Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
boa noite eu gostava de saber e se vamos ou nao ter boas trovoadas

Nem boas , nem más. Não vamos ter.Ponto.
O Verão seco está instalado.
Algumas ameaças de uma pequena interrupção
desta circulação continental que coincidirá com o fim de semana
(hoje é o GFS ,ao contrário de ontem que anuncia com mais veemência tal cenário), para depois tudo voltar a estar como está.
E voltará? Pois é . A esta distância qualquer verdade absoluta resvala na couraça da imponderabilidade...

6 dias consecutivos com temperaturas máximas superiores em pelo menos 5 graus à normal climatológica.

Se essa é a definição para "Vaga de calor", então tenho as minhas dúvidas em relação a esta semana, se se poderá considerar ou não uma vaga de calor.

As temperaturas vão de facto estar altas, mas penso que não tão acima das normais climatológicas. E mesmo assim, os 6 dias consecutivos que são necessários para podermos atribuir esse nome ao fenómeno não estão presentes nos modelos, já que as temperaturas devem de descer um pouco já na sexta-feira. :)

Nem boas , nem más. Não vamos te

Nesta última saída das 6z pode dar trovoadas nalgumas zona para Quinta e talvez sexta mas menos provável. Não vi as saídas anteriores. Quer o ECM quer no GFS até metem nuvens e pequenas manchas de precipitação. Mas vou esperar mais uma saída ou duas para ver se é consistente.

Nesta última saída das 6z pode dar trovoadas nalgumas zona para Quinta e talvez sexta mas menos provável. Não vi as saídas anteriores. Quer o ECM quer no GFS até metem nuvens e pequenas manchas de precipitação. Mas vou esperar mais uma saída ou duas para ver se é consistente.

O IM está a prever trovoadas para Quarta, Quinta e Sexta principalmente para o Interior Norte e Centro.

Previsão para 4ª Feira, 12 de Agosto de 2009

Tempo quente com céu limpo, aumentando temporariamente de
nebulosidade durante a tarde, em especial nas regiões do interior
onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.
Vento fraco (inferior a 15 km/h) predominando do quadrante leste,
soprando moderado (15 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste
durante a tarde.
© IM

Previsão para 5ª Feira, 13 de Agosto de 2009

nebulosidade durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência
de aguaceiros e trovoada.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 25 km/h) de
noroeste durante a tarde na faixa costeira ocidental.
© IM

Vamos esperar pelas próximas saídas.

A previsão do IM para quinta - feira dá a entender que as trovoadas e aguaceiros podem ocorrer em qualquer ponto do Pais, pois não discrimina as regiões mais prováveis...

Previsão para 5ª Feira, 13 de Agosto de 2009

nebulosidade durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência
de aguaceiros e trovoada.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 25 km/h) de
noroeste durante a tarde na faixa costeira ocidental.

Meteorologistas: Maria João Frada/ Cristina Simões

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

Provavelmente vão actualizar a previsão nas próximas horas, colocando a probabilidade maior para as regiões interiores como é hábito...:unsure:

A previsão do IM para quinta - feira dá a entender que as trovoadas e aguaceiros podem ocorrer em qualquer ponto do pais

Provavelmente vão actualizar a previsão nas próximas horas, colocando a probabilidade maior para as regiões interiores como é hábito...:unsure:

olha que nao sei...o CAPE e LI estarao razoaveis durante TODO O DIA e em todo o pais.....o ponto de orvalho tambem nao vai estar muito baixo...há alguma convergencia nos niveis baixos... um pequeno nucleo ciclonico nos 500hpa associado a uma ligeira descida da temp nesse nivel...talvez tenhamos sorte:rolleyes:

pode ser que tenhamos alguma sorte nos proximos dias:thumbsup::trovao:

Já nem me recordo da ultima vez que houve trovoada em Agosto por estes lados...salvo erro foi em 2003 :huh:

Pois é, o calor afinal parece que vai durar bem mais do que o que foi previsto.
Acho piada é quando dizem que já chegou o verão.
Desde Maio, que tem feito imenso calor várias vezes ( e não estou a falar de algum recanto do interior do país, mas da «fresquinha» Lisboa), só Julho esteve um pouco abaixo do normal.
Ao que parece para muitos só é verão quando estão 40ºc ou quase e mal se pode respirar.

Pois é, o calor afinal parece que vai durar bem mais do que o que foi previsto.
Acho piada é quando dizem que já chegou o verão.
Desde Maio, que tem feito imenso calor várias vezes ( e não estou a falar de algum recanto do interior do país, mas da «fresquinha» Lisboa), só Julho esteve um pouco abaixo do normal.
Ao que parece para muitos só é verão quando estão 40ºc ou quase e mal se pode respirar.

Nem mais, agora disseste tudo!!!!

E até digo mais, isto vai ser quase igual a vaga de calor de 2003.....

Protecção civil tem que estar alerta