Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
São Pedro do Sul é grande com distintas geografias, e não é Viseu, andamos em círculos nisto ...
http://www.rtp.pt/noticias/pais/queda-de-neve-retem-30-pessoas-em-sao-pedro-do-sul_n67507

O que eu quis dizer é que na aldeia do meu pai, quando ele era criança era comum nevar. Das últimas vezes que nevou em Viseu cidade, a aldeia dele não viu neve nenhuma. Quando ele era miúdo era comum no inverno os animais ficarem nos currais por causa da neve. A aldeia dele não vê neve seguramente há mais de 10 anos.

O que eu quis dizer é que na aldeia do meu pai, quando ele era criança era comum nevar. Das últimas vezes que nevou em Viseu cidade, a aldeia dele não viu neve nenhuma. Quando ele era miúdo era comum no inverno os animais ficarem nos currais por causa da neve. A aldeia dele não vê neve seguramente há mais de 10 anos.

Na aldeia dos meus pais no distrito de Viseu não vêm neve com acumulação desde 1983. E nessa altura quando apareceu já não viam há uns anos valentes. Uma ou duas décadas pelo menos.

São Pedro do Sul tem uma cota de 253m, eu diria que a essa cota hoje em dia é raro nevar.

Na aldeia dos meus pais no distrito de Viseu não vêm neve com acumulação desde 1983. E nessa altura quando apareceu já não viam há uns anos valentes. Uma ou duas décadas pelo menos.

Precisamente. Já a minha avó paterna, nascida em 1900 e que viveu oitenta e muitos anos, fartou-de ver a neve que os bisnetos dela, se não fosse a Serra da Estrela e a internet, não saberiam o que é...

Precisamente. Já a minha avó paterna, nascida em 1900 e que viveu oitenta e muitos anos, fartou-de ver a neve que os bisnetos dela, se não fosse a Serra da Estrela e a internet, não saberiam o que é...

1900? Invejo-te. A minha avô já há muito falecida era uma espécie de criada-escrava nos anos 20/30 e nunca me contou histórias dessas de neve, só me contou histórias da fome e guerra dos anos 40 e da grande tempestade de 1941, e de como a certa altura a levaram a ver o mar pela 1ª vez na vida.

1900? Invejo-te. A minha avô já há muito falecida era uma espécie de criada-escrava nos anos 20/30 e nunca me contou histórias dessas de neve, só me contou histórias da fome e guerra dos anos 40 e da grande tempestade de 1941, e de como a certa altura a levaram a ver o mar pela 1ª vez na vida.

A minha avó paterna nasceu no dia 1 de Janeiro de 1900. É ou não é uma data espectacular para nascer? O meu pai, nascido em 1935, ainda esteve nas filas para ir buscar pão, durante a Segunda Guerra Mundial. Viu neve bastantes vezes na aldeia dele em miúdo.

• Gosto
Reactions: joralentejano
Hoje em dia e digo eu que sempre, Portugal tem demasiada influencia marítima para ter neve a cotas baixas, acontece em momentos pontuais, tenho 32 primaveras e lembro-me de nevar por cá umas 3 ou 4 vezes. E as pessoas pelo menos as mais idosas tendem a usar o termo neve com bastante liberdade artística. Por cá geada e neve vai tudo corrido com o mesmo nome,

São Pedro do Sul tem uma cota de 253m, eu diria que a essa cota hoje em dia é raro nevar.

Hoje em dia é raro e antigamente também era, desde que Portugal é Portugal tem sido sempre raro nevar a essa cota. ;)

quando vem frio a sério são correntes polares secas que chegam cá com pouca precipitação diferente do centro europeu. Mas mesmo por lá os Invernos não costumam trazer muita precipitação, esta ocorre mais no verão com as famosas trovoadas

E essa influência marítima e o facto de os melhores períodos para nevar coincidirem quando o céu está a limpar que faz com que não neve tanto como isso em Portugal.
Essas duas condições e que nos tramam, pois no inverno, principalmente no Norte, havia condições para nevar mais vezes.
Todos os anos, farto - me de ver chover com 1 ou 2 graus.

Aqui no Minho, a última vez que nevou a cotas muito baixas foi em 2010, em 2009 nevou imenso com acumulação mesmo a cota zero.

Em 1987, caiu um grande nevão, há imagens extraordinárias das praias minhotas totalmente cobertas de neve...

Na Minha zona, Viana e Guimarães ( onde também tenho casa) , já assisti a 5 nevões com acumulação e dois sem acumulação.
Em Janeiro de 2014, caiu água neve, por volta das 8 da manhã, estavam 2 graus, começaram a cair uns farrapos, pensei mesmo que ia nevar.

• Gosto
Reactions: lserpa
Penso que devamos dar o beneficio da dúvida quanto às próximas semanas. Se ate ao natal as temperaturas normais não chegarem e não chover nada, ai sim haverá razão para preocupação. Mas cheira-me a um inverno épico pelas piores razões!

• Gosto
Reactions: joralentejano
Estado
Fechado para novas mensagens.