Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

nesse dia graças a essa depressão sai mais cedo da escola, foi uma 6ª feira,a protecção civil nesse dia também emitiu alerta vermelho,e era para sair as 5:30 no dia mais chato da semana, graças a isso sai 30m antes...

airpressurevk6.png

Olha olha as semelhanças :lmao::lmao: eu não quero imaginar se isto se concretiza, é desta pessoal, é desta que o IM vai ser reequipado...IP IP URRA IP IP URRA, venha ela, só assim é que o pessoal aprende, mas mais cavada, ou então mais pra sul.

Quais são os eventos extremos que ela pode trazer.
Tornados...
Ventos na ordem dos...com rajadas a....
agitação maritima...

100 km/h no mínimo no norte, não de rajada, mas constante, durante a passagem da frente não quero imaginar as rajadas:shocking: 120/140 km/h...mais uma vez os Galegos levam com 160 km/h a 200 km/h, nada de mais, os senhores do aquecimento acham isto normal :lmao: por isso não se preocupem, isto é do co2.

A última vez que vi algo assim deu nisto :lmao: :assobio:

Carta sinóptica de 24/11/2006: para comparação com a prevista para 31/01/2009:

bracka20061124ds1.gif

Lembro-me bem deste temporal que largou bastante chuva aqui no Porto e muito vento!

Sim.Lembro-me perfeitamente. Eu tive a água a entrar-me dentro de casa e foi aflitivo. É por isso que fico sempre apreensivo quando surgem estas situações. Aliás, foi um dos factores que me fez começar a interessar mais pela meteorologia e a descobrir este forum. Espero que seja uma situação que não cause danos materiais e sobretudo pessoais se se confirmar.:unsure:

sim também me lembro bem desse dia,quem não se lembra né?:p (nesse dia andava no PC a ver um "Tal" fórum chamado Meteopt.com ainda na condição de visitante :rolleyes:) Moro num 2º andar e lembro-me que lá em baixo nas escadas ficou tudo inundado, nunca tinha visto algo semelhante:shocking:

Em relação ao que aí vem, não sei...a ver vamos, mas espero que também não seja nada de grave:unsure:

Carta sinóptica de 24/11/2006: para comparação com a prevista para 31/01/2009:

bracka20061124ds1.gif

Lembro-me bem deste temporal que largou bastante chuva aqui no Porto e muito vento!

Agora pergunto, tem alguma coisa a ver com este temporal que mostra nos modelos ? Penso que pouca ou nada tem a ver em termos de intensidade, mas calma quarta e quinta são dias decisivos!;)

Quais são os eventos extremos que ela pode trazer.
Tornados...
Ventos na ordem dos...com rajadas a....
agitação maritima...

Uma depressão deste tipo tem sempre linhas de grande instabilidade a própria frente é muito activa e muito provavelmente terá no seu centro nuclios convectivos bastante activos suponho logo não é de descartar tornados trombas marinhas que basicamente é o mesmo fenómeno só que um é em terra outro no mar :) os ventos nesta run são claramente acima dos 100km/h em rajada com o constante na ordem dos 60 a 80km/h mas isso dos ventos depende muito da disposição das isobaras. Rezem para que não cave mais, que é o que temo :(

Uma depressão deste tipo tem sempre linhas de grande instabilidade a própria frente é muito activa e muito provavelmente terá no seu centro nuclios convectivos bastante activos suponho logo não é de descartar tornados trombas marinhas que basicamente é o mesmo fenómeno só que um é em terra outro no mar :) os ventos nesta run são claramente acima dos 100km/h em rajada com o constante na ordem dos 60 a 80km/h mas isso dos ventos depende muito da disposição das isobaras. Rezem para que não cave mais, que é o que temo :(

De certeza que não cava mais. Portugal passa sempre ao lado de tudo. Pode ser que ainda sobre um bocadinho de chuva forte.

MAS, se cavar mais o negocio da madeira e dos pregos vai disparar.

Agora pergunto, tem alguma coisa a ver com este temporal que mostra nos modelos ? Penso que pouca ou nada tem a ver em termos de intensidade, mas calma quarta e quinta são dias decisivos!;)

O do modelo GFS é mais intenso a depressão parece muito activa o centro depressionário está mais perto de nós, a corrente de sul/sw é muito forte e a frente de chuva é muito activa! Tudo ingredientes para gerar um temporal forte!

Temos que aguardar por próximas saídas para confirmar !