Pois a tendência para muita muita chuva no inicio de Dezembro foi se ao ar nas saídas do dia de hoje mas espero que volte a por de novo um Domingo espectacular é que já ninguém nos tira e parece-me que nem os Algarvios vão ter razoes de queixa
Boa noite pessoal!
Como posso ter acesso aquela tabela das cotas de neve precipitaçao temperatura aqui da minha zona!
(Tabela da meteopt.com)
Na xornada do domingo e tralo paso da fronte, quedaremos nunha zona con moita inestabilidade atmosferica e chegada de aire frío. Deste xeito, veremos precipitacións intermitentes acompañadas ocasionalmente de sarabia e treboadas; estes chuvascos serán de neve por riba dos 1000 metros durante a mañá, descendendo a cota ata os 800 metros pola tarde. As temperaturas sufrirán un descenso lixeiro. Os ventos soprarán do oeste na mañá, rolando a noroeste durante a tarde, moderados con intervalos fortes no litoral e algo máis frouxos no interior.
Faz agora um ano em que antes da «Helena» tivemos uma prévia entrada fria de nordeste e o país acordava gelado, situação que viria obviamente a ser importante para o que se passou depois e que desta vez não existe.
O que o psm referiu da água do mar é um facto, também não é comparável a situação com a de um ano atrás
E os modelos ao longo dos dias tem recuado. Mas não vale a pena bater só no GFS porque outros até erraram mais, basicamente quase todos, o ECM chegou a ter a depressão cavada mais próxima parecida à «Helena» que o GFS nunca teve....
A precipitação pode ser bastante na madrugada de Domingo no noroeste
A cota pós frontal dos 600/800 metros no interior norte ainda é uma possibilidade embora seja difícil, anda no limite e estou céptico, dependerá da precipitação que é escassa quando há mais frio. O pós frontal ser à tarde também não vai ajudar. Mas por exemplo na última saída, teoricamente aqueles 0.5mm aos 660m seriam de neve em Bragança, mas isto são modelos e depois na altura pode ser diferente ou tirar até lá. Mas nas serras mais altas o cenário parece prometedor.
Bragança
Quanto ao sul, aquilo que tinha sido modelado que entraria no Alentejo/Algarve nestes dias foi sendo adiado e depois retirado aos poucos. As perturbações de facto existem, está agora uma a norte da Madeira mas está previsto desorganizarem-se antes de chegar ao sul, embora chegue cá a humidade e ainda ontem à noite houve um pequeno aguaceiro imprevisto nalgumas zonas da grande Lisboa/Setúbal oriundo deste fluxo de Oeste. Pode ser que ainda sobre algo oriundo dali.
Infelizmente é pena, pois estava com imensa curiosidade de ver o país sob influência de duas situações radicalmente distintas, uma vinda de norte e outra vinda de sudoeste para o sul, como chegou a ser previsto para Domingo.