Mas agora com uma pequena mudança, onde esta laranja era vermelho, e vermelho laranja, com esta saída o braço da depressão afecta claramente o centro e sul,mas ainda vai mudar muita coisa, ainda não se tem certezas de nada
Infelizmente é já praticamente impossível ela não vir...e penso que vai agravar ainda mais em algumas saídas
Quais são os eventos extremos que ela pode trazer.
Tornados...
Ventos na ordem dos...com rajadas a....
agitação maritima...
100 km/h no mínimo no norte, não de rajada, mas constante, durante a passagem da frente não quero imaginar as rajada 120/140 km/h...mais uma vez os Galegos levam com 160 km/h a 200 km/h.
Sim.Lembro-me perfeitamente. Eu tive a água a entrar-me dentro de casa e foi aflitivo. É por isso que fico sempre apreensivo quando surgem estas situações. Aliás, foi um dos factores que me fez começar a interessar mais pela meteorologia e a descobrir este forum. Espero que seja uma situação que não cause danos materiais e sobretudo pessoais se se confirmar.
Carta sinóptica de 24/11/2006: para comparação com a prevista para 31/01/2009:
Lembro-me bem deste temporal que largou bastante chuva aqui no Porto e muito vento!
Quais são os eventos extremos que ela pode trazer.
Tornados...
Ventos na ordem dos...com rajadas a....
agitação maritima...
Uma depressão deste tipo tem sempre linhas de grande instabilidade a própria frente é muito activa e muito provavelmente terá no seu centro nuclios convectivos bastante activos suponho logo não é de descartar tornados trombas marinhas que basicamente é o mesmo fenómeno só que um é em terra outro no mar os ventos nesta run são claramente acima dos 100km/h em rajada com o constante na ordem dos 60 a 80km/h mas isso dos ventos depende muito da disposição das isobaras. Rezem para que não cave mais, que é o que temo
Agora pergunto, tem alguma coisa a ver com este temporal que mostra nos modelos ? Penso que pouca ou nada tem a ver em termos de intensidade, mas calma quarta e quinta são dias decisivos!