Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Mas será que já passou o pior? Será?
Nãome parece mas elucide-me quem souber analisar os modelos.Obrigada

O depressão em si neste momento esta ao largo do cabo finisterra o flanco sul ainda vai deixar algum vento no nosso pais e podem acontecer algumas rajadas fortes mas a tendência será de desagravamento

Estive agora a ver o Sat24 e tenho uma duvida que gostava de a esclarecer, alguem me sabe dizer se o que se dirige para sul trará alguma animação??

O depressão em si neste momento esta ao largo do cabo finisterra o flanco sul ainda vai deixar algum vento no nosso pais e podem acontecer algumas rajadas fortes mas a tendência será de desagravamento

Segundo as análises realizadas, o centro da depressão está ainda à latitude do Porto, com uma pressão pouco acima dos 970 mb. Está muito parecido ao previsto pelo ECM. Os ventos mais fortes ocorrerão quando o centro da depressão se localizar no norte da Galiza, e o vento virar para oeste. Não desmobilizem, e mantenham-se alerta. Já houve uma rajada medida pelo IM de 140 km/h na Pampilhosa da Serra. Desculpem não pôr imagens, mas estou no telemóvel.

Segundo as análises realizadas, o centro da depressão está ainda à latitude do Porto, com uma pressão pouco acima dos 970 mb. Está muito parecido ao previsto pelo ECM. Os ventos mais fortes ocorrerão quando o centro da depressão se localizar no norte da Galiza, e o vento virar para oeste. Não desmobilizem, e mantenham-se alerta. Já houve uma rajada medida pelo IM de 140 km/h na Pampilhosa da Serra. Desculpem não pôr imagens, mas estou no telemóvel.

Neste momento o centro depressionário parece que já se encontra bem acima do Porto claro é que vai continuar a influenciar o tempo ainda são esperadas rajadas de vento durante a tarde, a rajada que te referes na Pampilhosa da serra foi as 8h da manhã grande rajada mesmo

2jes5kx.jpg

Neste momento o centro depressionário parece que já se encontra bem acima do Porto claro é que vai continuar a influenciar o tempo ainda são esperadas rajadas de vento durante a tarde, a rajada que te referes na Pampilhosa da serra foi as 8h da manhã grande rajada mesmo

2jes5kx.jpg

Na minha opinião (vale o que vale) o centro da depressão, nesta imagem, localiza-se a cerca de 100 km a oeste da Figueira da Foz.

Segundo ANPC a partir das 18h vão retirar o alerta Laranja, deu agora na TVI :thumbsup:

Tirar o alerta laranja para pôr o quê? Amarelo, vermelho? Sendo a TVI não é muito de fiar, podem ter percebido mal.

Quanto à localização da depressão, estava ao meio dia, na latitude de Leiria. Sendo a sua velocidade de translacção de cerca de 100 km por hora deve estar nesta altura perto da latitude do Porto.

12z.png

Tirar o alerta laranja para pôr o quê? Amarelo, vermelho? Sendo a TVI não é muito de fiar, podem ter percebido mal.

Quanto à localização da depressão, estava ao meio dia, na latitude de Leiria. Sendo a sua velocidade de translacção de cerca de 100 km deve estar nesta altura perto da latitude do Porto.

12z.png

Não perceberam mal certamente pois foi um directo com o CDOS de Leiria ele disse que a partir das 18h iriam entrar em fase de monitorização e o alerta iria ser desactivado, Se vires na pagina da anpc ele era para ser retirado pelas 21h até porque um alerta laranja implica muitos meios humanos em alerta permanente ;) e olhando para o radar da para ver que a essa hora certamente o estado do tempo ira sofrer um desagravamento pois a depressão esta a atravessar o continente a grande velocidade.

http://www.proteccaocivil.pt/Pages/default.aspx

http://www.meteocovilha.com/sat24.htm

abraço

Pois tinha dito na página 78 que parecia-me que a depressão estava desorganizada e não ia ser nada de extraordinário, apenas ventos e chuva fortes. Creio que os modelos e os media exageraram um bocadinho.

O que acho mais interessante é que por detrás desta depressão, parece vir uma entrada polar (!), que aliás já afecta os Açores.

Parece estar a definir-se 2 campo de acção diferentes. A da frente quente já a norte de Portugal com alguma chuva e muito vento e uma vasta área de aguaceiros a sudoeste que corresponde a uma tentativa de organizar um ramo frio...

201002271400msg2msgirat.jpg

Gostava também de dar conta da interessante situação dos Açores. A temperatura da Horta à hora de almoço era de 6,1ºC com vários aguaceiros a rondarem as ilhas... :cold:

aores1.png

Pois tinha dito na página 78 que parecia-me que a depressão estava desorganizada e não ia ser nada de extraordinário, apenas ventos e chuva fortes. Creio que os modelos e os media exageraram um bocadinho.

E não era isso que os modelos previam. Alguém estava à espera que fosse o fim do mundo. :disgust:

Aqui tenho rajadas fortes há imensas horas. Não recordo da última vez que isso aconteceu por estas bandas...

Não perceberam mal certamente pois foi um directo com o CDOS de Leiria ele disse que a partir das 18h iriam entrar em fase de monitorização e o alerta iria ser desactivado, Se vires na pagina da anpc ele era para ser retirado pelas 21h até porque um alerta laranja implica muitos meios humanos em alerta permanente ;) e olhando para o radar da para ver que a essa hora certamente o estado do tempo ira sofrer um desagravamento pois a depressão esta a atravessar o continente a grande velocidade.

http://www.proteccaocivil.pt/Pages/default.aspx

http://www.meteocovilha.com/sat24.htm

abraço

Pronto, a partir das 18h e em Leiria. Pelo que disseste parecia que iam tirar agora em todo o lado. Se é assim concordo.

O que acho mais interessante é que por detrás desta depressão, parece vir uma entrada polar (!), que aliás já afecta os Açores.

Mais interessante ainda é a entrada polar continental que deverá invadir a Europa daqui a uns 5 dias, e que não é de descartar que cá chegue. Antes disso teremos outra depressão cavada. Amanhã postarei aqui as cartas, quando esta depressão tiver passado.