Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
muito fraquinha a RUN6z, acho que tudo não vai passar de um evento "banal" por aqui...apenas neve nos sítios habituais (esta RUN aniquilou bastante frio), mas talvez a próxima RUN a coisa anime...veremos.

no snow forecast preve bastante neve para a serra da estrela para sexta feira

ib.snow.next3to6days.1768.jpg

Comparando GFS e ECMWF (já que as cartas no site do IM já permitem ver 6ª feira), a situação é parecida no aspecto, ou seja, ar frio a vir de NE, e uma depressão com alguma instabilidade a vir de W.

Ou seja, no flanco Norte da depressão nunca o vento rodará para o lado do mar, nunca entrará ar quente, e as cotas serão médias/baixas.

Agora a grande diferença entre os 2: A POSIÇÃO DA DEPRESSÃO.

O GFS neste momento coloca-a mais a Norte, ou seja, essa zona favorável só para o terço Norte do país, e interior Norte e Centro, portanto cotas baixas só interior, e médias baixas no litoral só no extremo Norte.

O ECMWF, coloca-a muito mais a Sul, até a Sul de Lisboa, estando Lisboa nesse flanco Norte, sempre com ar frio, e se forem ver as cartas do IM, está a isolinha dos 4º com chuva sobre Lisboa na 6ª à tarde, sem sequer chover no Norte do país, e sem haver grandes inversões. Cartas destas dariam cotas médias/baixas próximas da capital..

Mas falta muito, e são enormes as discrepâncias no posicionamento.. Provavelmente ainda acaba algures no meio das 2 hipóteses?!

Seja como for, parece bastante provável a ocorrência de neve a cotas médias pelo menos algures no Centro/Norte.. Agora onde.. Se calhar só na hora mesma se descobrirá!

O ECMWF, coloca-a muito mais a Sul, até a Sul de Lisboa, estando Lisboa nesse flanco Norte, sempre com ar frio, e se forem ver as cartas do IM, está a isolinha dos 4º com chuva sobre Lisboa na 6ª à tarde, sem sequer chover no Norte do país, e sem haver grandes inversões. Cartas destas dariam cotas médias/baixas próximas da capital..

Será que é desta que neva na Serra de Sintra? :p

510032010020900090.gif

510232010020900090.gif

Já agora..

Estive a ver o mapa de média do ensemble do GFS, e claro um pouco espalhado como seria de esperar de uma média de membros, mas coloca a mancha de chuva mais a Sul que o membro Operacional, algures entre Lisboa-Coimbra.

rozzo, tens toda a razão caso o vento se mantenha de leste nos niveis baixos e medios até aos 700hpa.
segundo o GFS a temperatura só começa a descer 5f ( cotas de 1000-800m descendo), sendo que na 6f, sabado e parte de domingo ( até entrar a frente quente de SW) há de facto uma janela de cotas a 300-400m possivelmente menos no norte e interior centro.
como dizes depende tudo da posição da baixa, se eventualmente ela descer em latitude o mesmo que se aplica agora ao norte pode vir a aplicar-se ao centro, nomeadamente a norte de setubal-evora ou setubal-beja.caso isto se passasse poderia ocorrer neve ou agua neve no sistema montanhoso sintra estrela, em portalegre, etc acima dos 300-400m, 6f, sab e parte de dom.

tambem há que ter noção que quando falamos em cotas 400m, não se pode negar a possibilidade de, num caso favoravel a nivel de fluxos descendentes de ar frio, poder nevar a cotas proximas a 100m ou menos, eu estou reticente em relação a isso mas..não há 0% de chances disso acotecer há sempre alguma hipotese;)

Já agora..

Estive a ver o mapa de média do ensemble do GFS, e claro um pouco espalhado como seria de esperar de uma média de membros, mas coloca a mancha de chuva mais a Sul que o membro Operacional, algures entre Lisboa-Coimbra.

Citando-me a mim próprio.. :p

Pelo contrário, a saída operacional cada vez vai mais a Norte, ou seja, cada vez pior!

Boa Tarde.

Não abusando da vossa paciencia e bondade, sendo gente de bem, mas gosatria de fazer uma pequena observação. Porque é que toda gente por aqui fala de neve me cotas baixas para o norte, e no accuweather, sendo um site credivel, porque é que nao ha neve para Viseu, ou seja Cinfães.?? :eek: fico um pouco estarrecido cm isto, frio há, isso ve-se por la, mas percepitação?? :rain: nem ve la. :shocking: agora não sei. Em muitos sites aparece neve, mas nunca agua neve. Estamos a muitos dias de la, ou seja do tao esperado começar a sambar, mas será que samabará??

Tudo de Bom!:thumbsup:

Boa Tarde.

