Evolução Sinóptica - 27 de Fevereiro de 2010
CopyRight@MetOffice
PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo
O estado do tempo em Portugal Continental, ao longo do dia de hoje, está condicionado pela passagem de sistemas frontais associados a um centro de baixas pressões localizado a Oeste da Península Ibérica e em progressão para Nordeste.
Assim, durante a primeira parte do dia, uma superfície frontal quente irá progredindo lentamente de sul para norte, dando origem ao aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação fraca e tendência para um aumento ligeiro da temperatura do ar. O vento, inicialmente fraco, de sul ou sueste, tenderá a aumentar de intensidade e a tornar-se moderado a forte, de sudoeste, com rajadas, em especial no litoral oeste e nas terras altas.
Para a segunda metade do dia é esperada uma superfície frontal fria, associada ao mesmo centro de baixas pressões, que, sendo mais dinâmica, irá cruzar rapidamente o território de Portugal Continental, de sudoeste/oeste para nordeste/leste, afectando inicialmente as regiões do litoral oeste e, mais tarde, as regiões do interior. Esta superfície frontal fria poderá dar origem a períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes e possivelmente acompanhados por trovoadas.
O facto de as linhas isobáricas se encontrarem muito próximas umas das outras traduz uma grande diferença de pressão atmosférica que, por sua vez, irá ocasionar ventos moderados a fortes, com rajadas.
É esperada uma diminuição significativa da instabilidade para o final do dia de Sábado, com a diminuição da intensidade do vento.