Snifa
Furacão
Alerta vermelho para a Galiza devido ao vento , actualização do meteogalicia:
http://www.meteogalicia.es/web/index.action

http://www.meteogalicia.es/web/index.action
e, em comparação, no nosso IM portugal está verdinho, como um campo florido....fiquei baralhado, atendendo que hoje de manha, nos noticiarios, falavam de ventos e aguaceiros já para hoje....
Ohhhh Vince as imagens são igualzinhas assim não ajudas![]()
Dá para ver as semelhanças?![]()
e, em comparação, no nosso IM portugal está verdinho, como um campo florido....fiquei baralhado, atendendo que hoje de manha, nos noticiarios, falavam de ventos e aguaceiros já para hoje....
Sim, é verdade.. hoje está verde.. Mas a partir desta tarde ou noite passará a estar alerta vermelho em todo o país praticamente devido aos critérios de emissão deles:
- rajadas superiores a 130 km/h para o litoral e terras altas (por isso, suponho que quase todas as regiões) já que o IM já prevê rajadas 150km/h;
Quanto à agitação marítima deverá estar entre o alerta laranja ou vermelho (para o litoral, obviamente..).
Chuva talvez amarelo/laranja...
Mas pronto, não vejo porque não podem pôr os alertas mais cedo como Espanha, em vez de ser umas 3-4 horas antes, até porque já é quase certo que Portugal será afectado (nem que seja só uma região). Qual é o objectivo dos alertas afinal? Não é preparar a Protecção Civil bem como a população? Acho que ninguém se prepara para essas eventualidades em 3 horas.
Ontem a dada altura que a formação da depressão estava estacionada e a frente estava muito alargada que pelas imagens de satélite a precipitação estava a ser superior pelo lado este da Madeira que do lado oeste. Estava a correr no Expedition, o GFS e o CMC, e era o CMC que dava uma frente mais atrasada e larga. E atendendo que o CMC é o modelo 4D que tenho verificado tem os dados de ortografia da Madeira mesmo em baixa resolução comecei a seguir-lo.
Acho que não foi só eu a verificar que a formação ficou estagnada algum tempo que os modelos não previam, ao qual reparei que a depressão do Canal da Mancha alimentou-se em parte com a carga do Atlântico pelo Este da Madeira, se é que me faço entender.![]()