Uma questão. Há já umas semanas tenho uma questão que infelizmente não consigo encontrar resposta.
Esta situação da barragem de Fagilde ter como única e exclusiva causa a seca não me chega como justificação. Quando as cheias acontecem não dizemos que a causa é única e exclusivamente o excesso de chuva. Normalmente também se questiona a gestão que foi feita nas barragens. Temos o exemplo recente do que aconteceu em Coimbra. E a conclusão a que se chegou, é que houve uma falha na gestão na Barragem da Aguieira(para além de outros factores).
É por isso que eu gostava que também fosse questionado como foi feita a gestão da Barragem de Fagilde. Já que estamos numa altura que se faz comissões técnicas e comissões de inquérito por tudo e por nada, acho que também se devia apurar como foi feita a gestão desta barragem.
O que me está a sustentar estas suspeitas é o facto de existirem 4 parais fluviais, duas delas com muita afluência no verão(Alcafache e Caldas de Sangemil) entre a Barragem de Fagilde e a foz do Dão na albufeira da Barragem da Aguieira.
Até pode não ter influencia na gestão da barragem, mas tenho sérias dúvidas....
Falhas na gestão da Aguieira?
Mas últimas cheias por lá o que falhou foram as bombas da igreja que ficou inundada e o excesso de areia devido ao açude de Coimbra