Em relação á história da Significativa versus Descritiva, eu apenas digo:
No outro dia para o sul (esqueci-me do dia - foi a semana passada) eles davam na descritiva a seguinte previsão:
Regiões do Sul:
Periodos de chuva e possibilidade de trovoadas.
Quando olhei fiquei todo contente, contudo quando virei para a página da significativa vi, periodos de chuva somente na zona de Sagres.
Para quem acompanhou nesse dia o radar sabe que realmente o sitio em que esteve mais proximo de chover foi efectivamente nesse zona do Barlavento !!
Olhando aos modelos nada indicava chuva em especial em pleno sul !!
Quando vejo na descritiva chuva para o sul, quando afinal a significativa é para a zona de Setubal por exemplo, pergunto onde está o rigor.
Ninguém pede uma previsão região por região descritiva mas um maior rigor no que se está a escrever.
Parece obviamente um contraponto ao que estavam a dizer !! Para mim uma descritiva nada significa ...
Compreendo o que disseram mas se a significativa for feita com rigor é muito mais útil do que a descritiva, para além de eles separarem por exemplo a manhã da tarde na significativa o que ajuda muito ...
Obviamente não é uma critica ao nosso estimado IM, mas ás vezes é preciso mais rigor por quem escreve no Site !!
Bom mas não vamos alimentar mais este assunto .... senão isto deixa de ser
seguimento de previsão e modelos
Mas tenho a impressão que não sei ... se sei exactamente do que estavam a falar