Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Olá a todos,

Já cá tinhamos falado da incerteza qu estavam os modelos e da tendencia de viragem que se começava a verificar. Para já começa a ganhar alguma concistencia a possibilidade de existirem umas "chuvadas" no nosso território e ao que tudo indica será de forma democrática (de norte a sul e ainda Madeira e Açores).

O GFS está já bastante concistente com a sua previsão, o ECMWF está com mais resistente a querer colocar essa mudança, já o fez, no inicio da semana, apontando para uma situação bem mais severa que aponta o GFS, mas ao longo da semana foi alterando, agora parece querer voltar a colocar algo mas sem se comprometer :D

Após este episódio, o GFS no médio/longo prazo continua com a jet stream a "baixas latitudes".

Aí está a batalha GFS ECMWF ao rubro, Europeu Vs Americano :lol:

O interessante é que a animação está aí, tornando o forum mais activo e mais susceptivel a debate. Até eu que cá venho várias vezes ao dia (always on) sinto mais a vontade de participar nestas ocasiões.

Última edição:
O interessante é que a animação está aí, tornando o forum mais activo e mais susceptivel a debate. Até eu que cá venho várias vezes ao dia (always on) sinto mais a vontade de participar nestas ocasiões.

E o interesse deste tópico surge com mais destaque, como é óbvio, quando no horizonte se perfilam mudanças (leia-se chuva, vento, neve,etc;)).

Está talvez a recomeçar a "saison":).

Que cada um de nós aporte o seu contributo, de uma forma construtiva:thumbsup:.

Se isto ficasse assim a situação de Sexta seria muito interessante no Norte e Centro ... mas cheira-me que isto ainda vai mudar bastante !!

Grande saida esta do gfs!

162 H mas porquê?:disgust:

gfs162.png

A depressão descendo de latitude beneficiando em intensidade de precipitacção e mais democraticamente em todo o nosso rectangulo portugues e ilhas!:rolleyes:! É interessante tambem a previsão de precipitacção ás 120 horas pelo gfs no norte do pais!

Isto lembrando que isto é "UMA granda voltaa" :D E tudo irá mudar muito certamente! Esperemos que seja para melhor claro!

Grande saida esta do gfs!

Isto lembrando que isto é "UMA granda voltaa" :D E tudo irá mudar muito certamente! Esperemos que seja para melhor claro!

É de facto entusiasmante esta run em termos de precipitação.
Seria muito bom se a margem de erro a estas 162h não fugisse muito desta previsão..., entretanto haverá também a destacar a possibilidade de as temperaturas descerem consideravelmente penso que a poucos dias. :cold:

É muita boa esta tendência do GFS para muita muita chuva a partir de sexta até Segunda pelo menos ;) principalmente Sábado e Domingo alem de muita chuva mete muito vento sexta e Domingo :D seria uns belos temporais, veremos se se confirma que tirar tudo já não tira!! já não era sem tempo!! mas o ECM está fraquinho para variar :disgust: tem mais saidas más que boas..GFS ao poder :p

Já começa a ser mais animador para 6ªf/sábado, pelo menos uma boa frente parece estar na forja ao que se poderia seguir logo outra.

sab00.gif

O freemeteo vale o que vale mas prevê aproximadamente 70 milímetros de uma vez para aqui para Corroios, só 40 deles num só dia.

Bem que vinha bem a calhar uns belos temporais para filmá-los... :rolleyes:

E bem que vinha a calhar uma boa rega para atenuar a situação de seca, mas que provocasse de tudo menos estragos :( (ao que os modelos mostram neste momento isso seria quase impossível, pois segundo o GFS poderiam cair quantidades de precipitação elevadas num curto espaço de tempo...).

Enfim... Esperar para ver.

Olá bom dia,
Eu creio que o Freemeteo faz a sua previsão de acordo com as previsões do GFS que é de longe o modelo mais optimista para o(s) evento(s) do próximo fim de semana.
Assim comparando os valores do Freemeteo e do GFS, acho que estão perfeitamente bem um para o outro, destacando-se claramente os 169 mm creio, previstos para o Porto, e os cerca de 70 mm creio para Lisboa, e os 20 mm para Faro. (só olhei a estes)
Estes valores enquadram-se perfeitamente com o GFS !!

Se tivesse os valores do ECM :(, olhando para as previsões das 00h) estes valores para o fim de semana, duvido que fossem metade sequer, isto claro falando em precipitação.

Dando uma espreitadela ao site do AEMET (instituto meteorologia espanhol) que tb segue o ECM, e analisando o seu mapa de localidade áquelas bem perto de nós, pode-se observar que eles nem dão precipitação para a metade centro e sul do seu território.

Portanto á data de hoje existem ainda grandes discrepâncias ... por isso teremos que esperar ainda mais 24 horas para termos mais certezas daquilo que se vai passar.

É que analisando os mapas do ECM e do GFS a partir das 96 horas não tem nada uma coisa a ver com outra.

Isto foi apenas um esclarecimento, em relação ao Freemeteo e á modelagem dos modelos.
Tentei ser o mais objectivo possivel.

Obrigado e um bom dia,

Isto foi apenas um esclarecimento, em relação ao Freemeteo e á modelagem dos modelos.
Tentei ser o mais objectivo possivel.

E eu dou-te razão no que disseste, pois os modelos são mesmo assim. O GFS e o ECM tanto podem parecer "unha e carne" como podem parecer "gato e cão" (eu não sei se estas comparações dão para perceber o que eu disse, mas pronto... :lmao:).

Mas por várias vezes o GFS triunfou sempre (refiro-me àquelas vezes em que o ECM era completamente diferente do GFS, e à última da hora acabou por imita-lo, por assim dizer).

Portanto é como tu dizes, é esperar mais 24 horas para termos mais certezas. ;)

Mas por várias vezes o GFS triunfou sempre (refiro-me àquelas vezes em que o ECM era completamente diferente do GFS, e à última da hora acabou por imita-lo, por assim dizer).

Já foi aqui escrito por outros membros sem ser a minha pessoa que o ECMWF é muito melhor a médio e longo prazo que o GFS!!

Lá que o ECMWF só dê cá para fora dois parametros de previsão, são outras contas de rosário!

O ECM é o melhor modelo em média, é assim desde que foi criado, mas isso não significa que seja sempre o melhor obviamente, e mesmo em termos gerais da atmosfera pode estar mais correcto numa determinada situação geral (por exemplo um hemisfério) e haver outro modelo que numa zona mais limitada até modele melhor algo mais específico, mesmo no médio e longo prazo.

O GFS mete mais precipitação porque está também a modelar o que parece ser uma massa de ar tropical ou pequena perturbação que é transportada rapidamente da costa leste dos EUA para aqui que depois quando é embebida na frente parece estar envolvida numa pequena ciclogenese semelhante com a que ocorreu aqui há uns tempos. É um pormenor para já demasiado frágil para confiar a tantas horas. Para já acho que podemos ir confiando numa frente tradicional.

99069920.gif

Estado
Fechado para novas mensagens.