O ECMWF, coloca-a muito mais a Sul, até a Sul de Lisboa, estando Lisboa nesse flanco Norte, sempre com ar frio, e se forem ver as cartas do IM, está a isolinha dos 4º com chuva sobre Lisboa na 6ª à tarde, sem sequer chover no Norte do país, e sem haver grandes inversões. Cartas destas dariam cotas médias/baixas próximas da capital..
Já agora..
Estive a ver o mapa de média do ensemble do GFS, e claro um pouco espalhado como seria de esperar de uma média de membros, mas coloca a mancha de chuva mais a Sul que o membro Operacional, algures entre Lisboa-Coimbra.
Citando-me a mim próprio..
Pelo contrário, a saída operacional cada vez vai mais a Norte, ou seja, cada vez pior!
Boa Tarde.
Não abusando da vossa paciencia e bondade, sendo gente de bem, mas gosatria de fazer uma pequena observação. Porque é que toda gente por aqui fala de neve me cotas baixas para o norte, e no accuweather, sendo um site credivel, porque é que nao ha neve para Viseu, ou seja Cinfães.?? fico um pouco estarrecido cm isto, frio há, isso ve-se por la, mas percepitação?? nem ve la. agora não sei. Em muitos sites aparece neve, mas nunca agua neve. Estamos a muitos dias de la, ou seja do tao esperado começar a sambar, mas será que samabará??
Tudo de Bom!
Boa Tarde.
Não abusando da vossa paciencia e bondade, sendo gente de bem, mas gosatria de fazer uma pequena observação. Porque é que toda gente por aqui fala de neve me cotas baixas para o norte, e no accuweather, sendo um site credivel, porque é que nao ha neve para Viseu, ou seja Cinfães.?? fico um pouco estarrecido cm isto, frio há, isso ve-se por la, mas percepitação?? nem ve la. agora não sei. Em muitos sites aparece neve, mas nunca agua neve. Estamos a muitos dias de la, ou seja do tao esperado começar a sambar, mas será que samabará??
Tudo de Bom!
A posição que passa a depressão segundo o ECMWF é excelente para todo o centro do país!
O problema é se passar realmente tão a Sul, por um lado ganha-se frio em níveis baixos para evitar intrusões marítimas de ar quente e húmido.. Mas por outro perde-se um pouco o frio em altitude associado ao núcleo, neste caso importante para gerar convecção mais forte, que também favorece descida das cotas..
Puxa-se dum lado.. Falta do outro!