Uma questão. Há já umas semanas tenho uma questão que infelizmente não consigo encontrar resposta.
Esta situação da barragem de Fagilde ter como única e exclusiva causa a seca não me chega como justificação. Quando as cheias acontecem não dizemos que a causa é única e exclusivamente o excesso de chuva. Normalmente também se questiona a gestão que foi feita nas barragens. Temos o exemplo recente do que aconteceu em Coimbra. E a conclusão a que se chegou, é que houve uma falha na gestão na Barragem da Aguieira(para além de outros factores).
É por isso que eu gostava que também fosse questionado como foi feita a gestão da Barragem de Fagilde. Já que estamos numa altura que se faz comissões técnicas e comissões de inquérito por tudo e por nada, acho que também se devia apurar como foi feita a gestão desta barragem.
O que me está a sustentar estas suspeitas é o facto de existirem 4 parais fluviais, duas delas com muita afluência no verão(Alcafache e Caldas de Sangemil) entre a Barragem de Fagilde e a foz do Dão na albufeira da Barragem da Aguieira.
![]()
Até pode não ter influencia na gestão da barragem, mas tenho sérias dúvidas....
Falhas na gestão da Aguieira?
Mas últimas cheias por lá o que falhou foram as bombas da igreja que ficou inundada e o excesso de areia devido ao açude de Coimbra