Não é bem neste tópico que se deve discutir isto, peço desculpa pelo Off-topic. Quando falei de Castro Verde foi para dar um exemplo. Devia ter olhado para outras EMAs, mas com o entusiasmo, precipitei-me. Mas tendo em conta a discussão, que se prende com a fiabilidade das previsões sazonais, se se mantiverem estes valores abaixo da média serão as previsões desta semana que falharão. É o mal de estarem sempre a mudá-las, erram sempre. Mas por outro lado acertam sempre.
para quem falava em precipitação acima da média no mês de Setembro por causa da história de Castro verde com 70 mm, então não que as localidades á volta registaram cerca de 5 a 7 mm de precipitação (EMA), sendo que muitas das cidades do interior neste momento tem neste mês cerca de 7 a 10 mm de precipitaçao enquanto o Algarve, todo o litoral e Norte estão a zeros !!
Normal Climatológico vs precipitação ocorrida
Porto - 78 mm vs 0 mm
Lisboa - 28.5 mm vs 1.5 mm
Faro - 14.4 mm vs 1.0 mm
Beja - 24.7 vs 7.5 mm
Portalegre - 42.7 vs 0.0 mm
Bragança - 45 vs 0.0
Coimbra - 51.7 vs 0.0
É preciso dizer mais alguma coisa !!
É verdade que faltam ainda 15 dias para o final do mês e que normalmente é a partir de agora que as chuvas ocorrem, mas vamos ver como evoluiem as condições atmosféricas !!
Atendendo á estação do ano em que estamos .... a meu ver .. poderá surgir qualquer coisa entre a Madeira e Portugal nem que seja nos níveis mais altos da atmosfera !!
o GFS já queria mostrar qualquer a 300h, na run das 00 mas logo de seguida arrependeu-se e colocou AA por todo o lado (na zona mencionada), mas vamos ver !!
Quando me lembro de Setembro pelo menos no Sul apenas me consigo lembrar da ultima semana de Setembro que é quando chove aqui e tb no Norte as primeiras chuvas surgem tb mais nos ultimos 10 dias !!
Por isso parece que apenas lá pro dias 24 os modelos mostrarão alguma coisa ou não !!
Ok peço desculpa ... não tinha reparado que podia escolher a data de inicioLamento informar-te, mas o Litoral Norte não anda a 0 (zeros). Podemos estar abaixo da média.. mas a zeros Não!
Aqui está uma das provas:
para quem falava em precipitação acima da média no mês de Setembro por causa da história de Castro verde com 70 mm, então não que as localidades á volta registaram cerca de 5 a 7 mm de precipitação (EMA), sendo que muitas das cidades do interior neste momento tem neste mês cerca de 7 a 10 mm de precipitaçao enquanto o Algarve, todo o litoral e Norte estão a zeros !!
Normal Climatológico vs precipitação ocorrida
Porto - 78 mm vs 0 mm
Lisboa - 28.5 mm vs 1.5 mm
Faro - 14.4 mm vs 1.0 mm
Beja - 24.7 vs 7.5 mm
Portalegre - 42.7 vs 0.0 mm
Bragança - 45 vs 0.0
Coimbra - 51.7 vs 0.0
É preciso dizer mais alguma coisa !!
É verdade que faltam ainda 15 dias para o final do mês e que normalmente é a partir de agora que as chuvas ocorrem, mas vamos ver como evoluiem as condições atmosféricas !!
Porto - 3,4mm (normal 71,6mm)
Lisboa - 8,6mm (normal 28,5mm)
Faro - 1,1mm (normal 12,5mm)
Beja - 7,9mm (normal 24,7mm)
Portalegre - 1,6mm (normal 42,1mm)
Bragança - 0mm (normal 45mm)
Coimbra - 0,3mm (normal 51,7mm)
Onde arranjaste esses dados e essas normais?
Editado: OK já vi a tua resposta, mas onde arranjaste as normais?
O de Faro não é de Faro, mas sim de VRSA ( porque é das décadas 71-2000 )
Porto é 71.6 mm como disseste .. e nos restantes enganei-me nas décimas mas acho que estou perdoado