Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

Bem, com estas e outras esperemos que o general Inverno venha para ficar porque analisando o GFS até 384h pode-se verificar uma tendência estável destes níveis de "frescura" ainda que a pressão sofra uns altos e baixos que podem fazer com que possamos ter um panorama misto no que respeita a dias encobertos e de sol...A alternância agrada-me, uma vez que a monotonia não traz animação a ninguém, muito menos aqui ao fórum..!!:D A ver vamos no que se traduzem os próximos dias, uma vez que os modelos podem anunciar festa...Aqueçam os dedos pq vão ter muito que comentar!
Boys are back in town...! :thumbsup:

Mais uma saída das 6 z e olhando apenas até Sábado mantêm-se a tendência para uma depressão muito cavada influenciando directamente o tempo em Portugal....

E a situação mantêm-se muito interessante no começo da próxima semana...deslocando-se o centro depressionário mais para sul...

my.php
[/URL][/IMG]

Oxalá não se "evapore" tudo á última da hora...como tem sido habitual....

Sim , de facto a situação foi atenuada nesta última run...

destaque no entanto para uma corrente de Norte/NW a partir de Sábado, e com esta circulação já acredito em cotas de neve de 800 a 1000 metros e até quem sabe mais baixas...com aguaceiros e algum vento á mistura...passando um centro depressionário por Portugal a partir de Sábado.

A altura da iso O c para Segunda Feira :

0degisothermrm1.png

0degisothermph2.png

Mas haverá probabilidade de queda de neve para as nossas bandas?

segundo os modelos actuais sim existe essa possibilidade mas numa opinião particular acho muito estranho uma depressão tão cavada trazer tanto frio associado mas prontos cá estarei para ver.

quanto a carta sinóptica é bem evidente 2 frentes que nos vão atingir deixando bastante precipitação ;)

brack4.gif

já agora reparem a diferença

gfs-0-102_ujr8.png

o núcleo depressionario na carta esta bem mais a norte que no modelo

Mantenho .. para que exista precipitação o centro depressionário teria que vir mais para Oeste !!!

Sim, mas segundo este mapa GFS das 6 z o centro depressionário parece-me bastante favorável á queda de precipitação.....pelo menos para Sábado...

O que ainda não percebi muito bem é a iso 0 cº a 850 hpa cobrindo practicamente todo o território uma vez que a circulação é de W/SW,( sobre Portugal), no bordo posterior da depressão ( circulação Norte ) tudo bem , mas sobre Portugal não é de esperar algo mais temperado mesmo a 850 hpa? Provavelmente estarão a contar com o frio que ficará acumulado destes dias até 6ª feira?:huh:

h850t850eurr5.png

Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

O INM coloca, para aqui, neve com probabilidades de precipitação nos 90/100% desde 6ª feira até 2ª feira, pelo menos.

As cotas, para esses dias, variam entre os 500 e 600m.

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades?l=49006

Apesar do meu permanente "receio" em ver um suavizar do fenómeno a cada actualização, a verdade é que as coisas têm vindo a ganhar alguma consistência a cada dia que passa. A volatilidade intrínseca a qualquer acontecimento meteorológico não nos permite, hoje, afirmar de forma veemente o que vai acontecer. Quiçá, nem no próprio dia o possamos fazer. No entanto, temos, de momento, elementos suficientes para acreditar que se avizinham dias ímpares em riqueza de fenómenos, que certamente farão as delícias de qualquer user desde fórum.

Vamos acreditar que sim :cool:

Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

é impressão minha ou a run das 12 ainda está a meter mais frio:eek:

Está a meter mais frio , mais chuva , mais vento , e a cavar ligeiramente a depressão que está agora mais extensa..

ainda não consegui visualizar mais para a frente mas até ás 114 horas está lindo...

h850t850euvj9.png

Previsão assombrosa para o Sabugal

Bem sei que se trata do Freemeteo, mas de qualquer forma a previsão deles para o fds é espectacular...De qualquer forma a AEMet (espanhola) prevê cotas de neve de 800 a 1000m. como vivo a 800 estou em pulgas! Acho que com o frio que está a entrar e com a depressão cavada que espero que se confirme, é possível haver festa rija no interior, acima dos 800m!

Boa noite
33 cm de neve prevista para a Serra da Estrela, com as cotas a variarem entre os 1050m e os 1750m! As temperaturas variam entre os -1ºC e -16ºC.:cold:
my.php
[/URL][/IMG]