Não abusando da vossa paciencia e bondade, sendo gente de bem, mas gosatria de fazer uma pequena observação. Porque é que toda gente por aqui fala de neve me cotas baixas para o norte, e no accuweather, sendo um site credivel, porque é que nao ha neve para Viseu, ou seja Cinfães.?? :eek: fico um pouco estarrecido cm isto, frio há, isso ve-se por la, mas percepitação?? :rain: nem ve la. :shocking: agora não sei. Em muitos sites aparece neve, mas nunca agua neve. Estamos a muitos dias de la, ou seja do tao esperado começar a sambar, mas será que samabará??

Boas pessoal! Boas white_wolf!

Realmente tambem andei a dar uma espreita, mas de facto o snow-forecast e o weatheronline.co.uk, prevêm boa acumulação na sexta-feira. Dá la uma espreita e vê tu mesmo. E segundo o que sei (que pouco ou nada é), o snow-forecast peca sempre por defeito. E se por defeito é o que se vê, se correr mesmo bem como será? É esperar e ver. :rolleyes:

Cumprimentos a toda a malta!

Eu esperanças (se é que vale a pena ter) só na sexta-feira à noite....para Domingo e Segunda, esquece!! Apenas chuva, nada de mais...aliás até foi retirado bastante frio.

Boa Tarde.

A definição do accuweather como site credível não será provavelmente a mais adequada. Realidades específicas em Portugal não são traduzidas por um site que faz leitura de modelos à escala global (provavelmente o GFS). Além disso a informação ainda não estará actualizada com os dados mais recentes. Quanto à última saída do GFS revela uma situação de facto bem interessante para Sexta feira com entrada de ar frio a 850hPa e ainda precipitação a permanecer até ao fim do dia. Se assim se verificasse seria provavel a queda de neve a cotas baixas no Norte e possivelmente Centro ao fim da tarde e noite de Sexta/ madrugada de Sábado. Será uma situação a acompanhar.

O Accuweather tem a credibilidade que tem o freemeteo ou qualquer outro site desse tipo, são previsões geradas automaticamente a partir de um modelo (não sei bem qual é o da Accuweather). Era impossível que eles fizessem previsões diárias para milhões de localidades manualmente.

Neste momento o GFS é o modelo que de longe modela a depressão de sexta feira mais a norte. Outros há que a põem a passar a sul do Algarve, como o ECMWF.

ecm196.gif

Não querendo ser desmancha prazeres, acredito mais na modelação do modelo europeu, que está muito mais estável que o GFS. Não só na depressão de Sexta como no que se passaria a seguir.

Quanto a neve, serão contempladas as regiões a norte mais próximas do centro da depressão, sendo que as cotas não seriam tão baixas como a 10 de Janeiro, principalmente se ela passar mais a sul. Não haverá frio instalado, isos negativas a 850hpa não existirão abaixo do Tejo (que é onde acho que haverá precipitação).

ecm096k.gif

Outra história é o que se poderá passar depois. Se acertar o ECMWF, uma depressão em tudo semelhante à de 10 de Janeiro chega às nossas costas na manhã de segunda feira. Após dois dias frios com vento fraco de leste e uma noite de inversão térmica, apanharia uma T2m negativa, a iso 0 ainda sobre o continente e aqui sim teríamos um 10 de Janeiro reload.

ecm1144.gif

ecm0144.gif

Sendo que as regiões do norte só teriam a maior festa dois dias depois.

ecm1192e.gif

A maioria dos modelos aponta para algo semelhante ao ECMWF, até o GME/DWD que já saíu à tarde, mas não é só isso. Já tivemos pelo menos 3 episódios semelhantes este ano e em todos, os modelos não atinaram com o posicionamento da depressão, tendo esta passado sempre numa posição mais a sul do que a prevista. A massa de ar frio instalada é mais densa, logo tem maior inércia, e é a massa de ar húmido que tem que se moldar aquando do choque de massas.

A posição que passa a depressão segundo o ECMWF é excelente para todo o centro do país!

O problema é se passar realmente tão a Sul, por um lado ganha-se frio em níveis baixos para evitar intrusões marítimas de ar quente e húmido.. Mas por outro perde-se um pouco o frio em altitude associado ao núcleo, neste caso importante para gerar convecção mais forte, que também favorece descida das cotas..

Puxa-se dum lado.. Falta do outro! :D

A posição que passa a depressão segundo o ECMWF é excelente para todo o centro do país!

O problema é se passar realmente tão a Sul, por um lado ganha-se frio em níveis baixos para evitar intrusões marítimas de ar quente e húmido.. Mas por outro perde-se um pouco o frio em altitude associado ao núcleo, neste caso importante para gerar convecção mais forte, que também favorece descida das cotas..

Puxa-se dum lado.. Falta do outro! :D

Aqui para interior as condições melhores são as que estão actualmente para nevar pois estas entradas de sul/ sudoeste favorecem e muito a região interior centro como no passado dia 10 de Janeiro :)