Seguimento - Outubro de 2007

ola a todos!

em primeiro lugar, parabens ao spirit pela sua estação. já fazia falta uma estação em condições que nos permita uma compreensão melhor da meteorologia da covilhã!

em segundo, queria fazer uma pergunta, alguem me explica pk é que a inversão térmica acontece nalguns sitios e n em outros? já compreendo mais ou menos o fenómeno mas ainda n percebi se depende simplesmente de factores meteorológicos, se geográficos!

agradeço o esclarecimento, cumprimentos!

ola a todos!

em primeiro lugar, parabens ao spirit pela sua estação. já fazia falta uma estação em condições que nos permita uma compreensão melhor da meteorologia da covilhã!

em segundo, queria fazer uma pergunta, alguem me explica pk é que a inversão térmica acontece nalguns sitios e n em outros? já compreendo mais ou menos o fenómeno mas ainda n percebi se depende simplesmente de factores meteorológicos, se geográficos!

agradeço o esclarecimento, cumprimentos!

Aqui está um exemplo típico de como funciona a acumulação de ar frio em situações de forte estabilidade atmosférica. O ar frio, por ser mais denso, escoa para o fundo e acumula-se nas depressões. Resulta assim uma situação de inversão térmica.
Neste exemplo registou-se uma diferença de 27ºC em apenas 150 metros. -1,8ºC no topo e -28,8ºC no fundo do vale.

2001584600609580624_fs.jpg

Aqui está um exemplo típico de como funciona a acumulação de ar frio em situações de forte estabilidade atmosférica. O ar frio, por ser mais denso, escoa para o fundo e acumula-se nas depressões. Resulta assim uma situação de inversão térmica.
Neste exemplo registou-se uma diferença de 27ºC em apenas 150 metros. -1,8ºC no topo e -28,8ºC no fundo do vale.

2001584600609580624_fs.jpg

Impressionante !
27 ºC em 150 metros ! :shocking:

Agora fica bem claro porque é que as temperaturas mínimas aqui são cerca de 2 ºC mais baixas do que no aeroporto e as máximas são iguais às de lá, sendo que, em tempo de Verão, as temperaturas máximas em Moscavide podem ser 2,5 ºC superiores às do aeroporto.
Estou a uns 4,5 km do aeroporto e 80 metros mais abaixo em termos de altitude.
Para quem põe em causa valores de estações relativamente próximas umas das outras, aqui está a resposta para isso.

Bela pesquisa, Dan ! :thumbsup:

Última edição:
Depende de factores meteorológicos e morfológicos. É necessário que as condições morfológicas sejam favoráveis à acumulação de ar mais frio, como o fundo de um vale. É também necessário que as condições meteorológicas sejam favoráveis. Uma situação anticiclónica, com uma grande estabilidade atmosférica é o ideal. Quando as condições meteorológicas são muito favoráveis podemos ter uma situação de inversão térmica a uma escala muito mais vasta. Como acontece, por vezes, com a formação de um “lago” de ar frio na bacia do Douro, com nevoeiro e valores muito mais baixos nas áreas mais baixas e valores bem mais elevados no topo das montanhas.

2001859783964170369_fs.jpg

Impressionante !
27 ºC em 150 metros ! :shocking:

Agora fica bem claro porque é que as temperaturas mínimas aqui são cerca de 2 ºC mais baixas do que no aeroporto e as máximas são iguais às de lá, sendo que, em tempo de Verão, as temperaturas máximas em Moscavide podem ser 2,5 ºC superiores às do aeroporto.
Estou a uns 4,5 km do aeroporto e 80 metros mais abaixo em termos de altitude.
Para quem põe em causa valores de estações relativamente próximas umas das outras, aqui está a resposta para isso.

Bela pesquisa, Dan ! :thumbsup:

Este local é muito especial :D

Por ter estas condições morfológicas tão favoráveis, deve ser um dos locais da Europa que regista valores mais baixos.
Como se pode ver na figura, já registou -52,6ºC.

Belo post Dan!

Bem exemplificada essa situação de inversão térmica :thumbsup:

obrigado pelas explicaçoes! :D

suponho que será essa a justificação para as madrugadas e as manhas serem, quando está bom tempo, mais frias nas partes baixas da cidade da covilhã e mais quentes nas partes mais altas... esse fenómeno verifica-se especialmente junto das ribeiras e locais mais humidos e abrigados... acontece com mt frekencia haver gelo e geada cá em baixo e la em cima a temperatura ser de 4 ou 5 graus positivos. o fenómeno é ainda mais interessante pk aki em baixo, onde vivo, dum lado da rua costuma haver geada e do outro não... parece surreal mas acontece!:surprise:

abraço!

Boas. A mínima em minha casa foi de 5,8ºC. Como estou quase no topo de uma encosta, a minha estação é muito pouco afectada pela inversão térmica ao contrário de outros locais da cidade. A temperatura actual é de 17,7ºC, com máxima momentânea de 17,8ºC, e humidade de apenas 20%.

Boas. A mínima em minha casa foi de 5,8ºC. Como estou quase no topo de uma encosta, a minha estação é muito pouco afectada pela inversão térmica ao contrário de outros locais da cidade. A temperatura actual é de 17,7ºC, com máxima momentânea de 17,8ºC, e humidade de apenas 20%.

Por aqui registei +2,6ºc de mínima...
Agora tenho 19,3ºc e uma humidade relativa no ar de 26%...

Está uma bela tarde mas vou ficar por casa a ver a formula 1!!!:D

Boas, por aqui, céu limpo e nada de novo só uma pequena descida da temperatura tanto da máxima como da mínima, registei as seguintes temperaturas:

Temperatura Máxima: 24.8ºC (-1.5ºC do que ontem)
Temperatura mínima: 15.5ºC (-0.8ºC do que ontem)
Temperatura actual: 19.0ºC

Boa noite a todos! Aqui pela Lagoa, dia de céu muito nublado a encoberto com aguaceiros que por vezes foram moderados. Ao longo da tarde o vento foi rodando de sul para noroeste fazendo descer a temperatura. Assim a temperatura actual é também a temperatura minima do dia.

Valores de Hoje até ao momento:
Tmin - 17,3ºC Tmax - 21ºC

Precipitação entre as 20h de ontem e as 20h de hoje - 5,2 mm.

Valor actual 17,3ºC e 90% de humidade.

Boas! Por aqui a temperatura já está a estabilizar nos 15.2ºC...
Hoje penso que vai haver boas mínimas!