Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

acho que a menos de 48h do início do evento só uma catástrofe na atmosfera pode mudar a situação prevista.
quem puder que se mude para o norte e centro (e já não precisa de ser para cotas acima dos 1000 m) durante o fds alargado, penso que se vai bater o record de fotos e filmes:D

A saída das 6z parece-me pouco credível, faz entrar pelo interior da península uma bolsa de ar com temperaturas abaixo dos -35ºC aos 500hPa prolongado a situação por 2ª e 3ª feira.

Saída 6z GFS
anim-106.gif

É muita fruta, difícil de acreditar, confio num cenário mais modesto como a saída das 00z.

imensa fruta:shocking: mas eu acho que nao é impossivel porque a entrada tem um forte componente polar mesmo nos 850hpa as temperaturas serao bem baixas e eu penso que devido á chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada cairá bastante neve acima dos 700-800m e granizo( que nao teve tempo de derreter) acima dos 400m
eu vou pá louriceira( 300m com montes de 400m) e to a rezar para ver granizo ( que lá quando cai é sempre aos montes até lhe chamam neve) lá as temperaturas andaram nos 9Cº de dia E 5Cº de noite.

e o geopotencial tá baixo a camada dos 850hpa tá nos 1300m com temperaturas entre 0 e-5
de noite de sab para dom nevará com certeza na cota 700m
e é a tal historia talvez caia granizo em boas quantidades ( devido á chuva forte) na cota 400m

Bons dias malta

Acordei com especial apetite para a neve, e ver no freemeteo em alcaria do cume neste preciso momento estao apenas 4ºC a 585m de altitude a esta hora faz-me mal aos neuronios e segundo o freemeteo podera começar a nevar aqui na minha serra já a partir de amanha á noite!!!

Meteu muita neve para a serra e maximas de 4ºC acima dos 500m!! Optimo, lindo, maravilhoso!!

Enquanto em VRSA estao apenas 12.7ºC... grande trambolhao na temp... certamente os dias mais frios dos ultimos 3 anos... e consecutivos...

Vou Apostar as minhas cotas de neve:

Norte: 200m

Centro: 300m a 400m

Sul: 500m a 600M

Zonas do litoral: 800m

]ToRnAdO[;98295 disse:
Norte: 200m
Centro: 300m a 400m
Sul: 500m a 600M
Zonas do litoral: 800m

Completamente absurdas estas previsões porque a rotação do vento inicialmente para sudoeste vão fazer subir as temperaturas entre 5º C e 10 ºC na maior parte das regiões, isto sem contar depois om o vento; possibilidade de neve só nas regiões montanhosas do norte e centro.

Completamente absurdas estas previsões porque a rotação do vento inicialmente para sudoeste vão fazer subir as temperaturas entre 5º C e 10 ºC na maior parte das regiões, isto sem contar depois om o vento; possibilidade de neve só nas regiões montanhosas do norte e centro.

pois concordo neve nunca abaixo dos 600m seja no norte ou no sul, como já disse talvez caia granizo na cota 400m mas é preciso que a temperaturA ESTEJA BAIXA

Estou confiante...;)

Isto claro se a frente entrar durante a noite... e depois o pos frontal durante a manha...

Cotas de neve previstas para Sábado (06h00):

29_11_2008_06h00.JPG
[/IMG]​
CopyRight@Wetter3

Cotas a variar entre os 400 e os 600 metros de altitude em Trás-os-Montes e Alto Douro até acima de 1 000 metros no Algarve.

Um dos factores que teremos de ter em conta será o vento moderado a forte que, inicialmente irá rodar para Sudoeste e depois para Noroeste. Este mesmo vento será o grande responsável pelo "aquecimento" das camadas de ar da camada inferior da troposfera (é preciso notar que o frio que temos hoje deve-se à entrada de ventos de Nordeste que transportam uma massa de ar continental SECA vinda do interior da Europa).
Haverá sim a possibilidade de ocorrer queda de granizo devido à grande diferença de temperatura na vertical da atmosfera, favorável à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, pontualmente fortes e localizadas.

]ToRnAdO[;98301 disse:
Estou confiante...;)

Isto claro se a frente entrar durante a noite... e depois o pos frontal durante a manha...

agora é q a porca torce o rabo....eu fui ver o arquivo de quando nevou na louriceira pela segunda vez ( 28 de jan de 07) o geopotencial andava nos 1450m com t de 0 nos 850hpa a cota no concelho de arruda era de cerca de 200m:surprise::shocking::w00t::D:rolleyes:

por acaso ainda me lembro no site do IMP a 28 de Janeiro de 2006, tinham na previsão descritiva queda de neve nas regiões acima dos 600m. No entanto não estou a 600m, nem pouco mais ou menos e nevou aqui.;)

por acaso ainda me lembro no site do IMP a 28 de Janeiro de 2006, tinham na previsão descritiva queda de neve nas regiões acima dos 600m. No entanto não estou a 600m, nem pouco mais ou menos e nevou aqui.;)

e na louriceira em arruda nevou a 28 de jan de 07 ( no concelho a cota estava nos 200m) com condições para a queda de neve quase impossiveis( vê no arquivo do GFS):shocking:será q se vai repetir????

e na louriceira em arruda nevou a 28 de jan de 07 ( no concelho a cota estava nos 200m) com condições para a queda de neve quase impossiveis( vê no arquivo do GFS):shocking:será q se vai repetir????

já ficava satisfeito em ver água-neve (uns flocos de neve a caírem) mesmo que derretessem logo quando caíssem. Claro que como foi em Janeiro de 2006 com acumulação e tudo é impossível.;)

Se a humidade relativa do ar baixasse de 60-70%, e o vento amainasse, teriamos surpresas em muitos locais do país!