cardu
Nimbostratus
Voltando ao tema do tópico, a run das 18h parece-me que mantém a situação totalmente inalterada para as próximas 48h.
e isso quer dizer o quê??? muita chuva na noite de terça para quarta na grande lisboa???
Voltando ao tema do tópico, a run das 18h parece-me que mantém a situação totalmente inalterada para as próximas 48h.
não aparece nenhuma linha oclusão de aguaceiros no pós-frontal
A carta representa a situação à superfície e não em altitude. Após a passagem da superfície frontal fria, entra uma massa de ar mais fria e instável que vai dar origem à continuação da precipitação, em forma de aguaceiros.
O facto da massa de ar ser muito fria em altitude vai criar condições para a ocorrência de trovoadas e queda de granizo, para além da neve em todos os sistemas montanhosos do interior norte e centro.
A expressão "linha de oclusão de aguaceiros" não se utiliza, meteorologicamente falando.
O estado final de uma depressão frontal ocorre quando o ar frio atrás da superfície frontal fria atinge o ar frio à frente da superfície frontal quente. Este estado chama-se oclusão.
Na região da frente quente (que tem um declive vertical suave) o ar quente ascende e formam-se nuvens estratificadas de pequeno desenvolvimento vertical que provocam precipitação continua. Por outro lado, na região da frente fria, o ar quente e húmido sobe ao longo dessa superfície (que é mais inclinada que a superfície frontal quente), favorecendo, assim, à frente da superfície frontal fria, o desenvolvimento de nuvens do tipo cumulonimbus e a ocorrência de precipitação em regime de aguaceiros"
O sector de oclusão deste sistema frontal encontra-se representado, na carta, pelo sector onde se juntam a frente fria e a frente quente (parte da linha onde existe alternância entre formas triangulares e boleadas, aproximadamente desde o norte das Ilhas Britânicas até ao sul da Suécia).
A precipitação que vai ocorrer em Portugal Continental após a passagem da frente fria tem a haver com as características da massa de ar que procede de noroeste (húmida e muito fria por ter origem em latitudes muito altas).
... Após a passagem da superfície frontal fria, entra uma massa de ar mais fria e instável que vai dar origem à continuação da precipitação, em forma de aguaceiros...
A expressão "linha de oclusão de aguaceiros" não se utiliza, meteorologicamente falando.
TERMINADO !!!!
PARA SABADO E PARA A ZONA DE BARROSO(MONTALEGRE) O FREEMETEO METE OUTRA VEZ NEVE ?? VEJAM OS DADOS NO SEGUINTE LINK
http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2737502
NÃO SEI SE COM ALGUM FUNDAMENTO ??
CUMPRIMENTOS
MIGUEL MOURA
O IM subiu a cota dos 400m para 600m. Alterarou-se alguma coisa? Ja se falou aqui em cotas de 300m, e ate -. Apesar da cota ser dificil de prever, abria aqui mais uma vez a discuçao perante estes novos dados sem querer duvidar da previsao do IM, note bem
Não sou bruxo, mas estou a prever que em breve o freemeteo se passe, e comece a dar neve para tudo quanto é sítio, mas tambem não admira, com uma situação destas vamos lá ver em que tipo de caldo isto fica.
De run para run têm metido mais frio ai ai no que isto poderá dar se ontem o GFS tava interessante hoje ainda está mais.