Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Sempre que o AA parece desaparecer daqui nos modelos parece que renasce de novo e volta a aparecer algo pujante nos modelos !!
Assim a partir de Segunda teremos uma depressão a Noroeste de Portugal que provocará aguaceiros de neve nas zonas mais altas, sendo esses aguaceiros em especial no litoral Norte e Centro !!
Esta configuração climática parece cada vez mais provável que se mantenha na 1ª Quinzena de Dezembro.
Se ás vezes parece o cenário querer mudar, cada vez essa mudança é adiada mais !!
PS: Ao menos os modelos apontam para os proximos dias alguma precipitação apesar de ser fraca ... e de ser os restos do que tudo o que se aproxima de Portugal !!

O que o psm referiu da água do mar é um facto, também não é comparável a situação com a de um ano atrás

Anomalia
sst.png

Parece-me que este facto é importante. Temos tido uma entrada de ar mais húmido (com aumento de precipitação assinalável) e mais quente até ao momento.
Isto é importante quando se coloca em causa a queda de neve numa fase ainda de pré-inverno: há mais humidade e temperaturas mais altas, e consequentemente também os solos estão mais quentes. É um facto que a queda de neve pode ocorrer mas acumulações serão mais difíceis a cotas médias.

Com o encostar de um oceano mais quente à nossa costa estão reunidas algumas das condições para termos aumento de precipitação relativamente ao outono\inverno passados, pelo menos a norte e centro (é o que penso...):thumbsup:

Saida de sonho do ECMWF a longo prazo(ultimos 3 dias) para os amantes de mar, é o existir uma area de grande geração de ondulação a oeste de Portugal, mas como se sabe quanto mais a longo prazo mais incerteza!

Sim é verdade ... esta run do ECM foi excelente, mas este modelo tal como o GFS tem variado imenso, mas uma coisa os modelos começam a apontar ainda com enorme grau de incerteza para qualquer coisa lá pro dia 5 !!
Esta run do ECM foi é completamente desfasada da anterior .... se bem me lembro, mas esperemos que mantenha a tendencia em próximas runs !!

A saida do GFS foi completamente .... pronto ...quase completamente o inverso desta saida do ECM !!

ligeiramente off topic
eu apostei hoje na noite de 4 para 5 dezembro
uma noite nas penhas da saude
será que me vai acontecer o mesmo que no E.MILH.
ou seja
nada
uma coisa é certa e já o disse há umas semanas
nunca vi runs variarem tanto
:angry:

Dia 5 e dia 6 para já o que promete é bastante chuva...

Este domingo continua muito bom com a frente activa a atravessar Portugal de NW para SE e a largar boas quantidades de chuva e neve nas terras altas a acumular e médias a não acumular, ainda aponto para uma cota acima dos 700 metros entre as 18horas de Domingo e as 06horas de Segunda ;) ;)

A instabilidade vai se manter ao logo da próxima semana com períodos de chuva ou aguaceiros em especial no Norte e Centro mas o Sul também vai ver chuva não me venham cá com historias que é só 5mm :disgust:

E pronto.
Com a informação aqui nas últimas horas escalpelizada,
há já os que vão fazer-se à estrada.
Outros, também quereríam ir em sua peugada ,mas,
ou longa seria a caminhada, ou agenda complicada,
ou então ,parcos " argumentos financeiros " aconselham
não embarcar em tal empreitada ,qual aventura tresloucada.
Aos viajantes e caminhantes,cidadãos normais,
que pela neve se transformam em seres errantes ,
deseja-se desde já, boa sorte .
A todos nós, aos restantes ( desta vez eu incluído; maldita agenda)
e sobretudo a Norte e Centro , haja contentamento.Vem aí movimento.
Chuva, aguaceiro, vento.A sul , eu já nem arrisco.
Bom fim de semana.
Depois ?
Continua a mesma história :
-Há os que agora dizem o que que outros já o tinham dito,
e há os que, o que disseram agora desdizem .
O único denominador comum é, será, ao que parece , a contínua circulação atlântica. Mais de Oeste , mais de Noroeste ou até mais de Sudoeste, tudo continua opaco. E a ausência do conhecimento dessa variável faz toda a diferença quanto à ocorrência de precipitações mais ou menos generosas, mais ou menos a norte ou a sul , sempre com fronteiras vincadas mas imprevisíveis.Veremos...
Entretanto renovo os votos de um Bom Fim de Semana
e boas vivências com bons registos para os bafejados...

gfs0180.png

Isto é a vista a 180h, pelo GFs.
Nada mau, eh?
O que dizem?:D

E a tendência mantém-se, agora mais forte na run das 00Z, mas a 180h:

gfs0180.png

Penso que estaremos em época favorável à entrada de depressões na Península, pois os modelos têm apontado para uma tendência da manutenção dos anticiclones na Gronelândia, Na Ásia Menos e Sobre o Atlântico, senão talvez também na Escandinávia, que acabam por "entalar tudo" aqui perto....:D

Análise dos modelos: ECM (0h) e GFS (6h)

ECM - dia 30, teremos chuva forte de madrugada no Norte e Centro e moderada no Sul (inclui o Algarve).
de 1 a 4/5 Dezembro: Periodos de chuva ou aguaceiros de forma geral fraca e em especial no Norte e Centro.
5 a 7 - Entrada de uma potente depressão a Noroeste de Portugal e com movimento incerto, originando precipitação moderada a forte em todo o território.

GFS - dia dia 30, teremos chuva forte de madrugada no Norte e Centro e moderada no Sul (inclui o Algarve).
de 1 a 4 Dezembro: Periodos de chuva ou aguaceiros de forma geral fraca e em especial no Norte e Centro.
de 5 a 7 Dezembro: Periodos de chuva e aguaceiros fortes em todo o território de Portugal. Vento forte de Sul/Sudoeste.
Depois esta run aponta para o dominio AA, mas nesta altura parece-me pouco favorável esse cenário.

PS: Esse suposto cenário de 4/5 de Dezembro ainda está começando a ser modelado pelos modelos pelo que o seu desenvolvimento ainda é extremamente incerto, assim como o seu potencial.

Temos que ir aguardando ... porque apesar das tendencias serem positivas tudo pode acontecer !!

Médio prazo muito interessante no modelo europeu, com uma depressão bem encostada a noroeste da PI;), para domingo, dia 6 de Dezembro.

ECM1-192_afi4.GIF

Bonito, Bonito era essa depressão morrer no golfo de Cadiz tal como as gotas frias fazem...:D

Vale apena sonhar, mas as hipoteses estão em aberto ;)

Estado
Fechado para novas mensagens.