Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Boas

Pelo o que mostram os modelos e por uma breve pesquisa nalguns sites, parece ser o evento do ano ate agora, mas ainda agora o ano começou, acho que vamos ser brindados desta vês:) Pessoal do norte e centro, cuidado nas estradas, e contamos com vocês, companheiros deste fórum, para enchermos este fórum de fotos e vídeos sobre o nosso Portugal e a neve .

Abraço

A queda de temperatura vai ser brutal o estar ameno no dia anterior não vai ser impedimento para terça nevar em grande parte do Norte e Centro e até é possível no Interior do Alentejo.

O episodio de neve na terça-feira promete bastante, pena que será muito curto e nem dará para "gozar" muito o evento. Eu, porém, começo a olhar mais para a precipitação (em especial no extremo norte) que, a confiar nos modelos, poderá ser bastante interessante. Imaginem no próximo sábado ter um acumulado do dia de mais de 80mm com toda a chuva já debitada ao longo da semana, num total calculado de mais de 200mm.

Poderá ser um evento marcante, a ver vamos...

A queda de temperatura vai ser brutal o estar ameno no dia anterior não vai ser impedimento para terça nevar em grande parte do Norte e Centro e até é possível no Interior do Alentejo.

É como eu disse, apenas questiono... O que me define aqui é o gosto pela meteorologia e o interesse de querer saber mais e partilhar experiências/informações, mas ainda tou muito verdinho.:lol:
E aqui o fórum é um espetáculo, porque o espírito é a entreajuda. E desde ja agradeço a tua opinião.:thumbsup:

E espero que tenhas razão. Mas lembras-te se ja aconteceu alguma vez esta situação? Eu lembro-me de andar na escola e preverem uma descida acentuada da temperatura tambem durante a tarde e que eu tambem nao estava muito crente e ela aconteceu. Mas não sei se era com estas condiçoes. Penso que o ceu estava limpo.

os meios existem é preciso é saber mobiliza-los na altura certa e para o local certo ;)

lindo de se ver :D

brack0.gif

Aqui no Norte temos quatro limpa-neves para 800 Km de estrada, (sem contar com as municipais), achas suficiente?
Posso-te dizar que na Gudinha (Espanha- Ourense) têm 16 para 200 Km!

É como eu disse, apenas questiono... O que me define aqui é o gosto pela meteorologia e o interesse de querer saber mais e partilhar experiências/informações, mas ainda tou muito verdinho.:lol:
E aqui o fórum é um espetáculo, porque o espírito é a entreajuda. E desde ja agradeço a tua opinião.:thumbsup:

E espero que tenhas razão. Mas lembras-te se ja aconteceu alguma vez esta situação? Eu lembro-me de andar na escola e preverem uma descida acentuada da temperatura tambem durante a tarde e que eu tambem nao estava muito crente e ela aconteceu. Mas não sei se era com estas condiçoes. Penso que o ceu estava limpo.

É uma entrada potente disso penso que não temos duvidas! Certamente já aconteceu mas não são muito frequentes e esta tem esta particularidade de ser muito repentina virmos de tempo ameno na véspera e entrarmos em ar polar no dia seguinte. Penso ser raro termos -35 e a -5 ao mesmo tempo isso costuma dar neve a cotas que vai dos 0 aos 100m :D mas como é uma entrada tão repentina e com um percorrido marítimo e ainda mais com vento forte não se deve chegar a essas cotas, mas acima dos 300m a acumular acredito piamente, e pode acumular muito... é potente mas ao mesmo tempo rápida essas cotas baixas são vão durar muito tempo.

Concordo que deverá ser o tão esperado nevão deste Outono-Inverno!:D

Agora que estava a ver umas cartas de situações passadas reparei que é uma situação bastante semelhante à de 4 de Fevereiro de 1994, em que nevou muito forte a partir dos 400m salvo erro. Embora esta situação da próxima terça-feira ainda me pareça ter um pouquinho mais de frio, pelo menos cá para o Norte :thumbsup:

olhando para a temperatura que esta hoje ,e o que se prevê para terça ,custa mesmo a acreditar ....mas a mãe natureza e fértil nestas coisas ...

Uma certeza que temos é a de que, qualquer que seja a quantidade de neve que caia, ela irá derreter rapidamente nos dias a seguir, isto é, se ela conseguir acumular nos solos molhados dos dias de chuva anteriores. Amanhã por esta hora as cotas começam a descer em flecha, sabe-se lá até que ponto.

Poderá ser um bom evento no litoral se com o pouco tempo que esta entrada nos afectar conseguir "varrer" este ar ameno instalado, mas nas terras médias e altas do interior, especialmente no contexto deste inverno, não será nada demais excepto nas terras altas mais próximas do litoral onde poderão ter boas acumulações. Aqui em Bragança não é esperada muita precipitação, esta virá mais em força assim que o ar frio se for embora, como é da praxe. Acho que ainda não será desta que teremos "O Nevão de 2009".

Creio que uma das questões que muitos de nós estarão a colocar, é a de saber, se, com esta entrada que aí vem, será possível nevar a cota 0, tal como aconteu na semana passada, e se existe alguma real hipótese de neve na zona da Grande Lisboa, tal como em 2006, que nos apanhou relativamente desprevenidos...