Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Pronto, a partir das 18h e em Leiria. Pelo que disseste parecia que iam tirar agora em todo o lado. Se é assim concordo.

Errado a partir das 18h entram em fase de monitorização e o alerta pode passar para amarelo, as 21h o laranja será desactivado pelo menos é o que se lê na pagina principal da ANPC diz assim:

Situação meteorológica adversa - vento, precipitação e agitação marítima

De 27Fev às 00h00 até 27Fev às 21h00

http://www.proteccaocivil.pt/Pages/default.aspx

O centro da depressão deve ser mais ou menos isto

(até às 14:30)
sat.gif

Em Melgaço estão 975hPa, pelo que ela deve ter uns 970

Pessoal, o q se passou com o meteograma das 6h Coimbra? Ñ sei meter aqui imagens mas peço-vos q corram esse meteograma e vejam q alguns parametros convergem no sentido descendente na mesma hora :huh:

Se repararem no satélite parece que o ar polar está a ganhar ao ar tropical, o que é o esperado nesta altura do ano. A tempestade nao foi assim tão intensa e agora a entrada polar marítima irá fazer descer as temperaturas a pique e talvez dentro de uns dias a festa da neve às cotas médias-baixas.

Já outra entrada polar continental na Europa, também vai fazer descer as temperaturas muito por estas bandas da Europa central e trazer de novo a neve.

Sinais que o Inverno ainda está para durar....

Sei que não é o sitio ideal mas como é o tópico mais visto fica o aviso:

Há relatos de falta de energia de Braga a Aveiro, Aqui estou há mais de 1a hora sem nada. E para complicar e provar que o país (ou pessoas) não estão preparadas para isto, as próprias comunicações moveis começam a ficar sobrecarregadas, sentindo-se por aqui alguma dificuldade em fazer sair mensagens. E isto "só" com o vento forte, assim como já há vitimas a registar.

Para quem ainda não apanhou com o vento em cheio, que se previna, não é altura para facilitar :thumbsup:

O Windguru já mostra uma baixa de temperatura para a semana ... ( algo abrupta para a zona da Ericeira, face ao que tem estado )
Muito possívelmente devido a esse ar polar.

Se repararem no satélite parece que o ar polar está a ganhar ao ar tropical, o que é o esperado nesta altura do ano. A tempestade nao foi assim tão intensa e agora a entrada polar marítima irá fazer descer as temperaturas a pique e talvez dentro de uns dias a festa da neve às cotas médias-baixas.

Já outra entrada polar continental na Europa, também vai fazer descer as temperaturas muito por estas bandas da Europa central e trazer de novo a neve.

Já para amanhã aparece modelado um cavado a oeste de Portugal Continental, o que vai complicar bastante o estado do tempo, sobretudo nas regiões do centro e sul:

PREVISÃO DO IM

Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, em especial nas regiões Centro e Sul. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Queda de neve nas regiões do interior Norte e Centro acima dos 800/1000 metros, subindo a cota 1400 metros durante o dia.

Ao tempo que eu ando a acompanhar esta tendência, que já foi ora posta, ora retirada, ora adiada, etc. :rolleyes:

Teremos o eterno problema, frio em força, precipitação escassa, mais precipitação frio em falta... :cool: ou pode que não ;)

Previsão descritiva do IM para o dia de amanhã

Previsão para Domingo, 28 de Fevereiro de 2010

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo,
em especial nas regiões Centro e Sul.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Queda de neve nas regiões do interior Norte e Centro acima dos
800/1000 metros, subindo a cota 1400 metros durante o dia.
Vento fraco a moderado (15 a 35 km/h) do quadrante sul, tornando-se
forte (35 a 50 km/h) com rajadas da ordem dos 70 km/h no litoral
a sul do Cabo Carvoeiro.
Nas terras altas, o vento soprará forte a muito forte
(40 a 65 km/h) de sudoeste, com rajadas da ordem dos 90 km/h.
Pequena descida da temperatura mínima.
Descida da temperatura máxima.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de sudoeste com 4 a 5,5 m,
diminuindo para 3 a 4 m a norte do Cabo Carvoeiro.
Temperatura da água do mar: 13/16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 3 a 4 m.
Temperatura da água do mar: 16ºC

Ao tempo que eu ando a acompanhar esta tendência, que já foi ora posta, ora retirada, ora adiada, etc. :rolleyes:

Teremos o eterno problema, rio em força, precipitação escassa, mais precipitação frio em falta... :cool: ou pode que não ;)

Pois a mim parece-me que não falta nada...nem frio...nem chuva...nem vento..nem trovoadas...só falta uma pouco de sol:(que já estou pelos cabelinhos dete raio deste tempo:angry:

Esta última saída do GFS só aponta 2 dias menos instáveis durante a próxima semana, segunda e quinta-feira. No resto vai ser sempre a chover. Podemos tranquilamente recolher mais 40/50mm durante toda a próxima semana, que deverá terminar com o regresso do frio e da neve nas cotas acima dos 600m. :cool: