Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Poderiam por favor postar alguma carta onde fosse possivel ver a nova depressao em cavamento para amanha?

Digo isso porque todas as minhas fontes de info so actualizam as cartas 1 vez ao dia, de manha

Digo: metoffice, 21st operational weather...
 
Na página Nº85 tem um post meu com vários modelos e uma trajectória, é tentar confirmar mais o menos o que se passou pelas imagens de satélite.
Eu foi muito seguindo pelo modelo CMC porque sempre foi o que melhor acompanhou (tirando o início mas que desde sempre ia fazendo as paradinhas desta enquanto o gfs pelas primeiras previsões deviam atingir o Continente na noite de sexta e não manhã...) e tinha menos carga na depressão. Contudo ontem houve uma actualização que no site onde seguida perdeu a mesma projecção. o GFS é um bom modelo mas houve uma altura que perdeu-se :unsure:
Na minha humilde opinião
 
Esta última saída do GFS só aponta 2 dias menos instáveis durante a próxima semana, segunda e quinta-feira. No resto vai ser sempre a chover. Podemos tranquilamente recolher mais 40/50mm durante toda a próxima semana, que deverá terminar com o regresso do frio e da neve nas cotas acima dos 600m. :cool:

E baseias essas cotas em que fonte? :unsure:

É que eu pelo GFS, vejo cotas para Elvas (que está no Sul) muito mais baixas. Com uma iso -31 a 500hPa e uma -4 a 850hPa. Claro que estamos a falar de previsões a mais de 170h :rolleyes:, claro que ainda vai mudar muito, talvez até mesmo tudo (coisa que duvido), mas afirmar cotas nesta altura do campeonato e ainda por cima 600m, não estou a seguir o teu raciocínio, se puderes dar-me uma "luzinhas" eu agradeço ;)

gfs2174.png


David sf, stromy e rozzo, o que têm a dizer sobre esta possível entrada fria, que parece querer vir com força? Eu só desconfio um pouco pelo adiantado da estação, já em Março...
 
E baseias essas cotas em que fonte? :unsure:

É que eu pelo GFS, vejo cotas para Elvas (que está no Sul) muito mais baixas. Com uma iso -31 a 500hPa e uma -4 a 850hPa. Claro que estamos a falar de previsões a mais de 170h :rolleyes:, claro que ainda vai mudar muito, talvez até mesmo tudo (coisa que duvido), mas afirmar cotas nesta altura do campeonato e ainda por cima 600m, não estou a seguir o teu raciocínio, se puderes dar-me uma "luzinhas" eu agradeço ;)

gfs2174.png


David sf, stromy e rozzo, o que têm a dizer sobre esta possível entrada fria, que parece querer vir com força? Eu só desconfio um pouco pelo adiantado da estação, já em Março...

Neste momento todos os modelos apontam na tendência de uma entrada fria para pelo menos o norte da península, sendo que todos os modelos que vão além das 144h afectam o frio a toda a península. Parece que ocorrerá uma situação sinóptica parecida à da entrada fria de dia e Reis, com um fluxo depressionário de nordeste originado por uma depressão que se formaria no Mediterrâneo devido à advecção de ar frio desde a Escandinávia, devido à colocação de um anticiclone entre a Islandia e Irlanda. Não desconfies da data, por ser Março e não Janeiro. Em Janeiro entrou a iso -10 na península e a -6 no Alentejo, se isto acontecer, não deverá entrar nem a -8 na península, e muito dificilmente nos chegará a -4 ao Alentejo. Mas, como já vimos em Fevereiro, com boas condições de vento, não é necessária uma iso abaixo de -1 ou -2 para termos neve por cá.
 
A minha aposta foi baseada na saída das 12 do GFS, particularmente porque ainda não há muitas linhas a andar para baixo nos dias 6 e 7 de março. Há frio e alguma precipitação convidativas mas é tudo muito rápido... Mas tens razão, falar em cotas de neve a esta distância não faz sentido. :cool:

grapheens3phpv.gif
 
De memória, não tenho as cartas, acho que foi o UKMO e o ECM. O GFS nunca acertou. Até 48h antes exagerou. Depois disso subestimou.



