Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
O IM como se percebe facilmente pelo site deles, usa fundamentadamente o ECMWF, instituição do qual o IM faz parte (o próprio presidente do IM, Dr. Adérito Serrão, é desde há uns 2 ou 3 anos presidente do ECMWF) e também o modelo francês de mesoescala ALADIN. De qualquer forma é natural que o IM use outros para previsões, mas tudo o que é automatismos (como prev. para cidades a x dias) penso que devem ser feitas com os modelos referidos.

boas

Isto ainda dá uma trovoada das valente e aí é que eu quero ver os pc´s a irem pela janela, o que eu quero dizer com isto é que o céu está estranho , pesado, apesar de tudo o que já vimos virtualmente.

:D:D:D:D :lmao::lmao::lmao:

abraços

Ela que venha! Já sinto saudades daquelas que fazem estremecer tudo :D :w00t:

Agora só nos resta mesmo aguardar... A massa nublosa que se dirige, se não me engano, na nossa direcção, vinda de áfrica, é bem interessante... :rolleyes:

boas

Isto ainda dá uma trovoada das valente e aí é que eu quero ver os pc´s a irem pela janela, o que eu quero dizer com isto é que o céu está estranho , pesado, apesar de tudo o que já vimos virtualmente.

:D:D:D:D :lmao::lmao::lmao:

abraços

Concordo contigo , não sei porque mas cheira me que elas andem aí:thumbsup:

no NE da peninsula uma area instavel promete animação até meio desta noite.
no norte da argelia uma area instavel com movimento para NW promete animação até meio desta noite
no golfo de cadiz uma area com actividade fraca a moderada pode causar aguaceiros a sul do tejo durante as prox 15-20h, nao é de excluir uma ou outra trovoada fraca embora os valores de CAPE e LI estejam miseravelmente fracos.
esta area ao movimentar-se para norte e posteriormente para NNE vai causar aguaceiros possivelmente acompanhados de trovoada ( apesar de CAPE e LI baixos) no interior norte e centro entre as 10h e as 20h.
na galiza uma zona com fraca actividade poderá causar aguaceiros fracos até ás primeiras horas da madrugada.

O IM como se percebe facilmente pelo site deles, usa fundamentadamente o ECMWF, instituição do qual o IM faz parte (o próprio presidente do IM, Dr. Adérito Serrão, é desde há uns 2 ou 3 anos presidente do ECMWF) e também o modelo francês de mesoescala ALADIN. De qualquer forma é natural que o IM use outros para previsões, mas tudo o que é automatismos (como prev. para cidades a x dias) penso que devem ser feitas com os modelos referidos.

Sim, as previsões automáticas do IM são claro do ECMWF. Os modelos que usam são como disse o Vince basicamente o ALADIN e ECMWF, e o ALADIN só vai a 48h de previsão, alcance pequeno como têm todos os modelos de mesoscala. Portanto aquelas previsões a 10 dias são claro do ECMWF, aliás basta logo ver o tipo de valores previstos automaticamente em cidades do litoral a partir do 4º dia, para ver que além de não ter mão humana, vem de um modelo com malha larga..

Quanto à história de acertarem ou falharem.. Se já no Inverno em sistemas "bem-comportados" como frentes há falhas às vezes enormes nos modelos, então quanto mais em situações destas, que é tudo no limite de "as peças estarem no sítio certo". É sempre o jogo do tira e põe.. Uns exageram mais, outros menos..
Modelos de mesoscala como o ALADIN facilmente põem convecção sobre terra mesmo quando não acontece. Os de larga escala raramente o fazem, e se o fazem normalmente é sinal que há mesmo algo que pode ocorrer, embora claro não garantido, especialmente em situações desta com nuvens de base pouco baixa, muitas vezes modelos como ECMWF exageram.. O GFS também não costuma muitas vezes ver bem estas situações, ou seja, não põe nada quando estão para acontecer, e quando põe é disparatado.
Mas esses falsos-alarmes normalmente são fáceis de despistar.. Raramente vêm em mais que 2 saídas seguidas diria eu..
Seja como for, as avaliações estatísticas continuam a dizer que o ECMWF e o GFS vão à frente em acerto nos modelos globais. Portanto mesmo nas suas falhas, continuarão sempre a ser os mais fiáveis em média.. Não sei se já viram a quantidade de dilúvios convectivos que por exemplo o NOGAPS está sempre a colocar!

E sim, como disse também o Vince, não se pode simplesmente olhar para o CAPE. Não diz tudo.. Há imensos dias de CAPE elevado sem uma núvem no céu aqui em Portugal, e se virmos aqueles mapas de CAPE "assassino" às vezes em França, muita vez nem acontece assim tanto de mais.. O CAPE é a energia disponível para convecção profunda, ou seja, sim se houver CAPE elevado as condições estão lá, mas condicionalmente.. Sem estar a entrar em detalhes de Meteorologia Física e Dinâmica, o CAPE elevado só serve de alguma coisa se houver o mecanismo que force o ar a subir até poder entrar no nível onde o CAPE interessa (a área marcada nas sondagens), seja por aquecimento do solo, por frente, por montanhas, por convergência.
Situações em que há CAPE elevado mas o ar não chega lá e fica tudo em banho-maria são muitas.. Basta ir vendo as previsões de CAPE em dias de calor..

Parece que o final desta semana vai aquecer outra vez :hehe:

maxtemp.png

maxtemph.png

Boas

O modelo ecmwf não tem precipitação? Se não tem, qual o modelo utilizado pelo IM para a preverem? Será que com a password já está disponivel.

Não sei se estou a dizer uma barbaridade, ou este modelo não prevê isso?

Abraços

Sim tem claro!
No site do IM por acaso até está lá a previsão da precipitação, o que não aparece noutros sites. E penso que também a previsão automática da probabilidade de chuva no site do IM terá de vir do ECMWF...

o que o Estofex prevê para amanhã e que poderia dar origem a granizo significativo, mas entretanto penso que a previsão estará desactualizada dada a retirada constante de CAPE de saída para saída pelo menos no GFS, nos outros não sabemos pois não temos dados deles para dizer se estavam bem ou mal. E modelos nunca são a realidade, há que esperar para ver o que acontece amanhã e segunda-feira. A instabilidade anda aí, as peças é que não estão todas juntas e/ou no sítio correcto.

Boas

Confirmado, cá esta a nova saída :thumbsup:

Até estes colocam alerta nível 1 e a actualização tira até a trovoada, fica para mais tarde recordar.

abraços

Boas

Uma imagem que pode dar que falar, pelos relatos aqui no fórum e pelo nowcast feito não nas 3 mas na ultima hora, não existe actividade, nem chuva digna de registo.

Nos modelos não existe conectividade, qual a variável que está a faltar, o que não temos disponível, Humidade, frio em altitude, sorte, a borboleta bater as asas 3 dias mais cedo na Madeira, ou é mesmo não falar Espanhol.

Abraços