Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boas noites, aqui por olhão regista-se uma temperatura de 24º com céu limpo e com vento a soprar fraco de oeste. Pelo que tenho visto no sat24 e nos radares do meteo todas as células que podem fazer com que haja alguma animação por estas zonas estao todas a passar-nos ao lado, eu ainda tenho esperanças que para a semana ainda possa chuver 1 dia mas em pouca quantidade, mas como já se tem dito á males que veem por bem, nao tem chuvido nada neste verao mas pode ser que no inverno seja uma estação de grandes chuvas(espero eu). Se estiver errado alguem que me corrija.:D

O que mais me espanta neste Verão 2009 (ou talvez não) é mais um tremendo falhanço das previsões sazonais de médio e longo prazo que o Centro Europeu de Previsão efectua regularmente, e que desta vez previam os meses de Agosto e Setembro mais frescos é mais húmidos que o normal.

Está, até ao momento, a passar-se exactamente o contrário. :)

Boas noites, aqui por olhão regista-se uma temperatura de 24º com céu limpo e com vento a soprar fraco de oeste. Pelo que tenho visto no sat24 e nos radares do meteo todas as células que podem fazer com que haja alguma animação por estas zonas estao todas a passar-nos ao lado, eu ainda tenho esperanças que para a semana ainda possa chuver 1 dia mas em pouca quantidade, mas como já se tem dito á males que veem por bem, nao tem chuvido nada neste verao mas pode ser que no inverno seja uma estação de grandes chuvas(espero eu). Se estiver errado alguem que me corrija.:D

Neste fim de semana existem condições para que caía alguma coisa, o ECM nos mapas de precipitação indica que domingo possa cair alguma coisa, amanhã também acredito que possa surgir algo, mas tanto amanhã como no domingo, será sempre em pouca quantidade.

O que mais me espanta neste Verão 2009 (ou talvez não) é mais um tremendo falhanço das previsões sazonais de médio e longo prazo que o Centro Europeu de Previsão efectua regularmente, e que desta vez previam os meses de Agosto e Setembro mais frescos é mais húmidos que o normal.

A mim não me espanta que eles tenham falhado em Agosto. São modelos estatísticos. Quanto ao mês de Setembro, nós ainda nem sequer vamos a meio do mês, é muito cedo para falar.

Então,se previsões a 10 dias é quase um tiro no escuro,previsões sazonais a 1 mes ou 2 meses do acontecimento,para mim é quase tentar a sorte,apenas.
Como é que se pode adivinhar o tempo que vai estar daqui a 2 meses,se há imensas variáveis em jogo,e sempre em alteração? Hoje pode prometer uma semana seguinte chuvosa,e amanha ou daqui a 2 dias colocar o AA em cima de nós na mesma semana.Então com 2 meses de antecedencia... :p

O GFS molda uma situação interessante para a semana vindoura, sobretudo na segunda metade! O ECM concorda com uma depressão isolada em altitude, ou seja ar frio em altura e isso significa instabilidade!:D

Aguardemos confirmação nas próximas run´s... As temperaturas deverão começar a descer paulatinamente nos próximos dias...:thumbsup:

O GFS molda uma situação interessante para a semana vindoura, sobretudo na segunda metade! O ECM concorda com uma depressão isolada em altitude, ou seja ar frio em altura e isso significa instabilidade!:D

Aguardemos confirmação nas próximas run´s... As temperaturas deverão começar a descer paulatinamente nos próximos dias...:thumbsup:

Nota-se um pouco na run mais recente para Viseu:

gfsgraphicphp.png

Espero que vocês tenham a noção do que para aí vem :D eu tenho estado a analisar e o padrão a partir de amanhã é altamente espetacular :eek: já não via uma carta assim desde Fevereiro. Nós vamos estar sobre a influência de uma depressão quase durante toda a semana...iremos ter um tempo sub-tropical. É absolutamente espetacular, vamos por fim começar a ter a chuva tão esperada.

A situação o Mário refere é interessante!:thumbsup:

Mas porque carga de água e (segundo o GFS) não está prevista qualquer precipitação para esse periodo em Portugal??:huh:

Vai andar tipo rotunda?:angry:

gfs2114.png

segundo a mesma run e modelo só deverá chover ( de forma mais consistente) lá mais para Sábado 19...:huh: :rolleyes:

Pelo contrário outros modelos como o NOGAPS por exemplo metem bastante mais precipitação:

nogaps2120.png

Ainda falta algum tempo e isto vai ser actualizado muitas vezes...

:rolleyes:

Bolas ... essa depressão é isolada em altitude, logo a precipitação a ocorrer é PRINCIPALMENTE no Interior, do país mas o GFS normalmente não lida bem como isso mas a ocorrer essa precipitação é no sitio do costume !!
Cenário esse que se vai manter toda a semana !!

No fim de semana o GFS aponta uma situação muito interessante caso se mantenha, mas é melhor esperar pela proxima run, porque essa situação apenas apareceu na run das 00h!!

Com tanto nordeste já aqui afiançado,
lá vai toda a instabilidade desaguar no sítio do costume:
Todo o Mediterrâneo Ocidental espera nos próximos dias
abundantes precipitações .
É um filme mil vezes já visto,
E mais uma vez , aqui, o cantIinho Luso,
vê passar ao largo ,precipitações que de facto, não lhe pertencem...
É uma questão de localização geográfica desfavorável...
Ainda assim , episódios esporádicos são possíveis,
como os já verificados nos últimos dias,
uma vez que, o Anticiclone mais perto, vai continuar distante daqui ...

Bons dias,

a meu ver a situação lá mais para quinta -feira mantem-se interessante com a depressão em altura segundo o GFS:

gfs078.png

as precipitações também aumentaram:

gfs284.png

É apenas uma run , mas que renova a esperança em ver a instabilidade mais aqui para a região Norte... :rolleyes:

O IM também já prevê aguaceiros na região Norte para quinta feira..

Vamos aguardar ,mas a situação assim como é mostrada parece ser propícia a boas condições de instabilidade...aguaceiros e quiçá trovoadas...