sabes, eu tambem não gosto muito de sazonais...normalmente os modelos sasonais são muito tendenciosos...parciais, dao ideia de estarem viciados ao colocar sempre calor, frio, chuva, seca....
mas por vezes há situações que se destacam, por serem menos comuns, talvez se não tivessem ocorrido tantas depressões de 980-990hpa antes de 23/dez, alguem teria notado naquela de 987hpa e inferido que de facto haveriam condições para ocorrer algo que não se esperava
a norma, o habito tira um pouco de juizo critico ás pessoas, esconde-lhes os detalhes
eu, observando o actual padrão, comparando com outros parecidos que já presenciei, consigo, neste momento, afirmar com alguma segurança que esta primavera será, primeiro chuvosa e amena, tendendo para o quente no final e que o verão será quente, talvez similar a 03-04
este padrão actual é para mim familiar e tenho um feeling...tipo quase que persistentemente noto pequenas mudanças que fortalecem a minha ideia, por ex, com um PDO- terás aguas frias no pacifico, com maior estabilidade de niveis baixos o que resultará num bom cinturão anticiclonico, esse cinturão deverá manter as baixas termicas no interior americano estendeno-se ao atlantico, dado isto o AA deverá preferir localizaçoes mais estaveis a NE, portanto sobre ou a norte de PI, num bloqueio eficaz.
as anomalias termicas no atlantico não serão muito relevantes, pelo que, espero um AA forte mas não demasiado, portanto um retorno a um padrão modesto de NAO neutra.
o sol esta a aumentar o input de energia, ou seja, esta a ficar mais activo.
o jet que tem andado meio "aparvalhado" talvez acabe por estabilizar um pouco (apesar do verao ser normalmente muito instavel no que toca á circulação nas medias e altas latitudes do HN).
a causa desta instabilidade no inverno foi a instabilidade no outono ( tudo começou em set-out), desde cedo grandes trocas de energia se mantiveram entre o polo e o equador, esta actividade simplesmente destruiu os bloqueios...na primavera/verao o normal é q entremos numa fase estavel de reorganização depois da barafunda..
normalmente só se determina um padrão para uma estação quando se esta perto da transição para essa estação e começam-se a denotar certas tendencias, que são impossiveis de determinar para outra altura, por ex. se o outono foi instavel isso nao nos diz nada sobre o verao prox, mas diz-nos algo sobre o inverno..
portanto estes entre outros factores levam-me a ter as certezas suficientes para expor aqui a minha ideia da "coisa"
nos proximos dias, como as depressões parecem deslocar-se para sul, e o jet ainda está fraco ( o que pode ter efeitos imprevisiveis)...talvez possam ocorrer surpresas...começo a achar interessantes algumas baixas modeladas...
no medio prazo o ecm e GFS manteem uma situação de vortice polar a norte e storm track entre o leste americano e a europa/mediterraneo, e parece algo bem estavel, com a regressão das anomalias de gp/SLP na gronelandia..as cristas delgadas que se formavam devido ao fraco jet parecem estar a definhar.....