Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Após a passagem da frente segundo as cartas sinópticas não aparece nenhuma linha oclusão de aguaceiros no pós-frontal dai não entender de onde aparece toda aquela precipitação do GFS :huh::rolleyes:

brack0a.gif

não aparece nenhuma linha oclusão de aguaceiros no pós-frontal

A carta representa a situação à superfície e não em altitude. Após a passagem da superfície frontal fria, entra uma massa de ar mais fria e instável que vai dar origem à continuação da precipitação, em forma de aguaceiros.
O facto da massa de ar ser muito fria em altitude vai criar condições para a ocorrência de trovoadas e queda de granizo, para além da neve em todos os sistemas montanhosos do interior norte e centro.

A expressão "linha de oclusão de aguaceiros" não se utiliza, meteorologicamente falando.

A carta representa a situação à superfície e não em altitude. Após a passagem da superfície frontal fria, entra uma massa de ar mais fria e instável que vai dar origem à continuação da precipitação, em forma de aguaceiros.
O facto da massa de ar ser muito fria em altitude vai criar condições para a ocorrência de trovoadas e queda de granizo, para além da neve em todos os sistemas montanhosos do interior norte e centro.

A expressão "linha de oclusão de aguaceiros" não se utiliza, meteorologicamente falando.

provavelmente não me expressei como devido o que queria dizer era que não se via o estado de oclusão característico de uma situação pós frontal onde leva ao aparecimento de aguaceiros ;)

"
O estado final de uma depressão frontal ocorre quando o ar frio atrás da superfície frontal fria atinge o ar frio à frente da superfície frontal quente. Este estado chama-se oclusão.

Na região da frente quente (que tem um declive vertical suave) o ar quente ascende e formam-se nuvens estratificadas de pequeno desenvolvimento vertical que provocam precipitação continua. Por outro lado, na região da frente fria, o ar quente e húmido sobe ao longo dessa superfície (que é mais inclinada que a superfície frontal quente), favorecendo, assim, à frente da superfície frontal fria, o desenvolvimento de nuvens do tipo cumulonimbus e a ocorrência de precipitação em regime de aguaceiros"

O estado final de uma depressão frontal ocorre quando o ar frio atrás da superfície frontal fria atinge o ar frio à frente da superfície frontal quente. Este estado chama-se oclusão.
Na região da frente quente (que tem um declive vertical suave) o ar quente ascende e formam-se nuvens estratificadas de pequeno desenvolvimento vertical que provocam precipitação continua. Por outro lado, na região da frente fria, o ar quente e húmido sobe ao longo dessa superfície (que é mais inclinada que a superfície frontal quente), favorecendo, assim, à frente da superfície frontal fria, o desenvolvimento de nuvens do tipo cumulonimbus e a ocorrência de precipitação em regime de aguaceiros"

O sector de oclusão deste sistema frontal encontra-se representado, na carta, pelo sector onde se juntam a frente fria e a frente quente (parte da linha onde existe alternância entre formas triangulares e boleadas, aproximadamente desde o norte das Ilhas Britânicas até ao sul da Suécia).

A precipitação que vai ocorrer em Portugal Continental após a passagem da frente fria tem a haver com as características da massa de ar que procede de noroeste (húmida e muito fria por ter origem em latitudes muito altas).

O sector de oclusão deste sistema frontal encontra-se representado, na carta, pelo sector onde se juntam a frente fria e a frente quente (parte da linha onde existe alternância entre formas triangulares e boleadas, aproximadamente desde o norte das Ilhas Britânicas até ao sul da Suécia).

A precipitação que vai ocorrer em Portugal Continental após a passagem da frente fria tem a haver com as características da massa de ar que procede de noroeste (húmida e muito fria por ter origem em latitudes muito altas).

Exacto amigo Gerofil estou a entender o que dizes ;) estava-me a referir concretamente a estas linhas que sublinhei que costumam aparecer logo na traseira de uma frente e que desta vez não estão evidentes na carta mas deve ser devido mesmo ao que dizes ;)

34e7qsl.jpg

... Após a passagem da superfície frontal fria, entra uma massa de ar mais fria e instável que vai dar origem à continuação da precipitação, em forma de aguaceiros...

Bem observado.Oportuna correcção.
Basta admirar /contemplar a vastidão da invasão dessa massa de ar fria que se avizinha, para admitir facilmente que a precipitação continuará após a passagem da frente.
Sem linhas de instabilidade, mas sim avulsa, ainda que pontualmente contínua ou extemporaneamente forte quanto mais a Noroeste estivermos.
Mas é nestas advecções de Noroeste Global , admitamos, que a quantidade de precipitação prevista mais se afasta da efectivamente verificada.
Compreendo as desconfianças.
Mas a certeza será esta (e já aqui foi dito,por mais que um de nós,) :
-A norte não haja ilusões:- Este evento nada terá de semelhante com o pretérito dia 9. Mesmo que o sublime elemento branco nos visite a " cotas relativamente baixas" ,será seguramente mais fugidio que aquele.
Quarta-feira , tudo estará já terminado.
Tudo?
Não ... Quedará a chuva e o vento...

