"Caro Pedro Catrola Raposeira informo-te que esses dados felizmente não são verdadeiros pois já desde ontem nessa estação estão caudais superiores a 5000m3/seg e o Alqueva continua a descarragar valores na ordem dos 2400m3/seg. Eu sai hoje às 08:00 e o Rio Guadiana estava a descer a jusante de Alqueva, sendo que neste momento o rio está estável. Abraço"
Foi o que um colega meu me disse o mesmo é operador de telecomunicações no CDOS de Beja da ANPC
Que se mande ver toda a rede SNIRH, pois não lhe é feita manutenção há alguns anos...........................................
Algo de estranho se está aqui a passar. Mas eu não quero entrar na especulação pura...
Sim é verdade que TODA a rede do SNIRH necessita de uma manutenção urgente e que a falta da mesma já comprometeu gravemente as séries de dados existentes, por inúmeros factores...
Mas no caso de uma estação hidrométrica uma "avaria" como a que supostamente estão a referir no Monte da Vinha é muito estranha.
Pois a Sonda de nível ficar bloqueada "em baixo" ou em "cima" pré ou pós cheia é uma avalia normalíssima e frequente. Mas a sonda estava a subir progressivamente, respeitanto perfeitamente a situação que que se está a passar em Espanha:
Quer dizer, na Espanha evacuam 600 habitantes... o rio subiu durante a noite e dia de hoje ainda, pele menos no directo dos noticiário espanhol da hora de almoço foi o que referiram! Toda a água que passa por Badajoz vem direitinha ao Alqueva!
O que faria a sonda de nível subir se não a água??? Está alguém a puxa-la para cima???
A que cota está hoje o Alqueva?? Permanece o mistério...
Não percebo..
Compreendo perfeitamente que ainda exista capacidade de encaixe por parte de albufeira, um metro de água vertical é muita água, tendo em conta os 153m...
Compreendo também que a EDIA não queixa abrir mais descarregadores, pois vão começar a sair dos marcos limite de propriedade da EDIA e se houver estragos é a EDIA que vai ter de os suportar (informação obtida por um desapropriado de terrenos do Pedrogão).
Não entendo este todo "segredo" e falta de informação...
Entretanto e desde as 12h a estação do Monte da Vinha deixou de actualizar, desligaram as actualizações ou a "avaria" agravou?