Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Não é bem neste tópico que se deve discutir isto, peço desculpa pelo Off-topic. Quando falei de Castro Verde foi para dar um exemplo. Devia ter olhado para outras EMAs, mas com o entusiasmo, precipitei-me. Mas tendo em conta a discussão, que se prende com a fiabilidade das previsões sazonais, se se mantiverem estes valores abaixo da média serão as previsões desta semana que falharão. É o mal de estarem sempre a mudá-las, erram sempre. Mas por outro lado acertam sempre.

Basta virem 3 dias de chuva lá mais pro final do mês que isto muda logo ....
Para já os modelos não mostram nada de relevante mas como sabemos Setembro é dos mais dificeis de fazer previsão a longa distância e creio que daqui a uma semana as previsões serão diferentes.
Para não fugir mais ao tópico (novamente como no post anterior meu) em termos de previsão ao longo dos proximos 15 dias para já os modelos apontam para um Anticiclone desde os Açores passando pelo Norte de Portugal.
Atendendo á estação do ano em que estamos .... a meu ver .. poderá surgir qualquer coisa entre a Madeira e Portugal nem que seja nos níveis mais altos da atmosfera !!
o GFS já queria mostrar qualquer a 300h, na run das 00 mas logo de seguida arrependeu-se e colocou AA por todo o lado (na zona mencionada), mas vamos ver !!
Quando me lembro de Setembro pelo menos no Sul apenas me consigo lembrar da ultima semana de Setembro que é quando chove aqui e tb no Norte as primeiras chuvas surgem tb mais nos ultimos 10 dias !!
Por isso parece que apenas lá pro dias 24 os modelos mostrarão alguma coisa ou não !!

para quem falava em precipitação acima da média no mês de Setembro por causa da história de Castro verde com 70 mm, então não que as localidades á volta registaram cerca de 5 a 7 mm de precipitação (EMA), sendo que muitas das cidades do interior neste momento tem neste mês cerca de 7 a 10 mm de precipitaçao enquanto o Algarve, todo o litoral e Norte estão a zeros !!

Normal Climatológico vs precipitação ocorrida

Porto - 78 mm vs 0 mm

Lisboa - 28.5 mm vs 1.5 mm
Faro - 14.4 mm vs 1.0 mm
Beja - 24.7 vs 7.5 mm
Portalegre - 42.7 vs 0.0 mm
Bragança - 45 vs 0.0
Coimbra - 51.7 vs 0.0

É preciso dizer mais alguma coisa !!:huh:

É verdade que faltam ainda 15 dias para o final do mês e que normalmente é a partir de agora que as chuvas ocorrem, mas vamos ver como evoluiem as condições atmosféricas !!

Lamento informar-te, mas o Litoral Norte não anda a 0 (zeros). Podemos estar abaixo da média.. mas a zeros Não!

Aqui está uma das provas:
setembroporto09.png

Atendendo á estação do ano em que estamos .... a meu ver .. poderá surgir qualquer coisa entre a Madeira e Portugal nem que seja nos níveis mais altos da atmosfera !!
o GFS já queria mostrar qualquer a 300h, na run das 00 mas logo de seguida arrependeu-se e colocou AA por todo o lado (na zona mencionada), mas vamos ver !!
Quando me lembro de Setembro pelo menos no Sul apenas me consigo lembrar da ultima semana de Setembro que é quando chove aqui e tb no Norte as primeiras chuvas surgem tb mais nos ultimos 10 dias !!
Por isso parece que apenas lá pro dias 24 os modelos mostrarão alguma coisa ou não !!

Segundo a última run do GFS, não seria a 300h, mas sim já a partir do próximo sábado. A ver se se confirma a sua localização a sudoeste do continente para voltarmos a ter muita precipitação aqui no sul.

para quem falava em precipitação acima da média no mês de Setembro por causa da história de Castro verde com 70 mm, então não que as localidades á volta registaram cerca de 5 a 7 mm de precipitação (EMA), sendo que muitas das cidades do interior neste momento tem neste mês cerca de 7 a 10 mm de precipitaçao enquanto o Algarve, todo o litoral e Norte estão a zeros !!

