Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boa noite, já a muito que não participava no fórum, mas hoje testemunhei algo que me impressionou, ao passar na A13 na ponte salgueiro maia em Santarém fiquei com a impressão de o tejo estar muito muito baixo. Arrisco me a dizer que quase dava para atravessar a pé pois nalguns locais era um fio de água. Não sei se é normal no verão ficar assim tão baixo ou se isto se deve a retenção nas barragens, pois na semana passada ao cruzar a barragem do fratel o nivel da barragem pareceu me normal ao que costuma estar sempre que lá passo no camião.

Boa noite, já a muito que não participava no fórum, mas hoje testemunhei algo que me impressionou, ao passar na A13 na ponte salgueiro maia em Santarém fiquei com a impressão de o tejo estar muito muito baixo. Arrisco me a dizer que quase dava para atravessar a pé pois nalguns locais era um fio de água. Não sei se é normal no verão ficar assim tão baixo ou se isto se deve a retenção nas barragens, pois na semana passada ao cruzar a barragem do fratel o nivel da barragem pareceu me normal ao que costuma estar sempre que lá passo no camião.
O Tejo é um banco de areia no Verão, aliás as imagens de satélite traduzem-se apenas em amarelo.

Com a seca que temos ainda pior, não sai água praticamente nem do Zêzere nem de Espanha, aliás acho que Alcantara nem é obrigada a largar água durante o Verão.

Por isso é que parece uma ribeira...

Obrigado pelo esclarecimento, eu por norma fazo o meu trajecto para o sul via fratel/ Portalegre e aí o nível da água é quase sempre idêntico. Mas uma coisa é certa, fazer o alentejo e a extremadura espanhola nesta época do ano é um desafio ao material e às pessoas dada as temperaturas sentidas
Acho que é mesmo um desporto radical, nisso tem razão...

Ainda para mais com o PMO da CP no Entrocamento lol

A evaporação pode estar a ajudar um pouco, especialmente se as margens tiverem fraco declive (relação área/volume muito grande).
Odeleite perdeu 2% esta semana e Odelouca manteve-se. A resolução no relatório também é ao valor unitário de percentagem mas dá para ter uma noção das perdas. Por exemplo Odelouca não perdeu agora mas pode vir a perder 2% na próxima semana...
Obviamente a evaporação deve ser importante nesta altura! Gosto dessa tua veia científica :D
No caso de Odeleite, com uso também agrícola deve ser muito difícil baixar dos 4/5% de perdas/ mês nesta altura do ano mas esperemos por uma comparação geral no fim do mês para tirar alguma ilação.

Em relação à situação da Barragem do Caia, são estes os dados:

Cota e Volume da Albufeira - 13.07.2022​

Cota: 225,11 mt

Volume: 84.525.000 m3

Percentagem: 44,49 %

Cota e Volume da Albufeira - 15.07.2022​

Cota: 225,04 mt

Volume: 83.860.000 m3

Percentagem: 44,14 %

Cota e Volume da Albufeira - 18.07.2022​

Cota: 224,95 mt

Volume: 83.005.000 m3

Percentagem: 43,69 %

ABCaia

Aqui, poupança é coisa que também se vê pouco. Armazenamento a descer rapidamente. :hmm:

Última edição:
Grande perda em apenas 1 dia...

Cota e Volume da Albufeira - 19.07.2022​

Cota: 224,91 mt

Volume: 82.625.000 m3

Percentagem: 43,49 %

Cota e Volume da Albufeira - 20.07.2022​

Cota: 224,81 mt

Volume: 81.675.000 m3

Percentagem: 42,99 %

ABCaia

Grande perda em apenas 1 dia...

Cota e Volume da Albufeira - 19.07.2022​

Cota: 224,91 mt

Volume: 82.625.000 m3

Percentagem: 43,49 %

Cota e Volume da Albufeira - 20.07.2022​

Cota: 224,81 mt

Volume: 81.675.000 m3

Percentagem: 42,99 %

ABCaia
Realmente... A essa velocidade chega ao final de Setembro vazia.

Lindoso e Alto Rabagão estão como estavam no inverno. E infelizmente, enquanto os valores da energia continuarem ao preço que estão, o cenário deverá ser para manter.
A não ser que haja meses extremamente chuvosos e o caudal de entrada consiga ser superior ao turbinado para a produção de energia.

Lindoso e Alto Rabagão estão como estavam no inverno. E infelizmente, enquanto os valores da energia continuarem ao preço que estão, o cenário deverá ser para manter.
A não ser que haja meses extremamente chuvosos e o caudal de entrada consiga ser superior ao turbinado para a produção de energia.
Tem perdido cerca de 0,20% do armazenamento todos os dias, ontem deve ter sido uma exceção, suponho. Mantendo esse ritmo, chega ao final do verão com 30% ou menos, o que é preocupante tendo em conta que não se sabe como será o inverno.
Mesmo estando a barragem antes do verão acima dos 50%, deviam ter sido aplicados limites à campanha de rega, mas pelos vistos já se esqueceram da situação da Barragem em 2017 e 2019.

Os dados de hoje dão conta de 42,79% de armazenamento.

Em relação às barragens do Norte, se o inverno não trouxer chuva não sei como será também. Ainda hoje vi uma imagem do Rio Lima em Xinzo de Limia (Espanha) completamente seco.

Paradela está quase vazia: 11,1% (no início de Março tinha 21%)
GcmTR9d.jpg

Alto Rabagão 20,2% (início de Março 20,8%)
1MggrGG.jpg

E quais são as perspectivas para este Outono / Inverno?
Ninguém é futurologista. A seca pode continuar como também pode-se encher as barragens. Há alguns anos que não vejo Outonos chuvosos tho...

Não se alguém viu a reportagem da TVI ontem à noite, sobre as barragens com acordo internacional... as imagens de jusante do embalse de Alcantara :buh: Literalmente não deve sair água dali há meses. Supostamente no Verão há uma lei que permite não descarregar nada, daí que as microalgas crescam e bem. Mas já se sabe, barragens construídas à nossa porta em época de regime autoritário, regras ambientais eram zero na altura, o Tejo será sempre uma ribeira do lado português. Não fosse o Fratel e Belver a guardar alguma água, estava por um fio...

Deviam ser considerados crimes ambientais estas albufeiras de Espanha no Tejo. E nem estou só a falar em termos de falta de água, a quantidade de sedimentos que chega à foz do Tejo nem deve ser 10% do que era. Claro que o golpe que demos com o Alqueva pareceu quase uma vingança...