Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

bom dia

como a depressão vai passar primeiro nos Açores eu depois digo como foi para voçês aí no continente se irem preparando ou não:lol:

Eu só confio nas previsões de modelos quando entramos nas 72 horas. Daí que tenha ainda muitas reservas para a 2ª depressão ao largo de Portugal, ainda falta bastante. É para ir observando as evoluções. Afinal só começou a cavar assim no GFS na run das 18, ontem na saída do meio dia ainda não estava assim.

De qualquer forma, aí nos Açores estejam atentos pois a primeira depressão tem um aperto isobárico mesmo sobre S.Miguel e Santa Maria, uma situação a acompanhar com mais cuidado, pois aí sim, já falamos a 72 horas horas (3 dias). Mas também pode mudar obviamente.

21873900eb6.gif

Bem esta situação, (se se confirmar visto que ainda falta bastante tempo), do proximo fim de semana parece-me ser diferente de todas as outras, vem certinha e direitinha ao territorio nacional, nem o sul pode reclamar. E trás muita animação de certeza. Não é assim? Ou estou a analisar mal?:huh:

Uma situação para acompanhar com toda a certeza....

Bem esta situação, (se se confirmar visto que ainda falta bastante tempo), do proximo fim de semana parece-me ser diferente de todas as outras, vem certinha e direitinha ao territorio nacional, nem o sul pode reclamar. E trás muita animação de certeza. Não é assim? Ou estou a analisar mal?:huh:

Uma situação para acompanhar com toda a certeza....

É uma situação a acompanhar e pode ainda mudar muito... Se fosse agora, e repito SE, seria uma situação muito preocupante sobretudo ao nível dos ventos e ondulação...

Mas cá está ainda falta... é o médio prazo! Demasiado perto para dizer que é fantasia, mas demasiado longe para afirmar que vai mesmo ocorrer assim!

Situação interessante de facto, mas também algo preocupante caso se concretize assim como mostra o modelo GFS.Ainda falta muito tempo, muitas runs, e se calhar algumas ainda sairão mais "extremas" que esta, por isso vamos aguardar com calma...:D

Eu aposto que... a depressão passará ao largo da costa portuguesa, enfraquecerá e passará quiças pelo estreito para o mediterrâneo onde poderá ganhar novamente força, se nao se dissipar antes.

123aj7.jpg

Os anticiclones, para mim, irão unir-se com 99% certeza, sendo que o AA Açores pode muito bem meter-se na peninsula e gerar fluxo de leste em vez de Nordeste..

Resumindo, a seguir à passagem da depressão, deve vir frio seco, situação temporaria..

assim como o dizes é mais provavel que a depressao cruze a PI de NW para SW do que fazer o tragecto por gibraltar....a ver vamos;):thumbsup:
seja como for será na mesma uma situação " do caraças "...:w00t::thumbsup::eek::rain:

Indiquei aquele trajecto da depressão, mas ainda não tinha observado a animação que o Vince colocou.. Mas trata-se realmente de uma situação que pode ser complicada para muitas localidades, neste momento ainda não deviamos afirmar certezas nos trajectos (foi erro meu).

Observando a animação do Vince, dá a entender que o trajecto seria a Galiza, até SW de França.

Mas a minha hipótese fundamentei-a observando/antevendo que a bolsa de frio se despegasse a norte, como que permitindo a união dos AA, e se deslocasse para sul enfraquecendo o frio progressivamente, mas alimentando no entanto de convectividade a depressão. Por isso afirmei que esta se deslocasse para sul, ao longo da costa..

Mas ainda é cedo, e admito que tratando-se de uma situação potencialmente perigosa, todo o cuidado é pouco nos prognosticos.

Mas o AA dos Açores, parece-me que se esticaria para as Ilhas Britânicas e o outro se alargaria até à Escandinávia (fundido-se os 2), ou então este último desaparece pelo interior da Europa..

Ainda é cedo..

Indiquei aquele trajecto da depressão, mas ainda não tinha observado a animação que o Vince colocou..

É outra Paulo. Há 2 depressões diferentes, a que coloquei era a primeira, a segunda de facto iria mergulhar para sul enquanto enchia rapidamente como que querendo poupar Portugal a chatices mais graves a nível de vento.

Eu daqui a bocado coloco a animação toda mas da run das 12Z quando esta sair (lá para as 16:00 até chegar a esse dia)

gfs-2-288.png

este sim é bem melhor de ver do que a depreção que só dá vento e chuva e problemas :(:(:(

É depressão...não depreção...:lmao:

E que eu saiba a neve o frio e o gelo também dão problemas, se forem em excesso, é como tudo na vida, o que é demais derrama a obra...:thumbsup:

Acabadinha de sair.
Mesmo fresquinha.
A 1ª depressão já irá dar que falar na madrugada de quinta para sexta
pelo menos aqui por terras do noroeste:

semttulojl3.png
[/URL][/IMG]

Esta saída das 12 h do GFS cava ainda mais todo sistema depressionário
e coloca-o quase a roçar o Noroeste da P.I.

Quanto ao que poderá ainda vir mais lá para diante o melhor é nem falar,
já que a distância ainda é larga mas, os modelos apontam para cenários ainda mais gravosos do que para sexta.
Habemos Inverno...

Sendo que a realidade ainda é mais extrema que o devaneio... a acompanhar com muita atenção...

Sem dúvida...que situação complicada! :eek:

Mas quer-me parecer que saída após saída o centro da depressão será colocado mais a Norte até encontrar o centro da anterior depressão. Ainda assim, certamente que trará fortes chuvadas e ventos fortes a muito fortes em todo o território.

Nota: O O ECM corrobora na mesma linha de pensamento do GFS!

Fonte: http://www.meteociel.com

Sem dúvida...que situação complicada! :eek:

Mas quer-me parecer que saída após saída o centro da depressão será colocado mais a Norte até encontrar o centro da anterior depressão. Ainda assim, certamente que trará fortes chuvadas e ventos fortes a muito fortes em todo o território.

Sim, a colocação ainda pode variar, mas como dizes os efeitos vão-se sentir...

Mas há uma coisa: Embora a segunda depressão seja aquela que se apresenta mais intensa, não nos podemos esquecer que a primeira já é suficientemente complicada... E já está aí a 72h!