Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
A estação meteorológica do IM, designada como Portel (Oriola) fica perto de Oriola, a mais de 10 km de Portel. Já agora, como se podem consultar os extremos anuais em cada estação no site do IM. É preciso registo?

Que eu saiba para ver os extrmos anuais para cada estação é preciso pagar. No relatório de Julho do ano passado o IM diz que apenas 5 estações atingiram máximas acimas dos 40ºC, entre as quais Portel com 40,5ºC no dia 18.

No litoral o calor deverá cessar Sexta ou Sábado. Para o interior manter-se-ão temperaturas ligeiramente acima da média, nada de especial, pelo menos por mais uma semana. Mas nada como 2003, nem deverá chegar aos 40 graus, a não ser no Alentejo profundo, e mesmo assim nem aí é certo que tal aconteça.

Boas,
Não é preciso estar em Alentejo profundo para se atingir 40 graus, ontem nem a 1 km do mar estou registei uma temperatura superior a 40ºC onde a máxima foi de 40,5ºC

Mas se estamos a falar de vales encaixados, sítios muito pontuais nem é preciso falar do Alentejo, há por todo o país. Ainda ontem o Miguel referiu que perto de Setúbal haviam medido cerca de 40 graus, enquanto que na cidade andava-se pelos 36. Mas medidos pelo IM ou por qualquer um de nós, que é o que se pode comparar para aferir da severidade da situação, deverá ser complicado chegar aos 40 graus em locais abertos, e muito importante, a 2m do solo. A Amareleja, que detém o record deste ano com cerca de 41 graus, ontem ficou-se pelos 38.

Não há muitas regiões em Portugal a chegar ou ultrapassar os valores registados no Vale do Guadiana. Assim por alto, só me lembro de 2.

O Sotavento vai levar com ela toda!:D

Bem, por pouco não tivémos nestas 2 últimas tardes uma situação muito semelhante a esta...:angry:
As condições eram em tudo semelhantes, exceptuando a localização da cutoff ligeiramente mais a leste da situação actual. Enfim, elas hão-de vir, em setembro é quase certinho uma cutoff por cá :D
Quanto ao calor, vai-se manter, circulação de leste generalizada na peninsula, contudo pouco pronunciada aqui na costa algarvia, o que é bom, resulta nos melhores dias de praia q se podem pedir. Uma interrupção só lá para 2a feira, mas de curta duração. Deste mês de Agosto ninguem se vai poder queixar :thumbsup:

Bem, por pouco não tivémos nestas 2 últimas tardes uma situação muito semelhante a esta...:angry:
As condições eram em tudo semelhantes, exceptuando a localização da cutoff ligeiramente mais a leste da situação actual. Enfim, elas hão-de vir, em setembro é quase certinho uma cutoff por cá :D
Quanto ao calor, vai-se manter, circulação de leste generalizada na peninsula, contudo pouco pronunciada aqui na costa algarvia, o que é bom, resulta nos melhores dias de praia q se podem pedir. Uma interrupção só lá para 2a feira, mas de curta duração. Deste mês de Agosto ninguem se vai poder queixar :thumbsup:

Um dia inesquecivel:p:sad:

Mas olhando os mapas de CAPE, parece haver boas possibilidades para aparecer qualquer coisinha aqui para o Sul no fim de semana mais propriamente Domingo dia 16:rolleyes:

Há registos de Mirandela na página do IM.
Acho que é quente, mas há locais bem mais quentes no Vale do Douro.

Tenho reparado que Mirandela é um dos sítios mais quentes do Norte, mesmo no Inverno. Mas sim, suponho que o vale do Coa, por exemplo, ou o vale do Agueda, perto de Barca de Alva, sejam mais quentes.

o ensemble mostra alguma consistencia até ia 19, mantendo-se uma situaçao sinoptica parecida com a actual e compativel com a manutençao de valores da temperatura elevados em todo o pais.
a partir dessa data é muito dificil determinar uma tendencia pois uns modelos apontam para o seguimento da actual situação de bloqueio enquanto outros apontam para a formação de um cavamento a W ou NW da peninula com um nucleo bastante frio ( -20º nos 500hpa), este cavamento poderá resultar numa cut-off.

O que eu sei é apenas isto: Agosto 1 - 0 Julho :lmao: Quem tirou férias em Julho apenas, viu-o passar (calor) ao lado...

Ou melhor, Verão-2(Junho e Agosto) amantes do Vendaval-1(Julho) :p
E parece que o calor que era apenas esta semana,continuará no fim-de-semana!Talvez com um pouco mais de vento apenas!
Na próxima semana as temperaturas em princípio irão baixar para os valores normais ou perto delas( no litoral ).

Tenho reparado que Mirandela é um dos sítios mais quentes do Norte, mesmo no Inverno. Mas sim, suponho que o vale do Coa, por exemplo, ou o vale do Agueda, perto de Barca de Alva, sejam mais quentes.

Mirandela é a cidade mais quente do Norte no verão, mas no inverno longe disso. Eu diria que é das mais frias até.