Bom dia a todos. É a minha primeira mensagem no forum. Partilho comvosco o Amor,porque não dizê-lo,pela Meteorologia.
Na minha opinião estamos a viver um Inverno em que se observa um aumento do frio, e da neve em cotas médias e baixas. Penso que é uma viragem no sentido de termos cada vez mais Invernos como no passado,claro que esta viragem é originada por vários factores...isto é para outro tópico, de climatologia.
Estas entradas de -35ºC a 850 hpa de Noroeste como o GFS prevê para o Norte e Centro de Portugal na próxima terça-feira são reveladoras de que o frio está a aumentar, pelo que vi no Meteociel estas isos baixas conseguem chegar a Portugal devido ao frio extremo que se faz sentir na América do Norte,reparem no trajecto,as massas de ar saem de tal maneira frias da América que no caso desta, depois de atravessar o Atlântico ainda chega aqui com -35ºC.
Em relação a cotas de neve penso que se o GFS acertar e terça-feira ás 6:00h da manhã estiver sobre o Porto a -35 a 850hpa a neve cairá a cotas inferiores a 400m. Penso que colocaram temperaturas demasiado altas em todo o país, isto acontece com muita frequencia na informação prestada pelo IM. Nas previsões do IM devia haver uma maior distinção entre cotas de neve, no Litoral certamente diferentes das do Interior bem como diferenciação entre Norte e Centro. Tenho muito respeito pelo trabalho dos meteorologistas do IM mas penso são muito conservadores na questão das cotas de neve.