PedroNTSantos
Nimbostratus
Ainda que seja uma previsão a médio prazo, o GFS mostra que a frente da respectiva depressão que nos vai afectar na segunda-feira poderá novamente fazer as delícias dos que mais desejam neve, sobretudo no norte e centro do país e durante a madrugada (diminuindo gradualmente as chances deste fenómeno acontecer ao longo do dia, com a subida da temperatura).
Começo a ter sérias reservas quanto a este evento trazer mais neve ao interior beirão. O AEMet, de ontem para hoje, subiu bastante a cota para segunda-feira, no Sul de Castela e Leão e Norte da Extremadura; para Fuentes de Oñoro, junto a Vilar Formoso, ontem previam uma cota de 600 m e hoje já apontam para os 1000 m, por exemplo.
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades/fuentes-de-onoro-37254
E para os dias seguintes, até quinta, as cotas serão na casa dos 1200 m, quando ontem o AEMet apontava para cotas, nesses dias, entre os 700 e 800 m.
A única explicação que encontro será o recuo do ar frio mais cedo e rapidamente do que se previa. Vamos esperar por próximas actualizações, mas penso que a janela de oportunidade, para cotas médias no interior centro, será mesmo no Domingo/início da madrugada de segunda.
No nordeste transmontano o frio é capaz de ser suficiente para manter a queda de neve ainda durante todo o dia de segunda. Ver previsão para Puebla de Sanabria, por exemplo:
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades/puebla-de-sanabria-49459