Parece que afinal sempre se vai avançar com o desassoreamento das barragens...Poderiam sempre ter feito o desassoreamento na zona que não tinha água, mas quantos e quantos camiões não seriam necessários para retirar a areia e a que custo €€€€, partindo do princípio que um camião leva+- 20 m3
Mas só se pode fazer o desassoreamento de uma barragem desse tipo quando ela esta vazia, não é possível navegar com uma draga para lá...
Por isso é que perguntei se já alguma vez tinha sido feito um desassoreamento de alguma barragem em Portugal, acho que é uma operação que necessita de demasiado planeamento, muito cara ( e não dá votos...) por isso é que acho que nunca se fez nenhuma.
Opta-se pela solução de subir o paredão da barragem e inundar mais área, é uma obra cara mas que se vê...
https://www.dn.pt/portugal/interior...-junho-para-aumentar-as-reservas-9022908.html
Enviado do meu LEX722 através do Tapatalk
Viemos de uma seca prolongada e extremamente grave mas pronto, enfim! É verdade que a barragem de Fagilde e a do Alto Lindoso aumentaram mas quando o ano começou vi umas fotos de uma barragem na zona da Guarda que estava bastante baixa.
Já se aprendeu alguma coisa com esta seca? Parece que não, agora muita gente vê esta noticia e pensa logo que está tudo resolvido quando na verdade não está. Não sabemos como serão os próximos meses mas e se não forem de chuva? Fica logo tudo de patas para o ar outra vez e não se sabe o que se à de fazer para abastecer a população. A gestão das barragens também é horrível, senão muitas não estavam como estão.