cardu
Nimbostratus
Bom dia, o IM preve queda de para castelo branco no dia 20 janeiro!! Mas com uma temperatura mínima de 5 graus gostaria de saber como é possível nevar nessas condições??!!
Bom dia, o IM preve queda de para castelo branco no dia 20 janeiro!! Mas com uma temperatura mínima de 5 graus gostaria de saber como é possível nevar nessas condições??!!
Pergunta-lhes:
Formulário de Contacto
http://www.meteo.pt/pt/siteinfo/contactos.jsp
Telefone (351) 218 447 000
Fax (351) 218 402 370
Email: [email protected]
É ja a correr!!!
Mas se nevar como dizem pra aí a protecção civil vai novamente ficar a nadar.....
Pois, com essa temperatura não é fácil...
De qualquer forma, essa previsão terá a ver com a forma como o IM categoriza as suas previsões, por distrito, com todos os inconvenientes que isso acarreta.
Ou seja, os distritos em Portugal são vastos, com muitas variantes climatéricas, quer derivem de diferenças orográficas ou outras, e nem sempre as capitais de distrito reflectem o clima no próprio distrito em causa. O distrito do Porto é um bom exemplo disso... (veja-se o que se passou em Paços de Ferreira, por exemplo).
Mas é o sistema que adoptam, com as vantagens e inconvenientes que têm...
Em relação a algo que foi dito por um dos nossos companheiros foristas, em relação a não se criticar o IM, não posso deixar de comentar tal afirmação.
Eu nem sou particularmente crítico do IM, pois quem lá trabalha, é concerteza particularmente qualificado e competente para o fazer, e as previsões metereológicas são isso mesmo, previsões e não uma ciência exacta, existindo sempre uma considerável margem de erro. Agora, isentar o IM das críticas, estando nós num forum de metereologia, não me parece a melhor alternativa.
Creio não ser necessário saber o que se passa dentro do IM para nos legitimar a criticar (dentro dos limites da razoabilidade, claro, sem nunca cair no insulto ou no vilipendiar fácil), pois o IM, tal como qualquer outro serviço da Administração Pública, é susceptível de crítica quando falha, por ocasionais e legítimas que sejam essas falhas. E, de facto falhou, como tem falhado por diversas vezes. Temos nós que compreender essas falhas, como têm o IM e os seus defensores que aceitar a crítica, pois quantas vezes falhamos nós, e temos que reconhecer razão a quem nos critica, não só em relação à metereologia, como em relação a tudo na vida?
É ja a correr!!!
Alguém me sabe dizer a descrição do alerta laranja para Bragança, é que não consigo visualizar essa página...só me aparcem os alertas costeiros.
Alguém me sabe dizer a descrição do alerta laranja para Bragança, é que não consigo visualizar essa página...só me aparcem os alertas costeiros.
Meteo: Alertas laranja e amarelo para região costeira continental e Madeira
18 de Janeiro de 2009, 10:20
Lisboa, 18 Jan (Lusa) - O Instituto de Meteorologia lançou hoje um alerta de mau tempo no litoral continental e na Madeira, advertindo ainda para ventos fortes nas terras altas no final da tarde.
A costa dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria está em alerta laranja (segundo mais grave) devido a agitação no mar, que pode provocar ondas de até seis metros.
Os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob alerta amarelo na região costeira.
Na Madeira, foi emitido um alerta amarelo devido à agitação marítima.
A partir das 18:00, os ventos fortes vão atingir as terras altas dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança.
Os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra sofrerão com os ventos fortes somente a partir das 21:00.
Segundo a previsão do Instituto de Meteorologia, o céu permanecerá nublado em todo o território continental, com períodos de chuva fraca em alguns pontos do país.
Na Madeira, o céu estará nublado durante o dia, com períodos de nebulosidade fraca na vertente norte da ilha.
O Arquipélago dos Açores terá períodos de chuva fraca e abertura do tempo. O mar estará um pouco agitado no grupo central e ocidental das ilhas, ainda segundo as previsões.
As temperaturas máximas previstas para hoje em Portugal continental oscilam entre 9 graus Celsius em Bragança e 17 graus em Faro, enquanto na Madeira poderão chegar aos 22 graus no Funchal e nos Açores aos 20 graus em Santa Cruz.
CSR.
Lusa/Fim