manelmeteo
Cirrus
Isto não vai de chuva, pró ano marco as férias para Novembro ou Dezembro e apanho um bronze bem melhor, porque o sol nesta altura já não "esturra" como no verão.
Boas
Mas que bela saída do GFS: Uma poderosa frente a varrer o país todo no dia de Natal e no dia 26. Todo o país, sem exceção, a levar com uma valente molha. O GFS vem seguindo nesta tendência há uns dias, reforçando-a com esta saída:
Acumulados até às 240 horas, sendo que a maioria seria causado por esta frente
Ainda às 240 h, portanto ainda longe de algo muito concreto, mas o ECM vai ( e já à várias saídas consecutivas) ensaiando uma entrada fria.
Poderia ser a primeira digna desse nome.
Seria para quando, James? Passo o Natal fora de Viseu, no Litoral, e não há ano que não pense que um dia há-de Viseu estar cheio de neve e eu com o mar à frente...
Em 2009, nevou à beira mar, podias ter sorte.
Por acaso, também é uma espécie de pesadelo que tenho. Em toda a minha vida, nevou 5 ou 6 vezes na minha zona. Eu tenho o pesadelo de, na próxima vez que nevar, não estar em casa e, ainda por cima, estar num sítio que não esteja a nevar.
Mias cedo ou mais tarde, este Anticiclone tem que ceder!
O pessoal por aqui diz que já houve invernos assim, apesar de não me recordar de nenhum...Desculpem a dúvida provavelmente parva... mas esta situação é normal?
De facto assustador...
Na nossa latitude costumam predominar mais as altas pressões. Mas não tanto como se vê na imagem :/ Ou seja, 12000 Km com altas pressões!O pessoal por aqui diz que já houve invernos assim, apesar de não me recordar de nenhum...
Normal não é de certeza e deduzo que sejam efeitos do forte El Niño deste ano, é a única explicação que vejo.
Mias cedo ou mais tarde, este Anticiclone tem que ceder!
Na nossa latitude costumam predominar mais as altas pressões. Mas não tanto como se vê na imagem :/ Ou seja, 12000 Km com altas pressões!
Invernos assim já devem ter existido, sim. Mas devem ser algo historicamente raro!
O Inverno não será seguramente assim os modelos já o indicam isso.
O Inverno não será de todo assim aliás os modelos já o indicam que o padrão irá mudar a curto prazo.
Na América do Norte, algures pelas nossas latitudes, também dominam as altas pressões. Mas lá tal situação, associada às anómalas temperaturas altas que também por lá se fazem sentir, já têm como culpado o El Niño forte que se faz sentir este ano ( pelo menos de acordo com a comunicação social).
Será que este ano o El Niño é forte o suficiente para criar efeitos aínda mais globais?
Desculpem o offtopic... mas tal parece-me inevitável :/
PS: Vejo realmente que a situação tende a mudar... e ainda bem!
Às vezes parece que estou noutro país...
O grande nevão de 1983 não era uma coisa regular, se fosse não ficaria na memória de várias gerações. Centenas de milhares de crianças e adolescentes do norte e centro viram neve pela primeira vez nas suas vidas. Muitos adultos voltaram a ver depois de uma pequena eternidade.
Em muitos sítios já não nevava assim há 15,20, ou mesmo mais de 30 anos, desde os famosos nevões dos anos 40/50.
E já agora, em 80/81 também houve uma seca severa.
http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1983-35/35_02.pdf
E o próprio inverno do nevão de 1983 a chuva era pouca em regiões do sul.
Não duvido que tenha vindo a nevar cada vez menos nos últimos 20 anos, mas a ideia que as pessoas têm do passado também está muito enviesada pelas "boas" memórias meteorológicas que guardamos para a vida.