Neste caso tínhamos laranja no alerta...mas é muito cedo para falar nisso porque a depressão ainda vai ter muitas formas e feitios e as isobaras vão estar ainda ou mais afastadas ou mais juntas...Mas para mim uma forte tempestade já ninguém a tira
E no dia 4 de Novembro desse ano?
Neste caso tínhamos laranja no alerta...mas é muito cedo para falar nisso porque a depressão ainda vai ter muitas formas e feitios e as isobaras vão estar ainda ou mais afastadas ou mais juntas...Mas para mim uma forte tempestade já ninguém a tira
Permitam-me só um OFF-TOPIC:Andei à procura desse dia e reparei que as cartas mostravam uma DANA. Não tenho os registos desse dia.
4 novembro 2006
Uma forte "tromba d'água" assolou ontem as freguesias de Alcanena, Vila Moreira e Gouxaria. O próprio Presidente da Câmara confirmou perantes as câmaras de televisão que a chuvada torrencial não demorou mais de 20 a 30 minutos.
Os pequenos ribeiros transbordarm e provocaram muitos estragos com intensas inundações e fortes correntes de àguas que arrastavam tudo no seu caminho. Os telejornais mostraram imagens preocupantes, tendo ficado dasalojadas algumas pessoas.
Várias estradas foram cortadas, e o trânsito na auto-estrada A1 foi parcialmente interrompido devido a um aluimento de terras.
Também no Concelho de Ourém a situação esteve grave, com várias estradas intransitáveis, e os comboios da Linha do Norte estiveram parados devido a uma inundação no Túnel de Caxarias.
Em Tomar os meios de protecção civil estão preparados para o extravasamento do leito do Rio Nabão.
Prevê-se que o nível das águas do Nabão em Tomar deve subir até aos cinco metros cerca das 21:00h (de ontem) e vários estabelecimentos comerciais do centro histórico já encerraram, estando a ser colocadas protecções contra as inundações.
Felizmente, esta "torrente de àgua" não se fez sentir em Minde com grande intensidade, sendo de prever que aqui os problemas também iriam ser muito graves.
Permitam-me só um OFF-TOPIC:
Lembro-me desse dia como se fosse hoje. Choveu torrencialmente e com trovoadas.
Sim.Lembro-me perfeitamente. Eu tive a água a entrar-me dentro de casa e foi aflitivo. É por isso que fico sempre apreensivo quando surgem estas situações. Aliás, foi um dos factores que me fez começar a interessar mais pela meteorologia e a descobrir este forum. Espero que seja uma situação que não cause danos materiais e sobretudo pessoais se se confirmar.
Muita calma naquilo que se diz se faz favor ...
Não se esqueçam que depressões deste tipo nem a 48horas existem certezas no "cavação da depressão" ....
Amanhã é o dia D !!
Não sejam tão alarmistas se faz favor !!
Isto nada tem a ver com DANAS !!
Impressionante a depressão mostrada no modelo para o próximo sábado 31/1 segundo esta run das 18 Z
Autêntica tempestade de chuva e ventos fortes com rajadas acima dos 120 km /h, e se acontecer assim como está modelada neste momento será das mais fortes que Portugal conheceu...
Isto está a ficar bem mais perigoso para nós do que o Klaus..vamos ver as próximas saídas...mas eu aposto num desagravamento da situação...