Normal Climatológico vs precipitação ocorrida

Porto - 78 mm vs 0 mm
Lisboa - 28.5 mm vs 1.5 mm
Faro - 14.4 mm vs 1.0 mm
Beja - 24.7 vs 7.5 mm
Portalegre - 42.7 vs 0.0 mm
Bragança - 45 vs 0.0
Coimbra - 51.7 vs 0.0

É preciso dizer mais alguma coisa !!:huh:

É verdade que faltam ainda 15 dias para o final do mês e que normalmente é a partir de agora que as chuvas ocorrem, mas vamos ver como evoluiem as condições atmosféricas !!

Porto - 3,4mm (normal 71,6mm)
Lisboa - 8,6mm (normal 28,5mm)
Faro - 1,1mm (normal 12,5mm)
Beja - 7,9mm (normal 24,7mm)
Portalegre - 1,6mm (normal 42,1mm)
Bragança - 0mm (normal 45mm)
Coimbra - 0,3mm (normal 51,7mm)
Onde arranjaste esses dados e essas normais?:confused:
Editado: OK já vi a tua resposta, mas onde arranjaste as normais?

Porto - 3,4mm (normal 71,6mm)
Lisboa - 8,6mm (normal 28,5mm)
Faro - 1,1mm (normal 12,5mm)
Beja - 7,9mm (normal 24,7mm)
Portalegre - 1,6mm (normal 42,1mm)
Bragança - 0mm (normal 45mm)
Coimbra - 0,3mm (normal 51,7mm)
Onde arranjaste esses dados e essas normais?:confused:
Editado: OK já vi a tua resposta, mas onde arranjaste as normais?

O de Faro não é de Faro, mas sim de VRSA ( porque é das décadas 71-2000 )
Porto é 71.6 mm como disseste .. e nos restantes enganei-me nas décimas mas acho que estou perdoado :D:huh:

O de Faro não é de Faro, mas sim de VRSA ( porque é das décadas 71-2000 )
Porto é 71.6 mm como disseste .. e nos restantes enganei-me nas décimas mas acho que estou perdoado :D:huh:

Desta vez estás perdoado, mas para a próxima ficas de castigo.:D

Falando de coisas mais sérias, a depressão passará por aqui amanhã e na sexta, mas não provocará aguaceiros muito fortes. Pelo menos é o que o GFS diz...

Bem .. bem parece que isto está muito calminho ... uma mensagem desde ontem!!
Olhando novamente para os modelos parece que temos mais do mesmo, ou seja, AA por todo o lado e sempre no mesmo sitio.

Por um lado isto parece bom, pois se está agora no sitio do costume e parece que se vai manter pelo menos até dia 2 Outubro nessa posição, teoricamente na altura devida deverá abrir a entrada ás depressões :D

Até porque olhando aos ultimos anos parece-me que tem sido sempre assim no seu posicionamento sendo as precipitações provocadas tem sido por fenómenos convectivos provocados por depressões isoladas em altitude !!

Bom não me vou desviar mais !!

Não vamos desanimar, isto vai melhorar :D espero eu :huh:

EDIT: Esperemos que esta run das 12h do GFS seja um sinal de mudança !!!

É por isso que gosto tanto de previsões sazonais ... assim posso sonhar com alguma coisa ... :lmao::lmao::lmao:

Peço desculpa estar só a usar o gráfico para Viseu, mas não tenho tempo para mais, para além de ter achado muito interessante as mínimas e médias com muito pouca amplitude(+/- 2/3ºC) e a levada HR durante todo o dia de Sábado.

Par Viseu, e possivelmente todo o Norte e Interior Centro, Sábado e Sexta serão os dias auge de precipitação, ainda assim que par esta run não seja um auge lá muito grande...

