dahon
Nimbostratus
Ninguém parou um bocadinho para perceber o que se passou realmente?
Esse vídeo retrata a albufeira de Cedillo, no rio Tejo. (Situada mesmo na fronteira)
A albufeira normaliza o caudal do Tejo, proveniente da grande barragem de Alcantara, a montante.
Assim como são as albufeiras no rio Douro, a albufeira de Cedillo, mantém um nível praticamente constante o ano inteiro. (Está sempre na casa dos 80%).
Mas as barragens não são eternas e também precisam de manutenção.
De resto, basta interpretar o gráfico em baixo.
De dizer ainda que Alcantara, a montante, rapidamente poderá encher a barragem de Cedillo, fazendo com que Lentiscais volte a ter a albufeira com que se habituou ao longo das últimas décadas.
E ainda que, toda essa água que saiu de Cedillo, correu rio a fora, por terras portuguesas. Não fosse Cedillo ficar na fronteira.
Enfim é o jornalismo que temos. Gostava de pensar que é só maus jornalismo, mas ás vezes parece mesmo que escondem informação para que a noticia cause mais reacções. E depois claro atingem esse objectivo como se vê em alguns posts deste tópico.
Edit: Mas o que mais irrita mesmo é só se ouvir a opinião de autarcas, ambientalistas e pescadores. Com todo o respeito pelos pescadores mas não há uma opinião de quem realmente é responsável ou tem conhecimentos técnicos. E não, não é o facto de ser ambientalista ou autarca não lhe confere conhecimento técnico em tudo e mais alguma coisa.
A única referência a especialistas é no que diz respeito ao que a barragem deixa passar, o que é do mais estúpido que se pode dizer quando o rio está a montante da barragem.
Eu próprio quando vi a reportagem, não estava propriamente atento, mas achei estranho o caudal de um rio baixar 20m do nada, mas depois também me passou ao lado. Por isso fica aqui o agradecimento ao @AnDré por se ter dado ao trabalho de nos informar.
Última edição: