Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Eu penso que a alteração foi o bom senso e acima de tudo o realismo...600 a
800m parece-me uma cota mais que acertada para esta situação que não terá mais que chuva, possibilidade de granizo/trovoadas, vento forte mar alteroso...e neve nas terras altas!

Desculpem, mas essas cotas de 100/200m que já se falaram aqui dão-me vontade de rir....:lmao:

Eu sinceramente também me custa a acreditar em cotas dessa ordem pelo litoral nesta situação sinóptica, mas eu não ponho o pescoço no cepo dessa forma, tenho muito respeitinho pelo clima e este ano está fértil em surpresas :D

Acima de tudo, acho que nós somos é uns privilegiados, estas coisas não acontecem todos os dias, nem todos os anos nem todas as décadas. As próximas 24 horas vão ser interessantes de seguir, depois estudar e depois tirar conclusões.

A AEMET coloca cota 200m em Ourense.
Para 4ª feira o IM dá-nos cota 600 durante a madrugada e manhã mas depois põe 0º e a nevar na cota 400m de Vila Real e 2º com precipitação para Coimbra(ainda cidade do litoral). Com estas temperaturas de madrugada e ao ínicio da manhã só neva acima dos 600m? :huh:

A AEMET coloca cota 200m em Ourense.
Para 4ª feira o IM dá-nos cota 600 durante a madrugada e manhã mas depois põe 0º e a nevar na cota 400m de Vila Real e 2º com precipitação para Coimbra(ainda cidade do litoral). Com estas temperaturas de madrugada e ao ínicio da manhã só neva acima dos 600m? :huh:

As questões que colocas são pertinentes...

Mas sejamos objectivos. De entre nós, com opinião mais ou menos fundamentada, que coerência nas cotas temos apresentado... Ok, somos muito e com diferentes susceptibilidades...

Mas mesmo num ambiente profissional de um organismo oficial como o IM. Não haverá também diferentes susceptibilidades na interpretação dos modelos e na experiência pessoal neste tipo de situações. Por outro lado não existirão dúvidas que também nós apresentamos neste momento?

Não faço disto uma tentativa de defesa do IM... De maneira nenhuma. Tento apenas colocar-me do outro lado e com a experiência amadora que aqui acontece no MeteoPT, tentar ver o outro lado... Se calhar ás vezes as diferenças não são muitas com este lado, no que diz respeito à questão humana. O errar ou acertar é humano... para todos! :)

Eu sinceramente também me custa a acreditar em cotas dessa ordem pelo litoral nesta situação sinóptica, mas eu não ponho o pescoço no cepo dessa forma, tenho muito respeitinho pelo clima e este ano está fértil em surpresas :D

Acima de tudo, acho que nós somos é uns privilegiados, estas coisas não acontecem todos os dias, nem todos os anos nem todas as décadas. As próximas 24 horas vão ser interessantes de seguir, depois estudar e depois tirar conclusões.

Pois...é bem verdade...

Eu quando mencionei as cotas de 100/200m refiro-me ás regiões do litoral..mas não descarto a possibilidade de nevar a partir dos 200m em regiões mais frias do interior talvez uns 70/100 km para o interior... embora também ache muito pouco provavel andar tão baixo...mas logo se verá como evolui a situação:thumbsup:

Pois...é bem verdade...

Eu quando mencionei as cotas de 100/200m refiro-me ás regiões do litoral..mas não descarto a possibilidade de nevar a partir dos 200m em regiões mais frias do interior talvez uns 70/100 km para o interior... embora também ache muito pouco provavel andar tão baixo...mas logo se verá como evolui a situação:thumbsup:

Eu estou a +- 40km do litoral, mas tenho a serra como barreira primeiro, então em que devo acreditar?

Pois...é bem verdade...

eu acredito em cotas de 600 a 800 mts mas no nordeste poderao chegar a 300 ou 400

Eu estou a +- 40km do litoral, mas tenho a serra como barreira primeiro, então em que devo acreditar?

Prognósticos só no fim :D

Esta situação é muito rara por estas bandas, circulação de Oeste extremamente fria. Portanto para já acredito na experiência do IM.

Agora as cotas do GFS no litoral norte rondam os 100m. O que pode fazer subir as cotas, circulação de Oeste. O que pode fazer descer, convecção já que o CAPE não sendo muito elevado também não é de descartar.

Eu que pouco percebo disto, digo que a cota no litoral norte tanto pode ser de 0 metros como de 600 metros.

Amigos, neste caso é mesmo esperar para ver, vai ser uma autêntica lotaria.

É impressionante como é que com temperaturas tão amenas hoje, poderá amanhã haver surpresas por Portugal inteiro.

Eu ainda sou muito verde nestes assuntos, mas.. quando arrefece assim de tão rápido, não é mais provável que ocorra granizo em vez de neve? (a cotas baixas/médias)?

Lembro-me doutros tempos, onde nevava por exemplo acima de 600/700m e em Castelo Branco granizava com 3 ou 4ºC! (arrefecia rápido, ao longo dum aguaceiro forte)

Talvez não seja este o caso, onde tudo acontece acima dos 850hPa com muito frio a 500hPa. Talvez o granizo ocorra noutras circunstâncias, talvez com menos frio a 500hPa, mais frio a 850hPa.. Alguém sabe?

Tenho mais esperança de ocorrer granizo amanhã, do que neve em alguns locais! Mas estou na espectativa, pela primeira vez estou atento às temperaturas nos 850hPa e 500hPa, pois é muito importante. Tenho agora noção dessa importância. Aprende-se muito neste forum!! :)

Desculpem a pergunta, mas quando é que vai ser o pico disto tudo (vento, chuva, ondulação)?

É que ontem disseram no telejornal que só a partir da tarde de hoje é que começava a piorar, e neste momento o vento já sopra forte com rajadas... Ainda não estamos no pico da acção? :unsure:

Desculpem a pergunta, mas quando é que vai ser o pico disto tudo (vento, chuva, ondulação)?

É que ontem disseram no telejornal que só a partir da tarde de hoje é que começava a piorar, e neste momento o vento já sopra forte com rajadas... Ainda não estamos no pico da acção? :unsure:

Observando o modelo GFS parece-me que a maior proximidade entre as linhas isobaricas, se está verificando já desde as 9h, até ao 12h (pico máximo).

Mas isto não diz tudo, é apenas um aferidor de intensidade média de vento, pois com a fase seguinte mais convectiva, tudo é possível.. podem haver rajadas de vento na passagem de um aguaceiro forte, e não é nestes modelos que vamos encontrar explicações através do gradiente de pressão (proximidade das linhas isobaras).

http://portuguese.wunderground.com/modelmaps/maps.asp?model=GFS&domain=EU

é a mesma situação que eu. Estou a cerca de 80km da costa e com a Serra de Montejunto a fazer de barreira.;)