gfsgraphicphp.png

A "depressão isolada em altura" ,chegou à Ibéria e as
precipitações não estão a surpreender .
Os aguaceiros e trovoadas mais consistentes,
têm ocorrido onde estavam previstos acontecer (na Ibéria mediterrânica),
e nós por cá, sempre à míngua, à espera de umas résteas , de uns trocos,
de qualquer coisa que uma surpresa possa trazer,
lá contemplamos nuestros hermanos onde toda e erupção convectiva parece ser fácil acontecer.
Sabemos de antemão que esta não é a disposição de peças
mais favorável ao nosso "xadrez de precipitações convectivas",
mas como tanto ocorre mesmo aqui ao lado,
que diabo, haja esperança e há que em alerta permanecer.
Pode ser que aqui e ali, quiçá? Pode ser..
Quantas esperas têm sido infrutíferas ? Quantas expectativas goradas?
Lá virá outro " Xadrez " mais favorável.
Por ora, os modelos apenas apontam
alguma precipitação para sexta-feira ,talvez alguma sábado e confinado às regiões Norte e eventualmente Centro.
E depois,a partir de Domingo, adivinhem quem o S.Pedro convidou para o jantar?
E mais significativo ainda : quem convidou para por cá estabelecer-se, de novo?
Esse mesmo . O Dito Cujo. Aquele que vocês estão todos a pensar...
Mas amanhã é outro dia.
E aqui, o que é dito hoje, pode amanhã ser lido de soslaio...

Boas,

gostava de colocar uma dúvida relativa à imagem de satélite:

nela pode-se ver uma boa mancha nebulosa em desenvolvimento em Espanha com convecção e que dá a sensação que devido á circulação ( rotação) da depressão se desloca ( parte dela na direcção NW) será possível essa mancha entrar por Trás os Montes e chegar ao Litoral Norte?É que se o IM prevê para hoje trovoadas e aguaceiros também para o Litoral Norte para o fim do dia, não sei em que nebulosidade se baseia...aquela que desce de Norte para Sul é nebulosidade alta....proveniente de uma frente oclusa...:huh:e a não ser que algo se desenvolva nessa frente, não iremos ter nada...:rolleyes:

Penso que aquela nebulosidade em Espanha não vai entrar por Portugal e muito menos chegar ao Litoral até porque segundo os modelos o centro da depressão em altura desloca-se para NE se não estou em erro...

satelitetm.png

a previsão do IM:

Previsão para 5ª Feira, 17 de Setembro de 2009

Céu pouco nublado, sendo muito nublado na região Centro
e interior Norte, apresentando períodos de muita nebulosidade
a partir do fim da manhã.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas,
mais prováveis nas regiões do interior Norte e Centro e, a
partir da noite, no Minho e Douro Litoral.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte,
soprando moderado (20 a 35 km/h) no litoral em especial durante
a tarde.
Pequena descida da temperatura máxima na região Sul.
Neblina ou nevoeiro matinal.

METEOROLOGISTA: JOSÉ EDUARDO DUARTE

:huh:

Além do que já está formado nessa imagem de satélite, penso que parte da previsão de aguaceiros e trovoadas do IM será baseada em nuvens que ainda não estão formadas, mas sim se formação com alguma convecção diurna..
Um "mix" entre a convecção diurna e a actividade associada à actividade sinóptica..
Agora se realmente ocorrem ou não....:rolleyes:

Além do mais, a precipitação que está prevista ocorrer amanhã no litoral Norte será de outra linha de instabilidade que se vai formando a NW, e não do que está no centro de Espanha, que em princípio pouco sairá dali penso eu..

Infelizmente começo a acreditar que este mês vai acabar quase completamente a zeros :angry::angry::angry:
Para os proximos 15 dias as previsões é mais do mesmo ... ou seja AA e mais AA, apesar de uma pequena hipótese de uma depressão isolada em altitude a 300 a Sudoeste de Portugal..... sempre a 300 horas!!!

Esperemos que Outubro seja bem mais favorável para o Sul!!

Mas não sei .. não sei .. antes tinha 3 modelos a dizer que os 3 proximos meses eram mais chuvosos que o normal enquanto que agora apenas dois dizem que será mais chuvoso !!
Felizmente é aquele que nunca acerta .. :D IBimet !!

Bem, após este pequeno episódio de instabilidade que estamos a viver parece que irá regressar o AA, mas até lá as coisas ainda devem mudar um pouco, mas certamente as temperaturas irão subir um pouco e o céu limpar.

Eis o panorama modelístico

E eis o panorama de minha casa :lmao: começo a ficar a ficar farto desta paisagem.

Oh pessoal do Algarve coloquem aí um sinal/placa a dizer "Deserto deserta daqui não te queremos cá" :lmao: a este ritmo até as palmeiras morrem.