Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

  • Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
gfs-0-72.png


Esta é uma posição da cut-of em que nada nos favorece! Os restantes modelos mais ou menos em sintonia! Vamos a ver o que irá mudar nas proximas runs! E não devem ficar admirados se mudar radicalmente! É normal neste tipo de sistema! Abraços!
 
Para já estão todos a meter a cutoff entre o sul de Portugal e o estreito. O ECM tinha posto a cutoff no estreito mas muito fraquinha na run das 00z agora volta a intensificá-la

ECM Antes e depois

ecm.gif


Como já foi referido a posição dela ali não é favorável, a ideal é sempre a W/SW de Portugal, embora seja sempre possível que estando no estreito entre alguma instabilidade pelo interior sul e interior centro vinda de Espanha.

Precipitação do ECM 10/11 Agosto

preh.gif


De qualquer forma mesmo localizada ali no estreito, ela terá um papel importante para o calor em Portugal nos dias que se seguem à cutoff e tudo indica que teremos dias bastantes quentes a partir de 3ªf
 
Há razoáveis condições hoje para haver trovoadas no interior norte e centro. O CAPE é bastante modesto mas o CIN está bom para elas romperem com relativa facilidade. Também existe humidade disponível. Convergência não está grande coisa, está melhor do lado de lá da fronteira. O fluxo ao final da tarde nos níveis baixos é de norte e nos médios de noroeste. A ocorrerem à partida não serão severas dado os valores baixos de CAPE. Em Espanha, para variar, está explosivo.

CAPE/LI
gfspicape018.png


Humidade
182.gif
 
bem, desta vez parece que vem muito calor.....
agora que estou a trabalhar não calha nada bem....
será que vai ser parecido a vaga de calor de 2003???

falam para aí em cut off e nao sei quê!!!

Vem calor, mas aguardemos para ver quanto. Por acaso a última saída do GFS já tirou algum, vai acompanhando os mapas dos modelos.
Não parece que seja nada como 2003 que foi um cenário excepcional em que contribuiu a sinóptica do momento bem como tudo o que vinha de trás.

Em relação à cut off-low, é uma depressão isolada em altura. Em 2003 por acaso também havia uma que contribuiu para a severidade do evento, mas estava localizada a Oeste de Portugal e que dessa forma cortava qualquer fluxo de norte em Portugal ajudando também a que entrasse muito mais calor vindo de África. Configuração diferente desta que de qualquer forma ainda está um pouco indefinida mas parece nos modelos não conseguir ir mais para Oeste, deve ficar-se algures entre o sul de Portugal e o estreito de Gibraltar.
 
Boa tarde, neste momento estou no Porto, visto que esta previsto algum calor para a próxima semana incluindo o litoral norte, como estará a água do mar? Não sei se esta questão seria colocada aqui! É que estou com idéias de ir até a praia, mas se continuar a 16C não é muito confortável... Agradeço desde já.
 
O accuweather já prevê temperaturas a chegar aos 32º no Porto, 35º em Braga, 35º em Lisboa, 39º em Beja, com os dias mais quente entre 11 e 17 de Agosto.

Claro que basta a depressão térmica alterar-se um pouco, e as máximas podem ser 2-3º acima ou abaixo. Mas vão ser certamente dias quentes. Mas nada anormal.
 
E a partir de agora de olho no satélite e no radar. O Aladin mete precipitação para esta tarde no interior sul, ao contrário do ECM e do GFS. A partir de amanhã as temperaturas começam a subir, podendo existir uma onda de calor a partir de Terça ou Quarta. Parece que existem condições para que seja uma situação duradoura, pode ser superior a uma semana, resta saber se as máximas serão altas o suficiente para estarem 5 graus acima da normal. Os modelos são mais ou menos unânimes a colocar temperaturas entre os 35 e os 40 graus no interior. No litoral há algumas dúvidas se a circulação de leste é suficiente para impedir a nortada vespertina.
 
O Aladin mete precipitação para esta tarde no interior sul, ao contrário do ECM e do GFS.

Pois é, bem visto, não tinha reparado no Aladin. O GFS não tem nada, o ECM tem umas pintinhas de precipitação no sul e o HIRLAM no interior norte.

aladin.gif



O GFS mete o CAPE mais concentrado no sul

gfspicape009.png


Mas tem humidade aos 700hpa por todo o interior:

122veb.gif


Penso que as hipóteses são validas para todo o interior mas com o Alentejo em vantagem, mas tal como ontem, parece coisa fraca, e a convergência está novamente melhor do lado espanhol. Uma coisa interessante que notei é que o GFS modelava aquelas nuvens que estão bastante a Oeste de Portugal como estando quase encostadas a esta hora, o que pode indiciar maior radiação durante a tarde do que está a modelar.
 
Pois é, bem visto, não tinha reparado no Aladin. O GFS não tem nada, o ECM tem umas pintinhas de precipitação no sul e o HIRLAM no interior norte.

Penso que as hipóteses são validas para todo o interior mas com o Alentejo em vantagem, mas tal como ontem, parece coisa fraca, e a convergência está novamente melhor do lado espanhol. Uma coisa interessante que notei é que o GFS modelava aquelas nuvens que estão bastante a Oeste de Portugal como estando quase encostadas a esta hora, o que pode indiciar maior radiação durante a tarde do que está a modelar.

A esta hora já começa a haver acção em Espanha. Para além disso, o Estofex inclui o todo o Interior (Norte, Centro e Sul) como alvo provável de trovoadas para hoje:

estofex.jpg

Storm Forecast
Valid: Sun 09 Aug 2009 06:00 to Mon 10 Aug 2009 06:00 UTC
Issued: Sat 08 Aug 2009 22:14
Forecaster: SCHLENCZEK


...E Spain...

In the vicinity of the upper jet streak, very warm and moist air is advected northward and steepening mid level lapse rates as well as LL moisture advection will result in about 1500 J/kg MLCAPE. Deep layer shear is forecast to strengthen during the afternoon and should be in order of 25 m/s in most portions of the level 1 area. In the southern part of this area, the airmass should be strongly capped but the approaching shortwave trough may provide enough lift for initiation. Most of the isolated storms that develop should be well-organized multicells and a few supercells that may produce large or even very large hail. In the northern part of the level 1 area, the cap is much weaker and convection can become more widespread - discrete multicells may merge into one or two MCSes with isolated large hail and severe gusts as main threat. Where storms persist for some hours, torrential rainfall may lead to flash floods. Although very large hail is possible in the southern part of the level 1 area, storm coverage is probably too low to issue a level 2.

Fonte: www.estofex.org

Outro mapa que também achei importante devido a esta situação:

gfsthe700eur15.png

Fonte: Lightning Wizard (www.lightningwizard.com)
 
Na Madeira prevejo, lol, que os próximos dias vão ser prao torrido, ficaremos sem neblusidade já apartir das 12H do dia de hoje :angry: