Snifa
Furacão
Alerta vermelho para a Galiza devido ao vento , actualização do meteogalicia:
http://www.meteogalicia.es/web/index.action
http://www.meteogalicia.es/web/index.action
e, em comparação, no nosso IM portugal está verdinho, como um campo florido....fiquei baralhado, atendendo que hoje de manha, nos noticiarios, falavam de ventos e aguaceiros já para hoje....
Ohhhh Vince as imagens são igualzinhas assim não ajudas
Dá para ver as semelhanças?
e, em comparação, no nosso IM portugal está verdinho, como um campo florido....fiquei baralhado, atendendo que hoje de manha, nos noticiarios, falavam de ventos e aguaceiros já para hoje....
Sim, é verdade.. hoje está verde.. Mas a partir desta tarde ou noite passará a estar alerta vermelho em todo o país praticamente devido aos critérios de emissão deles:
- rajadas superiores a 130 km/h para o litoral e terras altas (por isso, suponho que quase todas as regiões) já que o IM já prevê rajadas 150km/h;
Quanto à agitação marítima deverá estar entre o alerta laranja ou vermelho (para o litoral, obviamente..).
Chuva talvez amarelo/laranja...
Mas pronto, não vejo porque não podem pôr os alertas mais cedo como Espanha, em vez de ser umas 3-4 horas antes, até porque já é quase certo que Portugal será afectado (nem que seja só uma região). Qual é o objectivo dos alertas afinal? Não é preparar a Protecção Civil bem como a população? Acho que ninguém se prepara para essas eventualidades em 3 horas.
Ontem a dada altura que a formação da depressão estava estacionada e a frente estava muito alargada que pelas imagens de satélite a precipitação estava a ser superior pelo lado este da Madeira que do lado oeste. Estava a correr no Expedition, o GFS e o CMC, e era o CMC que dava uma frente mais atrasada e larga. E atendendo que o CMC é o modelo 4D que tenho verificado tem os dados de ortografia da Madeira mesmo em baixa resolução comecei a seguir-lo.
Acho que não foi só eu a verificar que a formação ficou estagnada algum tempo que os modelos não previam, ao qual reparei que a depressão do Canal da Mancha alimentou-se em parte com a carga do Atlântico pelo Este da Madeira, se é que me faço entender.