Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Mirandela é a cidade mais quente do Norte no verão, mas no inverno longe disso. Eu diria que é das mais frias até.

Claro...Basta ver os períodos de sincelo por vezes bem localizados e longos
a que a cidade é submetida e tudo à volta é sol , no inverno.
Mas voltando ao tópico, hoje foi dia nosso.
Houve animação em locais díspares desde que fossem no interior
e particularidades assinaláveis no litoral oeste .
Hoje não foi um dia normal.Até a alguns credíveis modelos surpreendeu.
Aconteceu.
...e é nesta vertente da surpresa ,
é em dias assim ,
que todos nós rejuvenescemos um pouco.
Haja surpresas sempre...
Surpresas parece não haver para os próximos 4/5 dias (pelo menos).
Verão assumido. consistente e ao que tudo indica já sem mais convecção...
Será?

Trovoada
Modelos como o ECM (hoje menos) e Aladin continuam com manchas de precipitação para a tarde. O GFS está como ontem, modela nuvens sem precipitação nem CAPE, apesar de ter boa humidade aos 700hpa, situação estranha neste modelo ontem, veremos se a história se repete, talvez sim, possivelmente menos intenso, logo se vê. Nunca há certezas nesta matéria mas a probabilidade parece bastante boa.

GFS

gfs.gif

ECM

ecm.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp

Aladin

aladin.gif

Calor
O GFS indica temperaturas bastante altas no Alentejo esta tarde

gfst2.gif

O Aladin parece mais calmo:

44296150.gif

os modelos andam constantemente a tirar as descidas de temperatura e a formação de ondulações no jet fortalecendo a presente situação de bloqueio:w00t:
parece que vamos ter calor até dia 20 embora menos intenso no litoral onde pode ocorrer nortada fraca a moderada mas mesmo assim temperaturas bem agradaveis:D

os modelos andam constantemente a tirar as descidas de temperatura e a formação de ondulações no jet fortalecendo a presente situação de bloqueio:w00t:
parece que vamos ter calor até dia 20 embora menos intenso no litoral onde pode ocorrer nortada fraca a moderada mas mesmo assim temperaturas bem agradaveis:D

Eu aqui não tive temperaturas agradáveis nos 2 últimos dias...

Na Quarta-Feira estive a trabalhar ao pé da Celbi na Leirosa, e apesar de não haver nevoeiro a temperatura não passou dos 25º, apesar de em Coimbra se terem registado uns 35. Porquê ? Até nem estava muito vento.

Joao

Trovoada
Modelos como o ECM (hoje menos) e Aladin continuam com manchas de precipitação para a tarde. O GFS está como ontem, modela nuvens sem precipitação nem CAPE, apesar de ter boa humidade aos 700hpa, situação estranha neste modelo ontem, veremos se a história se repete, talvez sim, possivelmente menos intenso, logo se vê. Nunca há certezas nesta matéria mas a probabilidade parece bastante boa.

Sobre os modelos: o site alemão Wetter3.de publica previsões de algo (tanto quanto me dá a entender pelos meus limitados conhecimentos de alemão:huh:) me parece ser o perfil da actividade convectiva para a Europa, em corte vertical, ao longo de uma determinada latitude ou longitude. Ao escolher no mapa a latitude de 40ºN corresponde a um corte entre o centro de Portugal e a região de Istambul. Neste mapa, a parte que nos interessa está entre as longitudes de grau 10ºW e 5ºW. Como se pode ver, e se não estou em erro, está hoje a haver uma elevada actividade convectiva, que deverá aumentar ainda um pouco no dia de amanhã.

206l1631b4040.gif
[/URL][/IMG]

By cmatias1967

Para amanhã, segundo o ALADIN as temperaturas deverão baixar no norte e centro, mas mantêm-se elevadas no Sul, especialmente no Alentejo. Quanto a precipitação, parece que vamos continuar a ter actividade convectiva, mas agora aparentemente mais concentrada no Interior Sul.

aladintemp1508.png
[/URL][/IMG]

By cmatias1967