Chasing Thunder
Cumulonimbus
Estive a ver esta saida, e desculpem-me lá mas não vi grande coisa de interessante, só é mais interessante é no sul, mas peço desculpa posso ter visto mal.
Estive a ver esta saida, e desculpem-me lá mas não vi grande coisa de interessante, só é mais interessante é no sul, mas peço desculpa posso ter visto mal.
Depois do post 100% elucidativo do Vince ainda dizes que não vês nada de interessante vai la ver outra vez
boas
amanhã começa a chover por aqui, a meio da tarde, ainda com iso 0º e uns 4-5º em superficie....sobra uma janela de esperanças
talvez comece a chover com cotas 400-500, aqui na louriceira, subindo para 1200-1400 durante o resto da tarde e noite para 2f
A respeito de Precipitação não vejo nada de jeito, só no sul, o que me está a fazer confusão é a pressão ser tão baixa e a chuva não é grande coisa, podem-me esplicar porquê.
Desse ponto de vista a pressão só por si não quer dizer nada, não existe uma relação directa entre pressão e precipitação, interessa é toda a movimentação do ar, quer movimento horizontal quer vertical, os diversos forçamentos, humidade, temperaturas, e os diversos fenómenos que sucedem ou podem não suceder associados a uma depressão, e essas coisas não sucedem em todo o lado e da mesma forma. Podes ter uma depressão extremamente cavada e não chover quase nada (por exemplo como sucedeu em Dezembro no Oeste) e podes ter uma depressão convectiva com pressões bastante altas, 1010hPa por exemplo, e chover torrencialmente.
Assim o que é que ai vêm de interessante
Penso que o post é suficientemente explicito, mas eu não sei o que é interessante para esta ou aquela pessoa ou este ou aquele local. Falei em termos gerais, obviamente em termos de neve a coisa é interessante apenas para uns locais, em termos de chuva para outros, vento idem, etc, etc.
Neve no interior norte e centro na 2ªfeira, podendo eventualmente ser um episódio ainda significativo no centro-centro/norte, e noutras regiões vento por vezes forte e alguma chuva que poderá ser localmente forte quando associada a vento e ao CAPE, como acontece no extremo sul por exemplo de Domingo para 2ªfeira e dia de 2ªfeira. Sendo que os efeitos vão sendo repartidos pelo restante país até quarta-feira conforme a evolução da depressão, mas com menos instabilidade do que sucede por exemplo na metade ou terço sul na 2ªfeira.
Quando vi as previsões para 2a f do IM e vi cotas de 400 m mais uma vez fiquei com esperança de ver neve por aqui, pois o nevão que é recordado por aqui foi no carnaval.
Mas agora quando li o teu post vi que então 2a não parece o melhor dia.
Quais serão as hipóteses aqui para o extremo sul da beira baixa?
há então quer dizer que só o sul é que vai ter mais festa, e no resto do pais vamos ter chuva ou aguaceiros mas menos intensos certo