Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Alerta vermelho para a Galiza devido ao vento , actualização do meteogalicia:

galicia.png

http://www.meteogalicia.es/web/index.action

e, em comparação, no nosso IM portugal está verdinho, como um campo florido....fiquei baralhado, atendendo que hoje de manha, nos noticiarios, falavam de ventos e aguaceiros já para hoje....

e, em comparação, no nosso IM portugal está verdinho, como um campo florido....fiquei baralhado, atendendo que hoje de manha, nos noticiarios, falavam de ventos e aguaceiros já para hoje....

Tem o alerta na Madeira. Aqui em Portugal Continental acho que não há nada de anormal previsto para hoje... :huh: Amanhã é que de certeza que não vai estar verdinho.

Ohhhh Vince as imagens são igualzinhas assim não ajudas ;)
Quanto as imagens do EUMESAT e tendo eu pedido aqui no fórum o link dos tais 15 minutos só corregi a localização da imagem http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/MPE/WESTERNEUROPE/

Vince quanto ao Modelo CMC por mais estranho que pareça seguindo a imagem da precipitação é aquele que mais se aproxima as imagens de satélite. Uma mansa larga e fraca a passar pela Madeira.

10022606_2600.gif

satp.jpg

Dá para ver as semelhanças? :rolleyes:

CARTA DE SUPERFÍCIE PARA O MEIO DIA DE SÁBADO

cartaw.gif

Do acompanhamento que tenho feito ao longo destes dias do prognóstico de superfície o centro da depressão tem sido posto mais largo do continente. Desconheço qual o modelo de previsão utilizado pelo Metoffice.
No entanto, tem mantido o cavamento inicialmente previsto.

Ohhhh Vince as imagens são igualzinhas assim não ajudas ;)

Já corrigi.

Dá para ver as semelhanças? :rolleyes:

Sim, mas é como outros modelos também.

gfspiprec006.png

O que tentei explicar é que aquela saída do CMC estava errada, não tinha a depressão formada às 00z de hoje, e quando um modelo tem um erro desses numa fase inicial os erros amplificam-se muito ao longo da restante previsão, logo não se pode confiar nela. Tu referias uma depressão a formar-se a leste da Madeira o que não era verdade, mas parece que editaste essa parte.

Ontem a dada altura que a formação da depressão estava estacionada e a frente estava muito alargada que pelas imagens de satélite a precipitação estava a ser superior pelo lado este da Madeira que do lado oeste. Estava a correr no Expedition, o GFS e o CMC, e era o CMC que dava uma frente mais atrasada e larga. E atendendo que o CMC é o modelo 4D que tenho verificado tem os dados de ortografia da Madeira mesmo em baixa resolução comecei a seguir-lo.

Acho que não foi só eu a verificar que a formação ficou estagnada algum tempo que os modelos não previam, ao qual reparei que a depressão do Canal da Mancha alimentou-se em parte com a carga do Atlântico pelo Este da Madeira, se é que me faço entender. ;)

Por favor não façam hotlink de imagens de satélite, cartas, modelos ou fotografias. Usem um servidor de imagens como o Imageshack ou o Photobucket.
E também não metam imagens com mais de 800 pixels de largura, para quem não tem programa de edição de imagens, o Imageshack faz o redimensionamento automatico para 800 se assim o indicarem

85097358.gif

Sim, é verdade.. hoje está verde.. Mas a partir desta tarde ou noite passará a estar alerta vermelho em todo o país praticamente devido aos critérios de emissão deles:
- rajadas superiores a 130 km/h para o litoral e terras altas (por isso, suponho que quase todas as regiões) já que o IM já prevê rajadas 150km/h;
Quanto à agitação marítima deverá estar entre o alerta laranja ou vermelho (para o litoral, obviamente..).
Chuva talvez amarelo/laranja...

Mas pronto, não vejo porque não podem pôr os alertas mais cedo como Espanha, em vez de ser umas 3-4 horas antes, até porque já é quase certo que Portugal será afectado (nem que seja só uma região). Qual é o objectivo dos alertas afinal? Não é preparar a Protecção Civil bem como a população? Acho que ninguém se prepara para essas eventualidades em 3 horas.

Sim, é verdade.. hoje está verde.. Mas a partir desta tarde ou noite passará a estar alerta vermelho em todo o país praticamente devido aos critérios de emissão deles:
- rajadas superiores a 130 km/h para o litoral e terras altas (por isso, suponho que quase todas as regiões) já que o IM já prevê rajadas 150km/h;
Quanto à agitação marítima deverá estar entre o alerta laranja ou vermelho (para o litoral, obviamente..).
Chuva talvez amarelo/laranja...

Mas pronto, não vejo porque não podem pôr os alertas mais cedo como Espanha, em vez de ser umas 3-4 horas antes, até porque já é quase certo que Portugal será afectado (nem que seja só uma região). Qual é o objectivo dos alertas afinal? Não é preparar a Protecção Civil bem como a população? Acho que ninguém se prepara para essas eventualidades em 3 horas.

Sim, rajadas de 150 Km/h é muito preocupante se se vierem a verificar....opinião pessoal acho esse valor excessivo, acredito mais em 100/120 Km/h no Litoral e 130 terras altas e já são valores muito elevados com potencial destrutivo.... se a previsão se mantiver os alertas surgirão obviamente ainda hoje...mas essa previsão pode ainda ser alterada ( desagravada relativamente ao vento) por isso temos que aguardar...

Agora quais os critérios que levam os Espanhois a emitirem alertas/avisos mais cedo que o nosso IM isso ultrapassa-me...:unsure:

Ontem a dada altura que a formação da depressão estava estacionada e a frente estava muito alargada que pelas imagens de satélite a precipitação estava a ser superior pelo lado este da Madeira que do lado oeste. Estava a correr no Expedition, o GFS e o CMC, e era o CMC que dava uma frente mais atrasada e larga. E atendendo que o CMC é o modelo 4D que tenho verificado tem os dados de ortografia da Madeira mesmo em baixa resolução comecei a seguir-lo.

Acho que não foi só eu a verificar que a formação ficou estagnada algum tempo que os modelos não previam, ao qual reparei que a depressão do Canal da Mancha alimentou-se em parte com a carga do Atlântico pelo Este da Madeira, se é que me faço entender. ;)

O 4D não tem nada a ver com a orografia, tem a ver com uma dimensão temporal para assimilação de dados, o 4D que referes também tem modelos como o ECMWF e o UKMET. Nenhum modelo global tem resolução orográfica decente para a Madeira que é uma coisa tão pequena que praticamente não existe dentro do Modelo global. Para modelar a preciptação orográfica tem que se ver modelos de mesoescala com um domínio de maior resolução especialmente configurado para a Madeira, precisamente na orografia.

De certeza que o windguru não reviu, hoje, em alta as previsões do vento. Pelo menos no que diz respeito a Sta. Cruz (Torres Vedras) aumentou a previsão de força 7 para força 8 na escala de Beaufort!???