a run das 6z do gfs tá um mimo a situação para 29jan-3feb é como o klaus mas mais forte e a sullindo
Já estamos habituados ... caro colega Algarvio, mas pode que nesse fim de semana a seguir se arranje qualquer coisinha para nós !!
Cuidado com as comparações, o Klaus teve ventos de 150km/h e rajadas superiores. Evita os exageros por favor.
Se se confirmasse esta semana do GFS, quase que se devia abrir uma excepção e dar o nome de Aurélio I e II às depressões
entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro começa a desenhar-se ,em todos os modelos, uma situação de tempo adverso ou mesmo severo com muito vento e chuva ( quiça trovoadas) , neve a cotas medias e ondulação forte.
segundo o GFS, primeiro uma frente fria relativamente activa ao aproximar-se do continente dará origem a uma ciclogenese a NW do mesmo, essa depressao com pressao minima de 995hpa deslocar-se-há para SE atravessando o sul de portugal em fase de enchimento, depois uma segunda frente criará um cavado a W do continente e grará uma segunda depressao igualmente potente que a anterior que cruzará lentamente o centro do pais de WSW para ENE .
atenção que esta situação já se encontra modelada dentro dos limites de fiabilidade dos modelos sendo muito provavel o seu desenvolvimento.
aqui o ensemble para o centro:
estas situações e sucessões de instabilidade já me fazem lembrar um pouco o Inverno de 2000/2001. Não Tarda muito e se continuar assim é possível surgirem de novo as cheias no Vale do Tejo.
Uma coisa é certa este Outono-Inverno tem sido fantástico...só tenho pena de já estarmos no final de Janeiro...mas aínda não perdi a esperança de este ano ver um dos maiores nevões de que há memória em Bragança...