, é bastante improvável o próximo inverno voltar a ser tão seco como o anterior.
Em relação ao anticiclone, era mais ou menos evidente que ele acabaria por aparecer. E como referi a semana passada, prefiro que estes "excessos" ocorram agora que mais tarde em Dezembro.

E eu que já tinha guardado no armário a roupa de verão , convencido de que caminhavamos para o inverno e eis que o verão quer regressar novamente .

Com um bocado de " sorte " , ainda levamos com um inverno como o do ano passado ( no ano passado , setembro e outubro também começaram com muita pujança e depois foi o que se viu ) . . .
Apesar de ter sido um inverno seco, esteve bastante frio! Houve um dia em que a máxima de Lisboa foi de 5 graus!!! Nunca tinha presenciado isso!!

e eu em 2006 em Coruche lembro me tão bem, sonho de um dia voltar a ver isto na minha zona :rolleyes:

esta foto é de um café na Fajarda no inicio da rua onde moro

0001tdce

um dia... pode ser que...:rolleyes::pray:

Também estava em Coruche (Erra), foi um dia mágico, até me emociono ao recordar. :D

• Gosto
Reactions: david 6 e Thomar
em superficie parece estar centrado em nós... em altitude não, está mais para nordeste algures na frança.
Tempo anticiclonico com noites maiores que os dias significa que o tempo vai arrefecer... o tal AAN.

• Gosto
Reactions: lserpa e vamm
Não sei se é o melhor sitio para perguntar, mas como costuma ser a Serra da Estrela em termos de neve na semana entre o natal e a passagem de ano?

Suponho que queiras saber se nessa altura deste ano irá haver neve ou não, e a resposta correcta só é possível dar 2 a 3 dias antes dessa época, previsões a esta distância são pura futurologia.

Há Natais que são muito dados à presença do Anticiclone dos Açores, portanto não nevaria na Estrela mas talvez houvesse neve residual de eventos anteriores. É provável que isso aconteça, mas é necessário haver alguma precipitação a partir do final de Novembro/inícios de Dezembro para se ter uma certeza maior. E obviamente, para saber se está a nevar no dia de Natal na Serra da Estrela, só poucos dias antes.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Nem é preciso o AA basta uma entrada húmida de sudoeste com temperaturas amenas nos níveis altos e o que cai na serra é chuva que dízima toda a neve que exista. Se não me engano foi o que aconteceu no ano passado, mas não tenho a certeza.

Estado
Fechado para novas mensagens.