O pior ou não é o que o GFS e o ECM andam os dois loucos, porque mais vale andar os dois loucos do que apenas 1 !!!!
Eu acho que a partir do dia 15 acaba-se este marasmo .. o que não quer forçosamente dizer muita chuva nesta semana forçosamente !!
O GFS voltou a um tira e põe incrível... mas nas últimas runs tem posto consistentemente depressões à nossa latitude, mas tem estado sempre a variar nas datas, na intensidade da precipitação e na origem das depressões...
Que o GFS ande instável a médio prazo concordo, é normal, e nesta situação ainda mais..
Agora que o ECWMF ande instável a médio prazo não concordo nada..
Há 2 semanas que anda tudo à espera da mudança baseada nos cenários médio prazo do GFS!
Eu tenho andado caladinho e "aborrecido" pois tenho acompanhado o ECMWF e este nunca tirou de cima ou de muito perto o AA, a não ser para coisas de raspão como as que se vão passando..
Não me lembro de nestas semanas este modelo ter dado qualquer sinal inequívoco de instabilidade generalizada.......
Olá boa tarde, Rozzo
O ECM tb está ficando instável a partir do dia 12/13, talvez não tenhas visto a saida de ontem das 12h !
Os espanhois tb dizem o mesmo (ver post anterior) a partir desse dia e creio que estes de regem pelo modelo europeu ( ou seja o ECM)
Basicamente começou a oscilar mais ontem ou antes de ontem .. já não me lembro muito bem !!
Mas o ECM não tem membros dos Ensembles ??????