Belo registo!Tenho de dar razão ao que diz o jamestorm relativamente ao frio e invernos a fazer justiça ao nome. Já tenho uns aninhos bons o que me permite ter uma memória meteorológica que recua até aos anos 70 do século passado. De facto, de há uns 20 anos a esta parte, muito dificilmente tivémos condições como as que tínhamos, por exemplo, na primeira metade dos anos de 1980. Fui rever alguns registos que mantenho dessa época e tanto no que respeita a precipitação, como temperaturas, não há comparação com o que se passa presentemente.
Havia uma muito maior variabilidade nos estados do tempo. Chovia mais e os dias de chuva estavam bem distribuídos ao longo do mês. Ou seja, não havia um dia com valores absurdos de pluviosidade e, depois, 28 dias sem chover. Também não tenho registo de temperaturas tão elevadas nesta época do ano tal como vemos agora (para não falar na longa sequência de dias seguidos com estas temperaturas máximas). Na época, mesmo os valores mais elevados (na casa dos 18ºC/19ºC) correspondem a dias com chuva e entrada de ar tropical marítimo com o vento a soprar de sul ou sudoeste. É claro que tivemos secas (como a de 1980), mas a frequência entre as mesmas não era tão amiúde. E frio, sim, fazia mesmo muito frio. Sou setubalense, terra que como sabem não é de grande rigor climático, e por esta altura do ano conseguíamos fazer "patinagem" nas poças de água que congelavam durante a noite. Isto porque as frentes frias eram isso mesmo, muito frias, com vários dias com vagas de aguaceiros provenientes de norte e quedas abruptas da temperatura.
@james, Nevões quando ? Aonde? Em que anos ?
Antigamente, caia com mais frequência neve nas terras altas em Marco ou Abril, lembro - me de ser pequeno e ir a Castro Laboreiro ou Montalegre e havia ainda por lá muita neve. Nos últimos anos, vou lá muitas vezes é pouca ou nenhuma neve tem.
A memória meteorológica deve ser das memórias mais traiçoeiras que existe. Da nossa infância e adolescência temos tendência apenas a recordar o que era mais extremado. Um frio ou calor do caraças, uma tempestade de raios brutal, um nevão, etc.
E não me venham com a conversa dos "velhinhos" ou os "antigos" que dizem isto e aquilo, esses são os piores, até porque viveram muito mais que nós, logo passaram por mais experiências.
Em 2006 e 2007 nevou em Lisboa, o que já não acontecia há meio século. Nos últimos anos houve várias ciclogeneses explosivas que já não aconteciam a esse ritmo desde os anos 80 . Falo de temporais que derrubaram centenas de milhares de árvores, deixarem dezenas ou centenas de povoações sem electricidade durante vários dias.
Nos anos 90 quando fui estudar para Lisboa onde fiquei a trabalhar mais 20 anos (e aonde nunca consegui usar o meu guarda-roupa de malhas grossas ou gola alta que para lá tinha levado) lembro-me perfeitamente de haver Invernos aonde ia com amigos para a Caparica jogar à bola em pleno mês de Dezembro ou Janeiro, e no final até mandávamos um atrevido mergulho (coisas da juventude), em dias tal e qual como estes, solarengos pela tarde.
Não quero dizer com isto que duvide de alterações climáticas, não, mas isto que a maioria das pessoas fala são apenas memórias frágeis, muito selectivas.
Onde estão as semanas de trovoadas de Setembro a Dezembro? Onde estão os pingos gelados nas janelas? Onde estão os tanques de água totalmente congelados? Onde estão as Cheias de do inicio do Ano até Abril? Onde estão os vendavais que havia no Outono....podia continuar aqui a lista. O Clima em Portugal tornou-se mais estável...chove menos e está mais quente. Fico-me por aqui.