Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas a todos.
O que se sucede é que para a semana tenho um encontro na Serra do Montemuro onde ia mostrar a uns amigos estrangeiros as paisagens e o parque eólico a 1200/1300m. Porém, um amigo meu que frequenta este fórum tem me contado acerca de uma previsão para que as temperaturas para a semana desçam e venha tempo de Inverno.
Como não me contentei só com uma previsão, decidi escrever para saber o que eventualmente se pode passar.

Cumprimentos.

Apesar de estar tudo ainda extremamente indefinido a tendência é para que a partir do dia de S. Martinho a instabilidade aumente significativamente em especial no Norte e Centro !!
De acordo com as previsões do dia de hoje a partir do dia 12 vai aumentar a intensidade da chuva na região Norte e Centro, havendo possibilidade de fortes ventos a partir da referida data !!

É uma questão de ir acompanhando o nosso magnifico Forum ... porque está tudo muito incerto ainda !!

Uma mudança radical e interessante nos dois modelos agora estão em concordância para a esperada mudança de padrão ;)

21l901j.gif

Pois é Alfredo ia agora mesmo colocar esse mapa! :D:lmao:

Temos de aguardar a confirmação desse cenário, a confirmar-se as nossas serras teriam o primeiro nevão do ano a cotas altas, ou seja acima dos 1200m ou talvez um pouco menos!;)

Não resisto! :D

11kh3x3.jpg

Isto seria um fim de semana prolongado!:)

Agora vamos assistir ao jogo do tira-tira-põe um pouquinho-tira-tira-põe! Ainda falta tanto!:sad:

Por cá o GFS não me faz fazer outra coisa a senão pensar na semana que aí vem...;)

Precipitação elevada, que aumenta a cada run, temperaturas bem frias, cota de neve baixa...:p

gfsgraphicphp.png

Temos de aguardar a confirmação desse cenário, a confirmar-se as nossas serras teriam o primeiro nevão do ano a cotas altas, ou seja acima dos 1200m ou talvez um pouco menos!;)

Por aquilo que o meteograma de Chaves indica, a cota de neve seria abaixo dos 700 metros.

Claro que para isso são necessários pelos menos dois factores: temperatura adquada e humidade a possibilitar queda de neve:p.

Falta uma semana, já dá para nos animarmos:D.

Neste momento, na minha opinião o que temos de concreto é o aumento de inestabilidade e precipitação que poderá ser intensa a partir de quarta feira...esperemos que se mantenha o cenário desta última Run ou que se intensifique. Cotas de neve acho que só quando faltarem uns dois dias é que se definem, no entanto é bom ver que a moral começa a subir!:thumbsup:

Acerca da neve, o que tenho a escrever é que se o vento for de SW é para esquecer neve a cotas baixas, e será sempre(de uma forma geral) acima dos 1500 ou 1600 metros.

O ECMWF está sempre a meter a componente de SW, e o GFS em principio também o faz, e só a partir do dia 14 é que passa a NO e ai pode ser que neve acima dos 1400 m(mas não esquecer é com forte componente maritima!

Má saída do ECMWF!

AA Gronelandês desaparece e a depressão não desce até nós, o sonho desfaz-se!:(

Esperemos os episódios seguintes!:rolleyes:

Estado
Fechado para novas mensagens.