A 24 horas, penso que ambos erraram, acho que no meio ficou a virtude, mas o ECM errou ligeiramente menos. Penso que hoje às 12z a depressão teria 973 (o que é difícil de provar) e o ECMF previa 24 horas antes 968 (erro de 5hPa) e o GFS previa 978 (erro de 5hPa). O GFS errou ainda um pouco na localização, adiantando-a ligeiramente umas 2 horas.

24 horas
GFS 24 horas: http://img22.imageshack.us/img22/9968/gfs24.jpg
ECM 24 horas: http://img291.imageshack.us/img291/8268/ecm24.jpg


Na análise de hoje, quanto a mim o ECM estava correcto mas mesmo assim o GFS ainda tinha erro em cima da situação.

Análise 12z hoje
GFS Análise: http://img85.imageshack.us/img85/7346/gfsana.jpg
ECM Análise: http://img36.imageshack.us/img36/1742/ecmana.jpg
 
Já para amanhã aparece modelado um cavado a oeste de Portugal Continental, o que vai complicar bastante o estado do tempo, sobretudo nas regiões do centro e sul:

A carta de superfície para Domingo mostra em desenvolvimento uma frente oclusa:

83082251.jpg


A carta de superfície para 3ª feira mostra o cavamento:

48218748.jpg


Peço desculpa por usar os hotlinks.
 
Uma vez terminado este evento, que deixou em Portugal muito vento e alguns estragos (no entanto, menores do que a determinada altura se chegou a temer), começa-se a analisar o que teremos nos próximos tempos. Os amantes do frio e da neve já começam a sonhar com uma nova entrada fria e supostamente húmida que o GFS já vem apresentando. Porém ainda estamos a uma distância considerável, e até lá ainda teremos uns dias meteorologicamente interessantes, e acho que se devia focar neles antes da possível entrada fria.

Para amanhã, parece que vamos ter um dia com chuva moderada (mais um) e que pode ajudar a compor ainda mais os belos registos de pluviosidade deste mês.

Mas mais interessante pode ser Terça-feira. Depois de Segunda fazer o papel de intervalo, voltará a chuva e o vento forte (nada comparado com o que se passou hoje). Será causado por mais uma depressão um pouco cavada, mas que estará algo afastada do continente:



Depois, já entrando num campo mais distante, há a possibilidade de uma nova depressão, mais fraca, causar bastante precipitação na Sexta-feira.

Só depois disso se pensará na tal possível entrada fria, que no entanto o GFS tratou já de moderá-la bastante nesta última run. Quanto a mim, aposto num bom nevão, mas apenas a cotas médias/altas.

O que é certo é que o NAO- continua a forçar as depressões a descerem até menores latitudes, e espera-se portanto que o continente tenha pelo menos mais uma semana chuvosa.
 
Segunda temos surpresa!! Não vai chover,e em principio estará sol!E não vamos ter vento forte. Um dia incrivel. :p

E Terça volta a chuva,com boas precipitações novamente. Para amanha chuva,pois claro...

De realçar as ondulações,há poucos Invernos com tantos dias de forte ondulação como este ano.Já para Quarta-Feira está prevista nova grande ondulação de Sudoeste,que entra facilmente em locais não tão habituadas a tal ondulações. Se se mantiver mais um dia complicado para a Costa do Estoril.
 
Entretanto para hoje, Domingo, a massa de ar pós-frontal está carregada de humidade que, associada ao ar frio em altura, favorece o desenvolvimento de nebulosidade do tipo convectivo. Passando por aqui e aqui vimos massas nebulosas e elevada actividade eléctrica que se vão aproximando do território de Portugal Continental.
Note-se o pronunciado cavado já formado ao oeste da linha de costa da Península.