Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Esta run das 06 já meteu mais frio hoje que ontem a run das 18 e acredito que a das 12 de logo vai meter mais...por agora já vejo no norte -35 a -37ºC e a 850hpa -4 e -5ºC uma dan de 523 por exemplo no porto :) o que quero dizer é o que disse já ontem com um aguaceiro convectivo forte a cota pode cair ao nível do mar ;) o que pode estragar um pouco é o vento :unsure:

Alguem me pode fornecer um link a explicar mais em promenor o significado da "dan" ?
obrigado:thumbsup:

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

E apresento mais uma novidade meteopt.com :D

GFS RUN: 2009-01-18 06Z

Zona do Porto:

tempjd2.jpg

Zona de Lisboa:

1232280032633vd4.png

E para Bragança não há nada?:)

boas pessoal

eu estou pronto para começar a ver cair chuva e quem sabe uma nevada hehe

uma duvida, no meteo.pt para terça dão aguaceiros, ou seja uma vez faz sol outra chove certo?

há a probabilidade de não haver sol e haver precipitação o dia inteiro?
estou a contar de cair uma boa nevada para não ter aulas terça e quarta, para ver se me livro a tic na terça e matemática na quarta hehe :D
temperatura actual- 12,3ºC e céu muito nublado mas sem chuva

abraços

Editado por um moderador:
ola,olheiro e na boa ;)
por acaso conheco bem o norte e e normal que a maneira de falar e escrever seja diferente uma vez que natal e ano novo,pascoa e verao vou po distrito de bragança.a minha pronuncia nem e aquele alentejanês muito forte lol

abraços

boas pessoal

eu estou pronto pa comecar a ver cair chuva e quem sabe uma nevada hehe

uma duvida, no meteo.pt pa terca dao aguaceiros, ou seja uma vez faz sol outra chove certo?

ha a probabilidade de nao haver sol e haver precipitacao o dia inteiro?
estou a contar de cair uma boa nevada pa nao ter aulas terca e quarta, pa ver se me livro a tic na terca e matematica na quarta hehe :D
temperatura actual- 12,3ºC e ceu muito nublado mas sem chuva

abraços

Não tenhas muitas esperanças... eu estou preocupado é, se, no caso desse cenário acontecer fico com o carro bloqueado! Porque não estamos mininamente preparados para o gelo.

É pena. Antes de transformarem hoje o tópico em mais uma caixa de reclamações contra o IM como ontem sucedeu, pergunto quantas dessas pessoas realmente se dão ao trabalho de fazerem chegar ao IM as suas críticas quando acham que algo não estará bem ? Foi o próprio IM que uma vez pediu ao fórum que críticas e sugestões desta comunidade lhes fossem dirigidas, e muitas sugestões foram postas em prática no ano passado.

Somos historicamente um país de escárnio e mal dizer, critica-se por tudo e por nada, mas a grande maioria (haverá honrosas excepções) é o típico português hipercrítico mas de mãos nos bolsos. Se calhar se as pessoas em vez de tanto criticarem movessem uma pequena palha por pequena que fosse, talvez o país fosse um pouco mais decente. Uma coisa tão simples como fazer chegar a crítica ao seu destinatário se calhar já ajudava.

Mas eu não critiquei nada!!! Eu apenas achei estranho aquela informação das temperaturas!!! E estava-me a referir mesmo ao mapa que refere castelo branco cidade e nao a previsao descritiva

Eu também já mandei mails ao IM

Mas eu não critiquei nada!!! Eu apenas achei estranho aquela informação das temperaturas!!! E estava-me a referir mesmo ao mapa que refere castelo branco cidade e nao a previsao descritiva

Eu também já mandei mails ao IM

E eu também não me referia apenas a ti, mas em termos gerais. Eu não sabia a resposta e julgo que ninguém saiba, nada como perguntar directamente a eles. Às vezes é um bocado penoso ver tanta porrada ao IM por aqui, muitas vezes até contraditórias entre si. E eu sugeri que as pessoas se dirigissem também ao IM, pois há criticas válidas e não é aqui o livro de reclamações do IM. É isso que eu faço por vezes, a última foi a famosa cota 700 quando na TV os meteorologistas do mesmo IM falavam da possibilidade de neve até em Lisboa e Alentejo. Muitas outras pessoas aqui também o fazem, por sinal das que conheço são as que vejo menos "agitadas" com os problemas. Se as pessoas tomam uma atitude construtiva e se dirigem ao próprio IM, as coisas podem ir melhorando. Já tem acontecido com algumas coisas, acontecerá com outras.