Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início

De regresso às lides laborais,
em tempo de retoma dos dias normais,
mais uma espreitadela nos modelos até onde a vista alcança:
E em manhã com algum vento leste ( que saudades!) a iniciar
uma semana em que algum calor será o protagonista,
a questão agora que se coloca será "até quando?"

O Nogaps e o ECMWF apontam para que no fim de semana haja
já forte ameaça à circulação de leste :

O GFS pelo seu lado não vê ainda por essa altura nenhuma ameaça
a este Verão implantado:

Seja como for, o Verão aí está agora mais democrático, abrangente
e consistente. As próprias ameaças convectivas são agora ténues ou
praticamente inexistentes.
Até onde a vista alcança , será Verão em Portugal (continental)...

Em relação à cutoff muito falada nos últimos dias por aqui, ela vai isolar-se apenas esta noite sobre o sul de Espanha, numa posição desfavorável para nós.

A sua vida também será curta com deslocamento posterior para leste. Como estamos do lado oeste do jet e remanescente cavado que lhe deu origem, mais associado a descidas e estabilidade do ar do que ascenção e instabilidade do lado leste, hoje é muito improvável a ocorrência de trovoadas. Se a cutoff ficasse mais algum tempo por ali com o cavado completamente dissipado, poderia entrar instabilidade por leste, mas não é isso que está modelado. Os índices de instabilidade são praticamente nulos.

GFS

gfs.gif

ECMWF

ecm.gif

estofex.jpg
www.estofex.org

Outro mapa que também achei importante devido a esta situação:
gfsthe700eur15.png
Lightning Wizard (www.lightningwizard.com)

Gostaria de me referir a estes 2 mapas.
O 1º mapa é resultado de um modelo experimental. O que quero referir é que me parece que por vezes se dá demasiada importância a estes. Não sendo de descartar a sua utilidade, parece-me que muitas das vezes a abrangência das "previsões", tanto da probabilidade de formação de trovoadas como da existência de tempo "severo" discriminado em 3 níveis, é demasiado abrangente para nos dar uma fidelidade necessária para termos em conta.
Se repararem no mapa do ESTOFEX a previsão de formação de trovoadas abrange quase 1\4 de toda a Europa. Parece que teremos formação de trovoadas generalizadas...;) Relativamente ao "tempo severo", por vezes passa-se o mesmo; se bem que neste caso é mais conciso, há ocasiões em que a abrangência é tal que perde o sentido que penso que se pretende com estas "previsões"...é o que eu penso!

Quanto ao 2º mapa do "Lightning Wizard", o mesmo apresenta-se confuso, mesmo para muitos entusiastas da meteorologia - se ele indica a probabilidade de formação de trovoadas parece que, olhando para ele, quase a totalidade do território a contactar com o mar mediterrâneo está explosivo:huh:. Nele se vê que a situação por exemplo da península itálica é praticamente idêntica à da vizinha Grécia - mas segundo o ESTOFEX apenas a Itália tem potencial para formação de trovoadas. Ficamos em quê então?

A meu ver a utilização de variados mapas é importante para nós que debatemos temas sobre previsões do clima, mas também é importante que os mapas nos digam algo em concreto - nestes 2 casos os mapas apenas nos dão uma visão muito parcial do clima que nos espera nos próximos dias. É que está em jogo a fiabilidade do que pretendemos na meteorologia, e a discussão passa muito em concreto pelo que se passa em Portugal (continental e insular) - recorremos demasiadas vezes em mapas demasiado abrangentes para um território tão "pequeno" como o nosso, pese a grande extensão marítima que temos.

Não se trata de uma crítica (negativa) mas de focalizar a nossa atenção no clima de Portugal que é, em última análise, o nosso objectivo.
Bom dia

A meu ver a utilização de variados mapas é importante para nós que debatemos temas sobre previsões do clima, mas também é importante que os mapas nos digam algo em concreto - nestes 2 casos os mapas apenas nos dão uma visão muito parcial do clima que nos espera nos próximos dias. É que está em jogo a fiabilidade do que pretendemos na meteorologia, e a discussão passa muito em concreto pelo que se passa em Portugal (continental e insular) - recorremos demasiadas vezes em mapas demasiado abrangentes para um território tão "pequeno" como o nosso, pese a grande extensão marítima que temos.

Não se trata de uma crítica (negativa) mas de focalizar a nossa atenção no clima de Portugal que é, em última análise, o nosso objectivo.
Bom dia

Desculpa lá corrigir-te mas não se trata do clima :)

O clima é algo que se determina a longo prazo, quando falamos de dias estamos a falar simplesmente do estado do tempo. Pode parecer picuinhas mas são definições importantes ;)

Quanto àquilo que dizes é de facto pertinente. Nunca nos esqueçamos que ao falarmos do ESTOFEX estamos a falar de um site de previsão feito por pessoas, mediante a sua interpretação de dados. Logo está sempre sujeito a interpretação pessoal. Não deixa de ser um grande trabalho de uma equipa que me merece alguma confiança, mas um trabalho compreensivelmente falível.

Em relação ao Wizard falamos de dados directos. Embora tenha alguma dificuldade na interpretação do mapa exposto, penso que é sempre de ter cuidado com a interpretação "simples" baseada em cores... Problemas das escalas. Neste caso aprece-me ser um indicador relativo entre convergência e divergência, mas certamente que alguém poderá explicar melhor que eu ;)
Ora sendo um dado apenas, e apresentando este tipo de comparação, é necessário alguma cautela na sua leitura.

