Gostaria de me referir a estes 2 mapas.
O 1º mapa é resultado de um modelo experimental. O que quero referir é que me parece que por vezes se dá demasiada importância a estes. Não sendo de descartar a sua utilidade, parece-me que muitas das vezes a abrangência das "previsões", tanto da probabilidade de formação de trovoadas como da existência de tempo "severo" discriminado em 3 níveis, é demasiado abrangente para nos dar uma fidelidade necessária para termos em conta.
Se repararem no mapa do ESTOFEX a previsão de formação de trovoadas abrange quase 1\4 de toda a Europa. Parece que teremos formação de trovoadas generalizadas...
Relativamente ao "tempo severo", por vezes passa-se o mesmo; se bem que neste caso é mais conciso, há ocasiões em que a abrangência é tal que perde o sentido que penso que se pretende com estas "previsões"...é o que eu penso!
Quanto ao 2º mapa do "Lightning Wizard", o mesmo apresenta-se confuso, mesmo para muitos entusiastas da meteorologia - se ele indica a probabilidade de formação de trovoadas parece que, olhando para ele, quase a totalidade do território a contactar com o mar mediterrâneo está explosivo
. Nele se vê que a situação por exemplo da península itálica é praticamente idêntica à da vizinha Grécia - mas segundo o ESTOFEX apenas a Itália tem potencial para formação de trovoadas. Ficamos em quê então?
A meu ver a utilização de variados mapas é importante para nós que debatemos temas sobre previsões do clima, mas também é importante que os mapas nos digam algo em concreto - nestes 2 casos os mapas apenas nos dão uma visão muito parcial do clima que nos espera nos próximos dias. É que está em jogo a fiabilidade do que pretendemos na meteorologia, e a discussão passa muito em concreto pelo que se passa em Portugal (continental e insular) - recorremos demasiadas vezes em mapas demasiado abrangentes para um território tão "pequeno" como o nosso, pese a grande extensão marítima que temos.
Não se trata de uma crítica (negativa) mas de focalizar a nossa atenção no clima de Portugal que é, em última análise, o nosso objectivo.
Bom dia