Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
A carta é parecida não é igual ;) para que tal voltasse a acontecer o a depressão teria que estar mais encostada há península, e o anticiclone com mais pressão no seu centro.

Sim, realmente existe alguma diferença. Mas mesmo assim dá para notar que, caso o modelo siga esta tendência, vai haver (bastante :eek: :p) vento principalmente no mar...

Eu quero é uma daquelas iguais à do dia 1 de Fevereiro deste ano... Essa sim se voltasse a acontecer tinhas mais que 95 km/h. ;)

Foi uma depressão de certa forma "rara", pois daquelas só acontecem de x em x anos...

Estou vendo que o pessoal está mesmo entusiasmado com os modelos :D (ironia) !!

O pessoal do sul está tão convencido com a possibilidade de chover amanhã que nem comenta.
Quanto aos modelos propriamente ditos parece que existe uma forte possibilidade do nosso "REI" voltar depois do faz que chove ... dando uma primeira aparencia entre Quarta e Sabado antes de sermos atingidos de raspão de acordo com os modelos entre os dias 5 e 7 podendo render alguma precipitação nas regiões mais a Norte !!

Depois disso o "REI" parece voltar de armas de bagagens e bem potente para prolongar a seca mais uns tempos pelo menos até dia 16 Outubro.

É isso que indicam os modelos, e sinceramente ao contrário das previsões sazonais estou mais inclinado para este mês ser seco do que chuvoso como actualmente indicam!!:sad::sad:

Estou vendo que o pessoal está mesmo entusiasmado com os modelos :D (ironia) !!

O pessoal do sul está tão convencido com a possibilidade de chover amanhã que nem comenta.
Quanto aos modelos propriamente ditos parece que existe uma forte possibilidade do nosso "REI" voltar depois do faz que chove ... dando uma primeira aparencia entre Quarta e Sabado antes de sermos atingidos de raspão de acordo com os modelos entre os dias 5 e 7 podendo render alguma precipitação nas regiões mais a Norte !!

Depois disso o "REI" parece voltar de armas de bagagens e bem potente para prolongar a seca mais uns tempos pelo menos até dia 16 Outubro.

É isso que indicam os modelos, e sinceramente ao contrário das previsões sazonais estou mais inclinado para este mês ser seco do que chuvoso como actualmente indicam!!:sad::sad:

:lmao: Depois do falhanço do fim de semana, qualquer previsão de chuva, mesmo a 1 dia do evento, me parece irrisória :lol:
Tem havido convectividade, mas é tudo na serra/interior. É que até em Sevilha choveu esta tarde (geralmente nestas condições também são desfavorecidos como nós), em Cadiz formou-se também uma bela célula, enfim...
Concordo com a tua previsão Aurélio. A depressão estacionária dos Açores vai provocar a subida da dorsal africana, o que nos vai brindar com temperaturas bem engraçadas para a época. Não sei se ria se chore com isto :D

Está-me a querer parecer que vai ocorrer a mesma coisa que o ano passado, iremos ter 1 ou 2 dias de nortada muito forte que irá empurrar o calor todo para sul para nunca mais voltar :p

Está-me a querer parecer que vai ocorrer a mesma coisa que o ano passado, iremos ter 1 ou 2 dias de nortada muito forte que irá empurrar o calor todo para sul para nunca mais voltar :p

:confused:

Não estou a entender...esse mapa mostra circulação de sul sobre Portugal e não de Norte...

onde está a nortada aí?:thumbsup:

:D

parece que lá para Domingo dia 4 vamos ter a frente associada ( ? ) à depressão dos Açores a entrar em Portugal deixando alguma chuva, uma frente que poderá ter já certa actividade...veremos...

gfs2126.png

Nortada? Nessa previsão? Onde?:huh:

Tantas noites tropicais, andam-te a afectar a cabeça. Já vês tudo ao contrário. :p

Nortada? Nessa previsão? Onde?:huh:

Tantas noites tropicais, andam-te a afectar a cabeça. Já vês tudo ao contrário. :p

O cenário ainda está a ser modelado, basta a depressão aproximar-se um pouco e o anticiclone reforçar a pressão e temo-la ;)

O cenário ainda está a ser modelado, basta a depressão aproximar-se um pouco e o anticiclone reforçar a pressão e temo-la ;)

Não...se o anticiclone se reforçar e a depressão se aproximar de nós a circulação de Sul fica mais forte , a circulação S dos dois sistemas combinam...isto presumindo que estamos a falar do anticiclone continental...que está sobre a Europa precisamente a bloquear o avanço mais directo da depressão dos Açores sobre nós.....:confused:

Não estou a perceber Mário!

O que nós queremos é que a depressão se aproxime mesmo!

Porque nessa previsão, a única coisa que temos é tempo quente e seco, com a precipitação a ficar toda no mar. Isto apesar da corrente de sul.

Esta ultima saida é um pouco mais favorável a Portugal em especial ao Norte e Centro colocando chuva no Domingo e depois entre terça e quinta !!
Os ventos a serem puxados tanto de sul caso a depressão se aproximasse mais era o ideal !!

Mas a previsão de formação do A sobre a Europa Central não vai permitir que a depressão se aproxime de nós.
Resta saber com que impacto, mas parece certo que a 1ª depressão a atingir será no fim de semana prolongado !!

Destaque tb para os ventos de sul que irão residir durante muitos dias aqui na nossa costa !!

Nortada?!!? :confused: A única coisa que vejo por aqui é a dorsal africana a a subir e de que maneira...! Assim sendo, parece que algumas previsões fatalistas no final de Agosto, que o verão já era, falharam :lmao:

Inverti os cenários :lmao:

Aquilo a que me referia era algo assim :p

Essa sim! Foi essa situação que no ano passado deu origem à primeiras neves da temporada pelo menos na zona da Peneda-Gerês.

De qualquer maneira, agrada-me ver um maior dinamismo na atmosfera, grandes variações de um dia para o outro, coisa que não se verificava até agora. No final, tanto poderá dar para voltar o anticiclone como para entrarmos num novo ciclo de passagens sucessivas de superfícies frontais.