Gostaria de me referir a estes 2 mapas.
O 1º mapa é resultado de um modelo experimental. O que quero referir é que me parece que por vezes se dá demasiada importância a estes. Não sendo de descartar a sua utilidade, parece-me que muitas das vezes a abrangência das "previsões", tanto da probabilidade de formação de trovoadas como da existência de tempo "severo" discriminado em 3 níveis, é demasiado abrangente para nos dar uma fidelidade necessária para termos em conta.
Se repararem no mapa do ESTOFEX a previsão de formação de trovoadas abrange quase 1\4 de toda a Europa. Parece que teremos formação de trovoadas generalizadas...;) Relativamente ao "tempo severo", por vezes passa-se o mesmo; se bem que neste caso é mais conciso, há ocasiões em que a abrangência é tal que perde o sentido que penso que se pretende com estas "previsões"...é o que eu penso!

Quanto ao 2º mapa do "Lightning Wizard", o mesmo apresenta-se confuso, mesmo para muitos entusiastas da meteorologia - se ele indica a probabilidade de formação de trovoadas parece que, olhando para ele, quase a totalidade do território a contactar com o mar mediterrâneo está explosivo:huh:. Nele se vê que a situação por exemplo da península itálica é praticamente idêntica à da vizinha Grécia - mas segundo o ESTOFEX apenas a Itália tem potencial para formação de trovoadas. Ficamos em quê então?

Bom dia

o segundo mapa nao fala em trovoadas;) apenas localiza os locais onde há divergencia ou convergencia de ventos, é verdade que a convergencia de ventos está ligada á formação de nuvens devido á ascensao de massas de ar que colidem mas a convergencia só por si nao leva á formação de trovoadas ou chuva:thumbsup:
por exemplo, nestes dias de vento de leste no interior, por vezes ocorre a rotação do vento para N ou NW no litoral e há de haver um local onde esses ventos "opostos" colidem mas nem sempre nesses locais há formação de nuvens ou chuva embora em situações de instabilidade pré existente essa convergencia em niveis baixos potencie e/ou intensifique as trovoadas:thumbsup:

Aristocrata, o Estofex, projecto de meteorologistas profissionais mas voluntarista não remunerado, presta um serviço importantíssimo na Europa. No nosso continente não existe a tradição de previsão de meteorologia extrema ou convectiva como existe nos EUA. Durante décadas houve sempre a noção de que na Europa não acontecem fenómenos extremos, ou se acontecem, são raros e não valia a pena alocar muitos recursos aos mesmos. Outra razão prende-se com a dificuldade de previsão exacta da ocorrência dos mesmos e da eventual incapacidade das populações entenderem e lidarem com previsões com elevado grau de incerteza. Nos EUA, nalgumas regiões, como são frequentes e sobretudo mais devastadores, existe outra cultura das populações na relação previsão/incerteza.

Mas nós sabemos aqui no fórum que ocorrem fenómenos extremos por toda a Europa. E o Estofex preenche essa lacuna porque na Europa a maioria dos serviços meteorológicos nacionais limita-se a fazer previsão nesta área com o simples e vago: estão previstas trovoadas, podem ser intensas, etc, mas há todo um mundo dentro disso, formação de granizo extremo, microburst's, tornados, etc. Aos poucos tem mudado.

Em relação à 2ª parte, o mapa do Lightining mostra a convergência aos 700hPa, eu não percebi a inclusão do mapa aqui sem a devida explicação do seu significado. Em mapas do género muito específicos e incompreensíveis para a maioria convém explicar o seu significado. Eu próprio por exemplo não sei interpretar muito bem essa mapa no contexto de ontem, uso muito um ou outro mapa da mesma origem (mas a maioria não os compreendo), uso bastante um para a convergência dos níveis baixos (mapa nº14) e não esse dos 700hPa (nº13). O dos níveis baixos é bastante útil para saber onde podem começar por disparar as trovoadas.

Obrigado pelas respostas.:thumbsup:

Penso que as palavras que colocaram aqui faz-me entender mais um pouco sobre o tema da meteorologia.

Em relação ao mapas o que eu quero dizer é que por vezes se dá demasiada importância a estes, sendo que muitas vezes eles apontam de facto probabilidades mas de pouca especificidade para uma leitura objectiva - afinal é isso que tentamos fazer aqui neste canto do "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos". Mas que podem ajudar não tenho a mínima dúvida - Agora juntamente com cada mapa deveria seguir uma explicação, de forma a que todos os entendam.
O ESTOFEX é um dos projectos interessantes da comunidade de meteorologistas profissionais europeus e como tal deverá ser acarinhado, o que não quer dizer que possa ser entendido como uma verdade absoluta em si mesmo. Como dizia antes, é frequente observar "alertas" demasiados amplos para os considerar como "válidos" - e a meu ver esse é um problema real das previsões feitas de fenómenos extremos. Como está em desenvolvimento acredito que aos poucos passará a ser mais exacto:thumbsup:

Boa tarde

É que nem vale a pena dizer nada, a imagem diz tudo :lmao: está-me a querer parecer que nas próximas saíadas vai aumentar a descida.

eu diria calor de 6 dias com cheirinho a convecção:thumbsup:

Podes ter a certeza que no mínimo são 5 dias de calor!Começando hoje, até Sexta-feira!

Valha-me os Deuses, então não é que o GFS voltou a puxar a linha mais para baixo, AHHHH malandro se o apanho :lmao::lmao:

O próprio IM parece estar com grandes dificuldades em defenir as temperaturas.
Em relação ás temperaturas para hoje para a EMA de Coimbra, o IM tinha colocado ontem 33º de max e 18º (tinha 28º por lapso) de mín, depois ao fim da tarde alterou para 35º de max e 15º min e hoje já refere 36º max e 17º de min.