Sim, rajadas de 150 Km/h é muito preocupante se se vierem a verificar....opinião pessoal acho esse valor excessivo, acredito mais em 100/120 Km/h no Litoral e 130 terras altas.... se a previsão se mantiver os alertas surgirão obviamente ainda hoje...mas essa previsão pode ainda ser alterada ( desagravada relativamente ao vento) por isso temos que aguardar...
Agora quais os critérios que levam os Espanhois a emitirem alertas/avisos mais cedo que o nosso IM isso ultrapassa-me...
Não me parece nada excessivo esses 150km/h se bem que contaria mais com 130 ou 140km/h no Litoral sempre falei que seria uma tempestade perigosa a requerer cuidados especiais e parece salvo uma ecatombe de ultima hora que assim será, mas mesmo assim a situação é menos grave do que o previsto a poucos dias atrás pelos modelos só para terem uma ideia. O GFS para mim está perdido nem sei se se irá encontrar de novo até a noite
Em resumo uma tempestade que deverá ser felizmente por um lado das muito raras em Portugal mas que lá de vez em quando aparece uma a nos visitar. Tenho pena do nosso IM ainda não ter colocado os avisos e já não se estar a fazer um aviso maior nas rádios e televisões tal como fazem os nossos vizinhos Espanhóis sem medos de alarmar quando as coisas requerem preocupação. Ainda hoje falei do temporal a muita gente e claro a resposta foi sempre a mesma.."a sério?! não sabia de nada!!!" enfim como poderia saber se tá tudo a desvalorizar só falam na Madeira