TERMINADO !!!!
PARA SABADO E PARA A ZONA DE BARROSO(MONTALEGRE) O FREEMETEO METE OUTRA VEZ NEVE ?? VEJAM OS DADOS NO SEGUINTE LINK
http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2737502

NÃO SEI SE COM ALGUM FUNDAMENTO ??

CUMPRIMENTOS
MIGUEL MOURA

Olá !

O Freemeteo é um site, automatizado, que pega em dados dos modelos. Os modelos são programas informáticos que simulam a atmosfera. Com tudo de bom e de mau que isso implica. Com as virtudes e limitações dessa filosofia, ao qual acrescem as virtudes e limitações de cada modelo em questão (nalguns casos nem sabemos quais são).

Ora, todos nós humanos, temos alguma capacidade analítica que nos distingue das máquinas. Não que elas (as máquinas) estejam erradas, muitas vezes estão espantosamente certas de uma forma que até há poucos anos nunca sonharíamos. Eu por exemplo ultimamente acho o GFS estupidamente certo, demasiado certo para o meu (humano) gosto. Pura inveja humanoide. Mas apesar de toda esta evolução, ainda cabe a nós, homo sapiens, às vezes olhar para o que as máquina dizem e avaliar se as coisas que elas debitam tem lógica ou não.

Portanto Miguel, quem melhor do que tu, que certamente conheces o tempo por aí melhor do que todos nós e do que qualquer maquina, quem melhor do que tu para avaliar se a coisa terá algum fundamento ou não. Terá ? Eu pessoalmente acho que para aí até tem muito fundamento, muita coisa estaria catastroficamente errada se não nevasse aí. Mas melhor do que a minha opinião, que pouco conheço da tua região e clima, será a tua opinião, cruzada com a dos modelos. E acredita, confio muito mais na tua opinião e experiência, do que na do freemeteo nalguma das suas habituais saídas meio alucinadas :) Se por exemplo quisesse saber se vai nevar em Bragança, jamais trocaria a opinião do freemeteo pela opinião de alguns membros do fórum a quem aprendi a respeitar.

PS: Não uses maiúsculas nos post's, na netiqueta são consideradas gritos.

Bem o IM sobe as cotas até os 600m.

Realmente concordo com o Nimbostrato, e cada vez mais acho que isso parece mais uma daquelas famosas tempestades de chuva e vento que em tentos invernos nos visitou, com um pouco mais de frio a mistura. A temperatura está nos 11ºC Vamos ver como isso segue. :(

O IM subiu a cota dos 400m para 600m. Alterarou-se alguma coisa? Ja se falou aqui em cotas de 300m, e ate -. Apesar da cota ser dificil de prever, abria aqui mais uma vez a discuçao perante estes novos dados sem querer duvidar da previsao do IM, note bem

Eu penso que a alteração foi o bom senso e acima de tudo o realismo...600 a
800m parece-me uma cota mais que acertada para esta situação que não terá mais que chuva, possibilidade de granizo/trovoadas, vento forte mar alteroso...e neve nas terras altas!

Desculpem, mas essas cotas de 100/200m que já se falaram aqui dão-me vontade de rir....:lmao:

Não sou bruxo, mas estou a prever que em breve o freemeteo se passe, e comece a dar neve para tudo quanto é sítio, mas tambem não admira, com uma situação destas :lmao: vamos lá ver em que tipo de caldo isto fica.

De run para run têm metido mais frio :w00t: ai ai no que isto poderá dar :shocking: se ontem o GFS tava interessante hoje ainda está mais.

gfs-1-30.png

gfs-2-30.png

Não se alterou em nada o modelo do GFS.:w00t:
Então porque é que desta vez somos nós a subir a cota de neve:huh:, já não chega quando os modelos são alterados toda a hora:lol:. Deixem-me sonhar com a minha aldeia cheia de neve:rolleyes::rolleyes:.

Há que ter esperanças.. Nunca se sabe, num aguaceiro e nas horas mais frias do dia, tudo é possivel, é possivel admitir um desvio de 100 ou 200m de cota nessas circunstancias.

O IM Espanhol - AEMET, prevê para algumas localidades fronteiriças, 3ª Feira:

De oeste para este, e de norte para sul, as seguintes cotas:

Pontevedra : 300m
Ourense___: 200m
Zamora____: 600m
Salamanca_: 500m
Cáceres___: 500m
Badajoz___: 600m
Huelva____: 700m

É sempre provável que as cotas possam descer pelo menos 100m nalgum momento do dia.